A Esposende 2000 – Atividades Desportivas e Recreativas é uma empresa municipal, constituída no dia 5 de novembro de 1996, que tem por objeto a promoção e realização de atividades de animação desportiva, recreativa e cultural, iniciativas de carácter socioeconómico, científico e turístico.

Na atualidade tem a sua ação ancorada na cidade de Esposende, Complexo de Piscinas da Foz do Cávado e Auditório Municipal, e na vila de Forjães. Nesta última localidade dispõe das piscinas coberta e exterior ao ar livre, inauguradas em 30 de maio de 1993 e 19 de agosto de 1995, respetivamente.

O Complexo de Piscinas da Foz do Cávado, na Avenida Engenheiro Eduardo Arantes e Oliveira, mais conhecida como Avenida Marginal, cuja abertura data de 15 de dezembro de 1996, oferece uma piscina interior de ondas, piscina exterior de água salgada, ginásio panorâmico e clube de saúde, espaço comercial e área de restauração.

O funcionamento e gestão do Auditório Municipal é assegurado desde 30 de abril de 1998. Esta valência de índole recreativa e cultural, localizada em pleno centro cívico citadino, dispõe de 226 lugares sentados, oito espaços reservados a pessoas com mobilidade reduzida, cabine de projeção, amplos camarins, acústica de referência e apoio tecnológico de última geração aos espetáculos e eventos. Este espaço, outrora CineZende e propriedade do município desde 15 de maio de 1992, regista uma média anual muito superior às quatro centenas de ocupações.

As escolas de natação, O Ondinhas (Esposende) e A Boguinha (Forjães), acolhem na totalidade acima de 850 praticantes, desde bebés até seniores com mais de 70 anos, incluindo as práticas de hidroginástica e hidroterapia.

Esposende é um município com cerca de 18 quilómetros de costa atlântica, contemplado pelos rios Cávado e Neiva, além de possuir um elevado número de piscinas privadas. Por isso, para quem o visita ou nele reside, estas escolas desenvolvem a sua ação tendo como lema: Aprender a nadar … um investimento para toda a vida.

O programa Dar Vida aos Anos, estruturado na natação e na ginástica, tem a adesão de mais de 350 utentes que integram ainda as Olimpíadas, com marcha atlética, lançamento do peso, provas aquáticas e competidores brilhantes entre os 60 e 97 anos de idade!

A Cimeira da Vida, segmento complementar e inovador deste desiderato geracional agregou, no recente dia 18 de maio, mais de duas centenas e meia de aderentes para celebrar a vida e a longevidade com qualidade.

Por seu turno, a ação Esposende em Movimento compreende ao longo do ano 30 atividades À Descoberta do Concelho, realizando caminhadas que abrangem todas as freguesias, somando mais de 300 quilómetros a percorrer e com a marca de mais de 5.000 participantes.

O desafio TransCávado, a 5 e 6 de outubro, é o corolário deste desígnio territorial, pois, agora na sua 3.ª edição afirma-se como uma das provas mais desafiantes da modalidade de BTT no amplexo regional e nacional. Falamos de um percurso de excelência desde a foz até à nascente do rio Cávado, ou seja, de Esposende a Montalegre.

Aberto à participação desde os 18 anos de idade, proporciona reptos à medida de cada um e pode ser percorrido em duas etapas. Isto é, na versão slow race, mais tranquila e prazerosa, ligando Esposende a Terras de Bouro e Terras de Bouro a Montalegre, e o módulo race, numa só etapa, mais competitiva, destinada aos mais audazes, também aberta a equipas de dois elementos, que farão o percurso em autonomia com orientação por GPS.

As Férias Desportivas contam de momento com mais de uma centena de crianças e 12 monitores empenhados em prestarem, como é seu timbre, um serviço com qualidade de referência que engrandece esta empresa e permite vivências inesquecíveis aos seus utentes, desde a fruição da mãe natureza, às atividades desportivas, culturais, recreativas e de lazer.

Estão em curso novos projetos, novos desafios e o planeamento da oferta de mais serviços, alicerçando a entusiástica prática desportiva, o salutar cuidado corporal e a animação social e familiar, vetores geradores da sã convivência, do bem-estar e de qualidade de vida.

 

A paixão pelo que fazemos, faz parte da nossa identidade.

Partilhe:
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someone