Com 15 anos de atividade, a Formefeitos surgiu com o objetivo de desenvolver projetos únicos e distintos, aliando o know-how de José Maia na área do mobiliário, ao conhecimento e experiência de Cristina Pinheiro e Rosário Maia na área da decoração de interiores. Hoje, a Formefeitos diferencia-se pelo mobiliário de design exclusivo, a que se alia um vasto leque de opções próprias e de marcas internacionais conceituadas. Em entrevista à Portugal em Destaque, o empresário revela-nos o segredo para o sucesso, assim como os principais planos para o futuro.

 

Fundada em 2003, a Formefeitos assenta os seus valores em três pilares fundamentais:  experiência, inovação e rigor em cada projeto que desenvolve. Com sede em Santo Tirso, e loja na Trofa, a empresa privilegia e potencia o controlo total do processo produtivo, tanto dos produtos, como das obras realizadas.

As instalações que contam com um espaço que ronda os 3.000 m2, estão divididas pelas áreas de confeção, fabrico de mobiliário, serralharia, decoração, cabines de pintura e lacagem, e ainda, o showroom. “Neste momento desenhamos, produzimos e executamos todo o tipo de mobiliário por medida, desde móveis de casa de banho, móveis roupeiros, cozinhas, mobiliário de decoração, pavimentos, rodapés ou tetos. Na serralharia estamos preparados para fabricar todo o tipo de componentes em inox e latão, assim como escadas metálicas com forragem em madeira”, completa.

A laborar com uma equipa composta por 40 colaboradores, a Formefeitos liderada por José Maia e Cristina Pinheiro tem procurado o crescimento sustentado, disponibilizando soluções inteligentes e dinâmicas, a que se alia a mais moderna tecnologia para o conceito, produção, montagem e instalação junto dos clientes, fornecendo mobiliário da mais excelente qualidade. Dessa forma, a empresa garantiu novos níveis de eficiência e promoveu o aumento da produtividade, embora se tratem de linhas exclusivas e personalizadas, que têm conquistado o mercado nacional e internacional.

“A nossa equipa é muito importante, pois são o motor de desenvolvimento da empresa. Embora não seja fácil encontrar mão de obra qualificada, valorizamos os nossos recursos humanos e estamos constantemente a complementar a sua formação”, declara José Maia.

 

Uma década e meia de história

Há mais de 25 anos que José Maia trabalha no setor do mobiliário. Com um importante know-how nesta área de atividade, o empresário estabeleceu-se por conta própria, numa primeira fase, na área da compra e venda de mobiliário e desenvolvimento de projetos de decoração.

“Este projeto nasceu com o propósito de unir a componente da comercialização de mobiliário à vertente da decoração de interiores, que sempre existiu na nossa loja da Trofa. Ao longo do tempo, a empresa foi crescendo e evoluindo e sentimos a necessidade de incorporar a componente de fabrico do mobiliário. Hoje, controlamos todo o processo produtivo, executando projetos para habitações, hotelaria e restauração, espaços comerciais, escritórios e serviços”, refere o empresário.

Sempre atentos à evolução das tendências do mercado da decoração e do design de interiores, José Maia, Cristina Pinheiro e Rosário Maia procuram criar espaços com design exclusivo, apostando em mobiliário que privilegia o conforto, o qual é complementado com peças personalizadas à medida de cada cliente.

A Formefeitos distingue-se pela idealização e execução de projetos simples ou complexos, garantindo flexibilidade para criar ambientes que vão ao encontro das solicitações dos gabinetes de arquitetura. A qualidade do mobiliário desenvolvido e a criação de espaços únicos são algumas das mais-valias que demarcam a empresa no mercado nacional e internacional.

