A empresa Auto Irmãos Ferreira,lda tem como atividade a reparação automóvel, tendo também como principal objetivo principal, a transformação de veículos a GPL, tornando-os mais económicos e amigos do ambiente.

Em 1994, os irmãos José e Fernando Ferreira criaram a empresa Auto Irmãos Ferreira,que se dedicava unicamente e exclusivamente à reparação automóvel, mas sempre com a ambição de a empresa crescer surgiu a oportunidade da instalação de viaturas a GPL(Gás de Petróleo Liquefeito), com o passar dos anos a empresa  especializou-se nesta área. O início foi conturbado, em parte pelas deficiências de uma tecnologia ainda recente. “O GPL só tinha começado em 1991 e por isso ainda existem certas dificuldades na instalação, os próprios equipamentos ainda não estavam bem desenvolvidos”, conta Fernando Ferreira.

Contudo, os dois irmãos continuaram a trabalhar e certificados na instalação de GPL, foram reunindo cada vez mais clientes. “Começamos a instalar cada vez mais viaturas, aproveitamos o impulso e fomos crescendo”, explica Fernando Ferreira, acrescentando que “o GPL era uma tecnologia muito nova na altura, e se hoje existem poucos instaladores credenciados a fazer a sua instalação, há mais de 20 anos o cenário era ainda muito pior”.

O negócio foi crescendo e em 2000 mudaram-se para as atuais instalações. Atualmente empregam 11 funcionários e com uma faturação anual de 500 mil euros e prestam um variado leque de serviços. Dos 11 funcionários, a empresa já conta com a segunda geração, quatro são da família. Além de José e Fernando Ferreira também trabalham na empresa Susana Ferreira, filha de Fernando Ferreira, contabilista e técnica de gás e Hélder Ferreira, filho de José Ferreira também especialista na instalação de GPL.

Além da instalação de GPL, a empresa Auto Irmãos Ferreira cobre todas as áreas de mecânica geral, chaparia, pintura e eletricidade. “Dispomos também nas nossas instalações um posto de abastecimento de GPL. O início foi complicado, mas hoje estamos bem no mercado”, afirma Fernando, associando tal à qualidade do serviço prestado e o objetivo principal é a satisfação do cliente.

Um combustível seguro, barato e amigo do ambiente

Existindo em Portugal milhares de veículos com esta tecnologia, Fernando e José Ferreira, eles próprios seus utilizadores, consideram este ser um bom investimento. “Alguém que faça entre 15 a 20 mil quilómetros anuais recupera o investimento feito na instalação do equipamento inicial ao fim do primeiro ano”, explica José. “Ao contrário do que se pode pensar, o GPL faz com que o carro não necessite de tanta manutenção porque não existe tanto desgaste”.

Em termos regulamentares, “todo o veículo transformado após julho de 2013 pode circular e estacionar em todos os parques de estacionamento subterrâneos. Já não se coloca o dístico azul na retaguarda do veículo como antes desta data mas, atualmente, necessita de um selo verde no pára-brisas”, explica Fernando. Quem fez a instalação antes da data atrás referida, terá mais restrições, nomeadamente, uma nova vistoria B, que dará a possibilidade da troca para o novo selo.

Na opinião de José Ferreira, o GPL é o combustível “mais seguro, mais barato e amigo do ambiente”, por isso considera que se devia apostar muito mais neste tipo de combustível.

Em 2004, os dois irmãos com a ajuda de outros instaladores, fundaram a Associação Nacional dos Instaladores e Consumidores de GPL, ANIC.

A qualidade dos serviços prestados é o marco da diferenciação desta empresa. José e Fernando Ferreira pretendem que tal continue igual e que o trabalho seja feito com o mesmo rigor e empenho. Contudo, tal acarta custos adicionais e José considera que a regulação do mercado de instalação de GPL deveria ser mais apertada porque existem diversos instaladores ilegais, que por não terem os mesmos custos, fazem preços mais baixos, praticando assim concorrência desleal.

“Efetuamos regularmente formação, renovações periódicas e temos um seguro de responsabilidade civil, o que obviamente representam custos acrescidos”, concluem.

 

 

 

 

 

 

Partilhe:
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someone