Foi há mais de 25 anos que a Farmácia do Chafariz foi adquirida pela farmacêutica Manuela Catarino. Aproveitando as oportunidades de mercado, atualmente este grupo detém três pontos de venda espalhados pela cidade do Funchal.

“A Criatividade é o motor de toda a evolução. Não ter medo de ser diferente, mas ousar e ser-se pioneiro é o lema da Farmacia do Chafariz Sociedade Unipessoal Limitada.”

Paula Catarino Fernandes estava ainda a terminar a sua licenciatura em Farmácia quando a mãe, também farmacêutica, adquiriu a Farmácia do Chafariz. Com a crise no país e as farmácias a ter problemas devido à baixa das margens foi decidida a transferência para a freguesia de São Martinho, de modo a poder manter os postos de trabalho. Como esperado a empresa cresceu e à Farmácia de São Martinho, o centro do grupo, juntou-se a Farmácia Confiança e atualmente o grupo detém três pontos de venda espalhadas pelo Funchal, na ilha da Madeira.

“A nossa missão foi sempre prestar o melhor serviço à população. Sempre quisemos ter uma grande variedade de produtos, investimos num quadro farmacêutico competente para melhorar o aconselhamento. Cada vez mais vemos a Farmácia como um espaço, não só para a medicação, mas também para a saúde”, assegura a diretora técnica da Farmácia São Martinho. Neste sentido, a farmacêutica acredita que a farmácia é hoje um estabelecimento dedicado à saúde e bem-estar, que os utentes procuram na doença, mas cada vez mais na prevenção. Assim, notou-se um crescimento em áreas como a suplementação, dermocosmética, higiene, produtos capilares e protetores solares e ainda puericultura. Atentos às necessidades do mercado e à importância de inovar, o grupo apostou ainda numa parte dedicada aos mais idosos e numa componente veterinária.

A lidar com pessoas diariamente, são elas e as suas necessidades de saúde que importam. Por isso, as equipas da Farmácia São Martinho, Chafariz Farma e Farmácia Confiança, composta por 25 colaboradores privilegiam o aconselhamento profissional. A sua formação é fundamental para uma empresa certificada nas boas práticas e no sistema de gestão e qualidade, sendo a única farmácia do Funchal certificada pela ISO 9001:2015. “O que nos diferencia é o trabalho de equipa, o esforço e dedicação de todos. Temos uma equipa motivada que se preocupa com as pessoas e pensa naquilo que elas precisam”, reforça Paula Catarino Fernandes.

Além da dispensa da prescrição de medicamentos, neste grupo estão disponíveis outros serviços farmacêuticos. Com o objetivo de garantir um serviço mais diferenciado, contam ainda com profissionais das áreas de enfermagem, nutrição e podologia a prestar apoio, através de parcerias, independente à empresa.

Entre 2015 e 2016, o grupo registou um crescimento significativo, influenciado pela aquisição da Farmácia Confiança. Horários de funcionamento alargados, disponibilidade imediata de stocks, serviços farmacêuticos inovadores e um competente aconselhamento profissional continua a ser a prioridade. As diferentes localizações vão ao encontro dos utentes que reconhecem um serviço e atendimento competentes e produtos de qualidade.

Apesar de todas as dificuldades inerentes ao setor, a Farmácia encontra-se bem posicionada num grupo que permite uma maior rentabilidade em termos de compras e possibilidade de trabalhar com fornecedores regionais e do continente. “Por uma questão de sobrevivência neste sector, penso que a tendência será expandir, mediante as oportunidades do mercado. Queremos um crescimento sustentável e ponderar se os investimentos compensam. Estamos de portas abertas e este é o estabelecimento de saúde que está mais próximo das populações”, conclui.

“Ser uma Farmácia moderna, inovadora, pioneira e de referência, pelos serviços e produtos de elevada qualidade e motivação dos colaboradores é a nossa visão.”

Partilhe:
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someone