Há mais de 48 anos que a Heliflex é apresentada com uma empresa de referência na produção de tubos e mangueiras. Como é que tudo começou?

Começou de forma muito simples. Foi numa feira de agricultura em Paris que um sócio da empresa Henrique Vieira & Filhos, Lda, que pretendia adquirir um tubo para sucção de água de poços, teve contacto com o grupo A. G. Petzetakis, S.A., de origem grega.

Nessa feira, a multinacional grega mostrou-se interessada numa possível representação em Portugal, estando assim lançada a semente que frutificou rapidamente, vindo, a 1 de setembro de 1969, nascer a Heliflex Portuguesa (Tubos Flexíveis), Lda, hoje a atual Heliflex Tubos e Mangueiras, S.A., com capital 100 por cento português.

Logo após, a 1 de janeiro de 1971, foi criada a primeira unidade fabril, inaugurando a Zona Industrial da Mota, na Gafanha da Encarnação. Foi o primeiro momento alto de um projeto credível e ambicioso.

Desde então, a Heliflex tem progressivamente introduzido no mercado uma gama variada de produtos com alto nível técnico e de qualidade, aspetos estes que sempre pautaram a sua imagem de marca, garantindo a liderança no mercado.

Quais são os produtos que disponibiliza no mercado?

A Heliflex tem em Portugal 22 linhas de extrusão ativas, produzindo atualmente 16 milhões de metros de tubo/ano, num total de 5 mil toneladas/ano, divididos em 60 gamas de diferentes produtos, com 28 áreas de utilização.

A sua gama de produtos dirige-se a vários segmentos de mercado, pelo que sentimos necessidade de criar 4 áreas de negócio, onde identificamos diversas áreas de utilização. A Heliflex Casa – Jardim, a Heliflex Agro, a Heliflex Tecno – Indústria e a Heliflex Construção, de onde se destacam as mangueiras para jardim e piscinas, mangas planas e sistemas de rega, tubos industriais e sistemas de tubagens para construção civil (tubos e acessórios para canalizações) respetivamente.

Qual é o principal mercado em que atua?

Face ao crescimento registado nos últimos anos e à crescente competitividade do mercado, a Heliflex sentiu necessidade de investir em produtos com maior conteúdo tecnológico, alargando o seu leque de ofertas, para além de garantir e consolidar a qualidade dos seus produtos e apostar na qualificação crescente dos seus recursos humanos. Este crescimento contínuo e sustentado da Heliflex, permitido pela sua postura de gestão estratégica e de otimização, refletiu-se ao nível da diversificação de mercados, tendo atualmente consolidado a sua posição internacionalmente com a abertura de seis filiais: Heliflex Angola (Dezembro 2008), Heliflex Moçambique (Agosto 2009), Heliflex Sud America (setembro 2009), Heliflex Brasil (Abril 2010), Heliflex East Europe (setembro 2016) e Heliflex Marrocos.

Paralelamente à presença nos países onde tem filiais, a marca Heliflex tem atualmente ligações a um total de 54 países, estando presente em quatro dos cinco continentes existentes.

A Europa é o nosso principal mercado, focado sobretudo na área agrícola.

O mercado está em constante evolução, como é que se adaptam a novas soluções e superam os desafios? E a tecnologia, é um bom aliado nesta evolução?

O nosso core business ainda é um sector tradicional. Por ser um sector tradicional, é pouco permeável a mudanças. Contudo, estas têm necessariamente que ser operadas, quer rápida, quer gradualmente (de acordo com a visão dos líderes) por pressão da evolução célere do mercado e a sua globalização.

É um setor que privilegia mais as mudanças a nível tecnológico.

Neste sentido, é um facto que a I&D é e sempre foi um dos pilares de desenvolvimento da Heliflex. Sempre estivemos na vanguarda tecnológica em termos de extrusão de polímeros na área dos tubos e mangueiras e continuamos a apostar forte no I&D para continuarmos a marcar a diferença relativamente à nossa concorrência. Temos várias patentes registadas e estamos atualmente com vários projetos em desenvolvimento que, acreditamos nós, irão trazer enormes benefícios aos consumidores deste tipo de produtos. No nosso website (que se espera fazer um relançamento para breve com uma imagem renovada) e nas redes sociais onde a Heliflex também está presente, estamos constantemente a divulgar as nossas mais recentes novidades. Por isso, esteja atent@.

Na vossa perspetiva, quais os principais fatores de diferenciação da Heliflex relativamente a outras empresas do mesmo sector?

As principais vantagens competitivas da Heliflex assentam em quatro grandes pilares: a capacidade técnica, a capacidade de produção, a gama alargada de soluções em tubos e mangueiras e o reconhecimento da marca com quase meio século. Estes são os grandes atributos da Heliflex, incomparáveis a outras empresas concorrentes. Paralelamente, ainda sublinhamos os fatores críticos de sucesso do core business em que nos integramos, a saber: indicadores de qualidade exigentes (somos uma empresa certificada pela ISO 9001 e temos uma gama alargada de tubos também eles certificados); serviços de assistência técnica, incluindo o aconselhamento do melhor tubo a utilizar de acordo com a aplicação pretendida, tendo capacidade inclusive para desenvolver tubos à medida das pretensões do cliente e/ou utilizador final (pelo que criámos o GAT – Gabinete de Assistência Técnica); respeito por uma estrutura no canal de distribuição que implica a adoção de diferentes estratégias.

Nós somos Heliflex e as pessoas que constituem a Heliflex são aquelas que a fazem diferente. E este fator não é copiável ou reproduzível. Sentimos muito orgulho em fazermos evoluir a marca (acompanhado sempre por avultados investimentos tecnológicos e desenvolvimento de materiais). A marca Heliflex tem uma personalidade própria, criada por Anselmo Santos e Acácio Vieira. Nós mantemos esta chama viva e por isso a gostamos de sublinhar no nosso slogan institucional: Heliflex – tubos e mangueiras com alma!

Por onde passa o futuro da Heliflex?

É pelas pessoas que passará o futuro da Heliflex. São os nossos recursos humanos, juntamente com os nossos clientes, que levarão a Heliflex ao centenário. Queremos daqui a 50 anos comemorar o centenário da Heliflex, continuando a nossa história de crescimento, inovação constante na procura de novas soluções, mas mantendo a mesma ‘alma’ que nos caracteriza desde o início.

 

Heliflex – tubos e mangueiras com alma!

Partilhe:
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someone