Altino Osório - CEO
Altino Osório – CEO
Sediada em Vila Nova de Famalicão,  a AMCO Consultores é uma empresa de sucesso em que a sua principal missão passa por contribuir para o desenvolvimento do tecido empresarial português, primando sempre pela diferença. Em entrevista à Portugal em Destaque, o seu administrador, Altino Osório, consultor financeiro e economista, faz-nos um retrato do crescimento sustentado desta empresa, considerada PME Excelência’16, ao longo de 10 anos de atividade.
A AMCO Consultores, completa este ano, 10 anos de existência. Qual o balanço desta década de atividade?
A AMCO Consultores é uma empresa que foi crescendo de forma sustentada, equilibrada, ponderada, sempre tomando as decisões corretas para que conseguisse acima de tudo crescer e ser conhecida como uma empresa diferenciadora no mercado. Passamos por uma crise económica que abalou o país, mas durante esses anos de luta e de muito trabalho, conseguimos ultrapassar e evoluir quando a própria economia estava em recessão. É a prova que houve muito empenho e trabalho de toda a equipa e também muita confiança por parte dos nossos clientes que sempre depositaram em nós.
Estamos no bom caminho, queremos continuar a crescer, mas acima de tudo de forma sustentada, com os pés bem assentes no chão e enquadrados com a própria realidade económica. Isto é, não dar um passo que não devemos e continuarmos com o mesmo rigor, com a mesma imagem que nos define.
É difícil criar uma imagem positiva do que quer que seja e essa também foi sempre uma preocupação. Uma empresa com 10 anos, com a imagem que a AMCO Consultores possui, tem um valor muito elevado no mercado para as pessoas, para as empresas, para os nossos parceiros, para os bancos e para muitas outras entidades.
Hoje, a empresa é respeitada, admirada por tudo o que diretamente influencia o mercado. A forma como ajuda os clientes, a forma como proporciona alegrias quando conseguem atingir e concretizar um objetivo em termos de financiamento, no melhor preço, no melhor seguro, o melhor serviço possível, que é aquilo que temos: um serviço presencial, sempre disponível e direcionado para o cliente. Na AMCO, fazemos pessoas felizes.
Sempre muito ligada à economia local, são vários os projetos que tem apoiado no sentido de potenciar quer as instituições, quer as gentes de Vila Nova de Famalicão e não só, numa vertente essencialmente social. Fale-nos um pouco sobre estas iniciativas.
Dentro das nossas possibilidades, apoiamos as instituições merecedoras de tal apoio, como é exemplo os Bombeiros Voluntários, associações humanitárias, associações desportivas e não desportivas, religiosas, associações de jovens, ou seja, associações que trabalham em prol da comunidade sem qualquer contrapartida financeira, algo que valorizo bastante. Neste sentido, até neste apoio que por vezes disponibilizamos, o objetivo é fazer as pessoas felizes. Apesar de não ser obrigado a fazê-lo, moralmente sinto que o devo fazer.
O Desporto é também uma forte aposta por parte da AMCO Consultores, que aplaude e encoraja várias entidades e atletas de renome nacional e internacional. Exemplo disso, é Sara Moreira, atleta olímpica, que dá a cara pela empresa, à margem do sucesso alcançado por ambos. “Confiar para Vencer”, é o lema que vos define?
Para celebrar os 10 anos, quis fazer algo diferente, apostar numa figura pública, figura essa que admiro bastante, com uma boa imagem e muito sucesso, um pouco a par da nossa empresa. O nosso lema “Confiar para Vencer”, demonstra a história de vida da atleta Sara Moreira e a história de vida, não só minha, como da empresa. A Sara é uma lutadora, desde o início com algumas dificuldades, conseguiu vencer e hoje é uma atleta de sucesso, um nome muito respeitado nacional e internacionalmente, justamente pela força interior que tem.
Depois de conhecer a história de vida da Sara, enquadrava-se na imagem que eu queria passar para a AMCO. A nossa empresa tem uma imagem limpa, séria, profissional e é exatamente essa a imagem que a Sara transmite.
Desde o início confiei para vencer. Contínuo a ter a mesma confiança e em quem está do meu lado, daí Confiar para Vencer ser o nosso lema. Esta decisão também vai de encontro ao nosso objetivo: levar mais longe a imagem da empresa e não ficarmos apenas na nossa zona de conforto. A partir do momento que tomamos esta decisão, a empresa aumentou o seu volume de negócios. Todo este processo foi pensado, nada foi por acaso, não só pela minha linha de pensamento, mas também pela empresa que nos presta serviços de assessoria e consultoria na realização da própria campanha, a YouOn.
Sendo que o objetivo principal da AMCO Consultores passa por contribuir para o crescimento sustentado, tanto das empresas como dos particulares, nota que atualmente as empresas famalicences de forma geral estão mais competitivas?
