Criada em maio de 2014, a Firmino’s (marca registada) da empresa Surpresa Sensacional Unipessoal, Lda. nasceu pelas mãos de Rosa Silva, uma mulher dinâmica, empreendedora e carismática que, juntamente com a sua equipa, conseguiu que a empresa alcançasse um patamar de qualidade e excelência nas áreas da pirotecnia e iluminações festivas. De ano para ano, o número de clientes e serviços prestados tem vindo a aumentar substancialmente e, na verdade, são vários os concelhos do nosso país onde podemos contemplar as histórias iluminadas da Firmino’s, que fazem sonhar e acender emoções.

Foi há quatro anos que Rosa Silva decidiu embarcar na ‘aventura’ de criar a sua própria empresa de pirotecnia e iluminação, fruto do seu legado de experiência e conhecimento e de uma grande vontade de vencer. Este projeto ganhou vida na sua terra natal, Vale de Cambra, com grande empenho e dedicação. A empresa começou devagarinho, mas rapidamente cresceu essencialmente pela sua forma de estar no mercado com muita autenticidade, qualidade, rigor e paixão. “Nós não trabalhamos com as mãos, trabalhamos com o coração, com a alma e com muito gosto. Não o fazemos pelo preço, mas sim pelo brilho e pela magia”, revela Rosa Silva, a administradora da Firmino’s, uma mulher de grande energia e fibra, características herdadas da sua mãe e, que fazem com que toda a gente a conheça, uns por engenheira Rosa, mas a maioria por Rosinha ou Rosita, isto porque cria laços de grande amizade e estima com os seus clientes.

O início da atividade da empresa foi marcado pela angariação de clientes e o investimento em materiais e equipamentos. Esta aposta garantiu à Firmino’s, marca registada da empresa Surpresa Sensacional Unipessoal, Lda., os primeiros trabalhos, essencialmente na área da pirotecnia. O salto para trabalhos maiores aconteceu quando “as pessoas começaram a ver a nossa qualidade e o tratamento que damos aos clientes”, refere, salientando que, nessa altura, começaram a multiplicar-se as solicitações e pedidos.

Rosa Silva assume que, inicialmente pouco sabia desta área de atividade, mas esforçou-se bastante para aprender, conhecer e saber. Foi necessária uma grande dedicação e entrega para conseguir alcançar o patamar em que a Firmino’s se hoje encontra. E hoje, acredita que sendo uma mulher numa típica profissão de homem, está a dar cartas e a fazer frente à concorrência.

“O segredo está na simplicidade e no carinho por aquilo que se faz. Gostar do que se faz é meio caminho andado para trilhar um percurso de sucesso”, considera a administradora, realçando a importância da excelente equipa que a acompanha quer pela sua dedicação e colaboração, quer pela sua disponibilidade e boa disposição. “Há uma boa relação entre todos, muito familiar, partilhamos a mesma visão, por isso imprimimos um grande profissionalismo em tudo o que fazemos. Para trabalhar connosco, as pessoas têm que vir à procura de qualidade, bom atendimento, simpatia e de profissionalismo”, elementos distintivos da Firmino’s.

Apesar do crescimento alcançado, esta equipa aposta numa relação de lealdade com os seus clientes e não deixa por isso de lado os mais antigos, que acompanharam desde o início a atividade da empresa. “Mesmo os clientes mais pequenos, se me acompanharam desde início têm lugar cativo porque me deram o benefício da dúvida. Eu organizo os clientes não pelo valor dos trabalhos, mas sim pela ordem de chegada e pelos clientes que já pertencem à casa, que já são meus amigos”. Este tipo de decisão exemplifica aquilo que Rosa Silva considera os predicados fundamentais para se ter sucesso no mundo dos negócios e dirigir uma empresa sólida: humildade, paixão pelo trabalho e determinação.

Projetos diferenciadores

Atualmente a Firmino’s trabalha a nível nacional, com marcações a ocuparem os 12 meses do ano. Responsável pela iluminação de vários eventos e romarias, a Firmino’s cria projetos de iluminação, únicos e à medida de cada cliente, incluindo conceção, produção, instalação e assistência técnica permanente de iluminações festivas e decorativas. Produtos e soluções inovadoras para qualquer espaço onde um toque de luz possa fazer a diferença. “Apostamos na criatividade e no profissionalismo com o objetivo de conseguir, através do nosso trabalho, contar histórias que façam sonhar, provoquem emoções fortes e criem memórias”, salienta.

