Sediada em Vandoma, no concelho de Paredes, a Gabino é uma empresa na área da indústria do mobiliário destinando-se ao fabrico de cozinhas por medida, roupeiros e móveis para casa de banho. Foi nas suas instalações, que estivemos à conversa com Carla Gabino, gerente da empresa, que nos contou um pouco da história da Gabino e perspetivou o seu futuro.

No mercado há mais de 25 anos, a Gabino é, atualmente, gerida pelos irmãos Carla e Alexandre Gabino. Presentemente, na segunda geração, a empresa surgiu pelas mãos dos pais de Carla e Alexandre, que há mais de duas décadas embarcaram na aventura da indústria do mobiliário. “A empresa surgiu pelos meus pais, em nome individual. Mais tarde, foi constituída uma sociedade por quotas, da qual eu e o meu irmão éramos os sócios minoritários”, começa por contar Carla Gabino sobre a origem do negócio. Com o passar dos anos, a estrutura administrativa da empresa foi sofrendo alterações, sendo uma das mais marcantes a entrada dos irmãos Gabino na gerência da empresa. “Começámos como empregados dos nossos pais e depois, passámos a ser os gerentes da empresa”, conta Carla Gabino. Na gerência da Gabino há cerca de 15 anos, Carla mostra-se satisfeita com o trabalho desenvolvido, em parceria com o irmão, e que tem levado a Gabino a bom porto. “No nosso percurso, enquanto gerentes, temos vindo a apostar na qualidade dos nossos produtos e em prestar um bom serviço aos nossos clientes”, assume, com agrado, Carla Gabino.

Especialistas em cozinhas por medida
A atuar na área da indústria de mobiliário, a Gabino dedica-se ao fabrico de móveis de cozinha por medida, roupeiros de parede e móveis para casas de banho. Apostando, em permanência, quer na qualidade dos materiais, quer na qualidade dos acabamentos, posiciona-se, desta forma, num segmento médio e médio-alto do mercado. Portugal representa, atualmente, cerca de 50 por cento mercado da empresa, que destina igual percentagem de produção ao mercado estrangeiro, sobretudo, ao francês, onde Carla assume que encontram “muita adesão aos produtos. Verificamos muita adesão em França, porque somos especialistas em cozinhas por medida. Em França, especialmente em Paris, as cozinhas são minúsculas e temos que aproveitar todos os espaços ao máximo. Daí, termos vantagem em relação a outros fabricantes, que só trabalham por módulos estandardizados”.
Sendo especialista em cozinhas por medida, a Gabino encontra em cada cliente um novo desafio, que é acompanhado a par e passo pela equipa de trabalho. O atendimento e aconselhamento são efetuados por “pessoas especializadas e profissionais da área” que estudam e avaliam o espaço na busca da melhor solução e produto a conceber. “Acompanhamos todo o processo. Temos alguém no local ou deslocámo-nos para tirar as medidas do espaço. Depois, fazemos os projetos 3D e damos todo o acompanhamento, incluindo o transporte e montagem”, assume Carla Gabino, que ressalva ainda a preocupação da empresa em entender as necessidades de cada cliente. “Temos sempre essa preocupação, porque fazemos cozinhas para diferentes classes socais e nem todos têm o mesmo poder de compra. Nós tentamos ajustar o trabalho às necessidades de cada um, nunca descuidando a qualidade”.

Equipa de sucesso
Com uma equipa de colaboradores dedicados, a Gabino vem-se destacando na indústria do mobiliário pela excelência dos serviços prestados. Carla Gabino reconhece na equipa coesa e pluridisciplinar, que a Gabino possui uma justificativa para o sucesso alcançado ao longo dos anos. “Aqui, na empresa, damo-nos todos muito bem. Lutamos todos no mesmo sentido. Os nossos colaboradores já estão connosco há muitos anos e acho que é essa união que dita o sucesso da empresa”.

Aposta na qualidade e atendimento
O concelho de Paredes apresenta uma grande tradição na indústria do mobiliário, assegurando uma percentagem bastante significativa da produção nacional, e para o qual a Gabino, diariamente, contribui. Carla Gabino não esconde a satisfação de incorporar o universo de empresas da área, admitindo que “somos privilegiados por trabalhar nesta indústria, mas, ao mesmo tempo, temos uma responsabilidade acrescida, porque há muita concorrência”. Neste sentido, quando questionamos a interlocutora sobre o diferencial da Gabino e o que a distingue no mercado, Carla não hesitou ao afirmar: “a qualidade e o atendimento”. A transparência e a inovação também integram a fórmula do sucesso da Gabino, que aposta, em permanência, na utilização de tecnologia de ponta. “Tentamos acompanhar essa evolução para que as nossas cozinhas tenham um acabamento final de excelência”

Construção de novas instalações
“Temos vindo a crescer nos últimos anos”, conta a nossa interlocutora, que assume que estes resultados só foram possíveis de alcançar com “muito trabalho e muita dedicação”. Para o futuro, a Gabino tem já novos projetos em vista. A construção de novas instalações é o principal desígnio da empresa, que espera congregar, no mesmo espaço, o setor da produção, administração e ainda o showroom da empresa, atualmente sediado em Gandra. “Decidimos construir esse novo espaço, porque, em primeiro lugar, precisamos de mais espaço. Depois, porque queríamos uma nova imagem”, conta Carla Gabino, que assume ainda: “queremos que as nossas novas instalações sejam o espelho do belíssimo trabalho que se desenvolve dentro delas”.

Partilhe:
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someone