“Atualmente desenvolvemos em grande parte peças exclusivas, idealizadas pelos clientes, que são desenhadas e produzidas dentro de portas. Falamos de um trabalho árduo, minucioso e permanente. O nosso desafio passa por oferecer através da nossa experiência peças funcionais, que ajudem a potenciar a utilização do espaço em questão, proporcionando ao cliente o máximo bem-estar e respeitando os seus gostos e a sua maneira de ser”, salienta o empresário e acrescenta: “para isso é deveras importante o trabalho da minha irmã Rosário Maia e da minha esposa Cristina Pinheiro no desenvolvimento e aconselhamento da área decorativa. Aqui escolhemos e coordenamos cores e materiais com o intuito de concretizar e materializar as aspirações de quem nos procura”.

Espaços com identidade são o principal propósito das obras idealizadas e concretizadas pela Formefeitos, que consegue responder a qualquer pedido dos seus clientes.

“O facto de termos uma equipa multidisciplinar é fundamental para a garantia da prestação de um serviço eficaz desde o planeamento à conclusão e acompanhamento de cada projeto até ao último detalhe. Aqui apenas trabalhamos com os melhores materiais e revendemos as melhores marcas italianas do setor. Aliás, procuramos harmonizar cada projeto com peças dos nossos parceiros, a que juntamos produtos da nossa marca própria”, revela José Maia.

A exposição internacional

A aposta na criatividade e diferenciação é a máxima da Formefeitos, que oferece aos seus clientes produtos de qualidade, requinte e excelência, que satisfazem as necessidades do mercado.

“Hoje, 70 por cento do nosso volume de negócios corresponde ao mercado externo. Trabalhamos principalmente com gabinetes de arquitetura nacional e internacional, um pouco por toda a Europa. Não tem sido um percurso fácil, mas estamos a crescer de ano para ano, o que é o reconhecimento do nosso trabalho. O nosso conceito acaba por ser minimalista e intemporal. Por outro lado, existe um acompanhamento contínuo da nossa parte para com o cliente, que nos permite dar vida a pequenos pormenores que marcam a diferença junto deste”, sublinha José Maia.

Durante este percurso, o empresário refere que foi importante a participação em feiras, tomando nota das principais diferenças e exigências entre países, quer do ponto de vista do design, como do desenvolvimento de produto.

 

A aposta na pedra acrílica

Na vanguarda do setor do mobiliário e decoração de interiores, a Formefeitos é uma empresa certificada pelas três marcas Corian®, KRION e LG-HIMACS para a transformação e comercialização da pedra acrílica. Um projeto criado e consolidado nas atuais instalações, que José Maia reconhece como uma aposta bem-sucedida.

“Falamos de um material composto de resina acrílica e minerais naturais. É totalmente moldável, possibilitando a criação de qualquer componente e a sua aplicação em diversos projetos. Hoje em dia é bastante utilizado na hotelaria, pois apresenta várias características como a capacidade térmica e a facilidade de limpeza. Contudo, também pode ser aplicado em qualquer outro projeto ou peça para escritórios, lojas ou residências. Somos ainda certificados pela norma ISO 9001, o que nos confere um elevado grau de confiança e excelência no serviço prestado”, explica o empresário.

Um olhar para o futuro

À pergunta, quais os principais conselhos para quem quer ser empresário, José Maia respondeu que “não é uma vida fácil. Trata-se de uma responsabilidade enorme, em que por vezes se torna necessário abdicar da vida privada. Penso que é fundamental ser sonhador, arriscar e não perder o norte da inovação, idealizando sempre um projeto a cinco anos”.

Quanto à estratégia futura da Formefeitos, esta passa “pela aposta firmada na área da pedra acrílica, que valorize as suas características e benefícios de utilização. Outro dos objetivos irá focar-se no incremento do processo de internacionalização, abordando novos mercados e avançando com a exportação para outros países. O nosso propósito continuará a centrar-se num serviço personalizado de excelência, executando espaços únicos, com peças exclusivas e diferenciadoras, mantendo os elevados padrões de qualidade. A segunda geração já está a entrar na dinâmica da empresa. O José Pedro é arquiteto e a Francisca está a terminar Gestão, logo é importante essa perspetiva de continuidade para a empresa a longo prazo”, termina José Maia.

Partilhe:
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someone