A aposta na qualidade e na procura constante de novidades fazem parte do dia-a-dia de Rosa Silva, por isso acredita que o espetáculo piromusical de luzes é a vanguarda e, neste momento, uma grande aposta da Firmino’s. “Queremos apresentar sempre as melhores e mais surpreendentes soluções e estar sempre um passo à frente”, ressalva a administradora.

Águeda, Albergaria, Ovar, Vale de Cambra, São Pedro do Sul, Valadares, Gulpilhares, entre muitos outros, são localidades onde se pode deixar surpreender pela vivacidade, colorido e beleza dos trabalhos idealizados e preconizados pela Firmino’s, nesta quadra natalícia. E estes projetos são “a montra do nosso trabalho e a nossa melhor publicidade”, avança Rosa Silva, sublinhando que acabando as montagens de iluminações festivas inicia-se o período de manutenção de todas as estruturas. Terminada essa fase começam também os espetáculos de pirotecnia e, posteriormente, a equipa da Firmino’s vai dedicar-se ao Carnaval em projetos além-fronteiras. Além disso, “temos em mãos outro projeto que vai acender em março, estamos a trabalhar nos piromusicais do próximo ano e também para as grandes romarias”.

Rosa Silva desvenda ainda um pouco do projeto que a Firmino’s desenhou e que está a mais de 5000 quilómetros do nosso país. “Este projeto deu-nos um grande prazer e foi preparado em apenas nove dias. Um contentor de 40 pés com 22 arcos de oito metros por meio metro de largura, oito pórticos redondos de oito metros por um metro e trinta de largura em nove dias e toda a logística inerente, desde o comprar, fazer e desenhar. Foi um desafio muito grande, mas eu acho que, de vez em quando, temos que nos colocar à prova e sair da nossa zona de conforto, arriscar e conseguir”, refere Rosa Silva, ressalvando que a importância do projeto.

Valorizando o passado, vivendo o presente e pensando no futuro, a Firmino’s adota uma filosofia vanguardista, estando sempre um passo à frente do seu tempo, tendo como linhas orientadoras para a prossecução dos seus objetivos, a simplificação da criação de conhecimento e a criação e disponibilização de soluções de qualidade. Estes ideais expressam a sua determinação em oferecer as soluções mais avançadas que vão ao encontro das necessidades de uma sociedade em constante evolução. Estes valores basilares encontram-se ainda representados na manifestação do seu empenho num percurso de contínua inovação.

Uma empresa de referência

Desde a sua génese, a Firmino’s (marca registada) assumiu como objetivo superar as expectativas dos seus clientes e do público em geral, garantindo a qualidade do serviço prestado e a segurança dos seus espetáculos e ornamentações festivas. “Orgulhosos do nosso passado e confiantes no nosso futuro” – a empresa vê reconhecida a qualidade dos seus serviços, em espetáculos de pirotecnia realizados a nível nacional e internacional, acumulando um enorme saber pela arte, mostrando capacidade de dar resposta às mais variadas solicitações em espetáculos com fogo de artificio diurno ou noturno, piromusicais, multimédia, piro digitais, aquáticos, de palco, multiposto, teatro de rua e iluminações festivas de vanguarda em LED.

Embora extremamente contente com a equipa que a acompanha, Rosa Silva não esconde o desejo de ter mais mão-de-obra e de que as escolas apostassem mais em formação para esta área de atividade, por isso refere “a nossa profissão está muito desconsiderada no nosso país”, mostrando revolta com aqueles que apelidam os iluminadores de poucos profissionais. Na sua opinião, há muitas empresas que dão mau nome aos iluminadores profissionais, mas esse é um estigma que tem que ser quebrado, valorizando as empresas que se focam na qualidade.

E no caso da Firmino’s essa valorização tem acontecido, até porque são “as pessoas que me procuram e tenho uma lista de espera de pessoas para trabalhar connosco”.

E se em 2014, a empresa começou com apenas um pavilhão com 400 metros quadrados, hoje tem uma área total de 3000 metros quadrados na Zona Industrial do Rossio, em Vale de Cambra. Por outro lado, começámos com apenas uma grua e, hoje temos várias plataformas elevatórias, para além de uma panóplia de viaturas”, um crescimento substancial que permite dar resposta cabal às mais diversas solicitações.

Com os olhos postos no futuro, Rosa Silva, administradora da Firmino’s, pretende que a empresa seja cada vez mais inovadora e competitiva, superando cada vez mais as expectativas dos seus clientes e dando continuidade à sua “missão” de criar magia e despertar emoções.

Partilhe:
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someone