Em Vila Nova de Famalicão, existe um município que aposta na criação de novas empresas, na sua sustentabilidade e que está muito próximo das empresas, sempre com uma visão de futuro e daí resultar a competitividade crescente das empresas locais. É exatamente esta a linha de pensamento, que enquanto empresa, temos que seguir: aprender com o passado, pensar no presente e sonhar com o futuro. Temos que ter objetivos bem definidos e lutar por eles. As empresas e os municípios não podem pensar a curto prazo, no dia de amanhã, pois assim nada evolui. Temos que ser empreendedores, arrojados, exigentes com nós próprios, primar pela diferença, sermos visionários, quer seja como pessoas, quer seja como políticos ou empresários. Todos temos uma parte muito significativa e importante na sociedade, onde todos temos um papel e uma função a cumprir, seja qual for o cargo que ocupamos numa determinada entidade ou instituição. Respeito todas as funções, pois todas são importantes e não desvalorizo ninguém.
Famalicão há vários anos que tem apostado nas empresas, devido à proximidade e ao apoio que presta. Nesse sentido, criou o Made In, justamente com o objetivo de apoiar novas ideias e novos empreendedores e isso fez com que ao longo destes anos, surgissem muitas empresas no concelho.
Famalicão está na moda justamente por tudo o que foi criado em volta do concelho de forma positiva. Existe movimento, dinamismo, emprego, as pessoas e o município estão em sintonia e só assim se pode projetar o futuro e é esta linha de pensamento que deverá ser seguida por vários municípios. Quando queremos deixar a nossa marca na sociedade, temos que fazer a diferença, pensar como um todo e ajudarmos quem mais necessita, sabendo ocupar o nosso espaço. Depois vem o conhecimento, e foi esse o trajeto que seguimos na AMCO: criar emprego e valor acrescentado.
Como empresário e figura incontornável no setor de atividade em que atua, qual considera ser a base do sucesso alcançado pela AMCO Consultores?
Só o facto de conseguirmos, no caso de empresas ou de particulares, o financiamento que necessitam, quer seja de habitação, pessoal ou automóvel, e assim realizar muitas vezes os seus sonhos, sentimos que obtemos esse sucesso. O nosso foco é a realização e felicidade das pessoas que nos procuram e o nosso sucesso empresarial depende disso mesmo.
Trabalhamos com vários bancos, com várias Instituições de crédito, o que nos permite saber qual o que se enquadra melhor. Só paramos quando não existe alternativa para tal, pois enquanto houver essa possibilidade, lutamos pelo sucesso da operação.
Hoje em dia, temos clientes que nos são encaminhados pelos próprios bancos. Por vezes não têm a solução desejada para o cliente e recomendam-nos, pois, sabem que a AMCO é uma empresa parceira de confiança e que iremos fazer de tudo para resolver qualquer adversidade que possa surgir.
A experiência, a formação, o facto de estarmos sempre atualizados em tudo o que surge no mercado, obriga-nos a lutar e a estar sempre na linha da frente em termos de soluções. Temos que estar sempre um passo à frente e assim consigo sempre prever alguma tendência, o que é fulcral em qualquer negócio.
Incidindo a sua atividade sobre áreas muito específicas e que se complementam, qual a sua opinião sobre o poder de investimento atual do país? Existe, na sua opinião, uma evolução gradual e sustentável?
Investe-se pouco no nosso país. O Estado começou por devolver o poder de compra às pessoas, mas o país não cresce sem investimento. Em termos de futuro tenho algum receio que o próprio país não consiga crescer e acompanhar a média europeia. Uma economia sem investimento, não cresce e o mesmo acontece, consequentemente, nas empresas, independentemente da vertente de negócio. Com apoio bancário ou não, tem que haver investimento e Portugal precisa desse impulso.
O facto de estarmos sediados em Vila Nova de Famalicão, que é o concelho mais exportador da região norte, também nos dá uma certa visibilidade para tal.
Pelos resultados alcançados no ano transato, a AMCO foi distinguida como PME Excelência’16. Considera que este prémio é um reconhecimento pela dedicação e empenho da sua parte e de toda a equipa?
A AMCO atualmente é reconhecida pela sua uma imagem de credibilidade, de confiança e de profissionalismo e prova disso foi a atribuição da distinção de PME Excelência pelos resultados de 2016. É sem dúvida um reconhecimento pelo trabalho que temos desenvolvido.
Não temos qualquer crédito bancário, ou seja, não temos dívida. O que nos dias de hoje, acaba por ser muito difícil.
Esse prémio, prova o rigor que sempre tivemos na gestão. O empreendedor tem que ser corajoso, senão nunca conseguirá construir algo. É preciso muito coragem para criar uma empresa e fazê-la crescer. O sucesso dá muito trabalho. Para mim coragem, empreendedorismo e boa gestão, são os principais fatores para traçar esse caminho.
Quais as metas/objetivos que a AMCO espera atingir no futuro?
Acima de tudo, continuarmos consolidados, mas sempre com pensamento de crescimento. Atingimos o ponto crítico já há algum tempo e o objetivo passa por estabelecer um novo ponto crítico, o que denota uma certa evolução. Queremos crescer de forma sustentada, sempre com o custo/benefício bem definido. Continuar a fazer os nossos clientes felizes é a base do nosso trabalho e é isso que nos move e desafia.
Partilhe:
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someone