Empresa familiar com cerca de 30 anos de atividade conta com o empreendedorismo e visão de sucesso de Rui Vassal, neto do fundador, ao comando da Grudafil. Implantada em Ribas e com filial em Ervões, ambas no concelho de Valpaços, é uma referência na comercialização de materiais de construção. O espírito empreendedor de Rui Vassal levou-o a expandir o negócio para o armazenamento e comercialização de castanha nacional e daí adveio a empresa de transportes. Aqui está a entrevista a Rui Vassal, CEO da Grudafil.

A Grudafil é uma empresa familiar que começou com o seu avô, passando mais tarde para o seu pai Daniel Vassal, e hoje conta comigo a comandá-la. Apresente-nos o seu percurso.
A Grudafil começou como empresa em nome individual, com o meu avô e passou para o meu pai. Eu cresci com a Grudafil e, quando terminei os estudos, decidi trabalhar na Grudafil, atualmente sou eu quem gere a empresa, e continuo a manter o espírito para a qual foi criada: a de servir os clientes com qualidade e profissionalismo. O ramo da construção civil foi sempre o nosso forte e a atividade principal da família, apesar de termos sempre tido alguma ligação ao comércio de castanhas.

Em que altura decide assumir a comercialização de castanhas como um ramo de negócio da Grudafil?
O negócio da comercialização de castanhas surge pela necessidade de escoar a castanha produzida nesta região. Começámos por escoar apenas a produção dos agricultores locais e, quando as quantidades começaram a aumentar, decidi criar uma empresa de transportes para complementar este negócio e dos materiais de construção. Compramos ao produtor e armazenamos para vender na altura de maior procura quer para consumo interno, como para externo. Atualmente fazemos chegar castanha a várias regiões do país e para fora de Portugal, nomeadamente para a Sortegel, em Bragança, e a restante para alguns países da Europa, sempre através de intermediários portugueses.

A castanha nacional, mais propriamente a variedade Judia, foi considerada a melhor do mundo. A que se deve esta distinção?
A castanha é o fruto rei da nossa região, tem uma excelente qualidade e distingue-se muito bem das que entram no nosso país. É comum encontrar castanhas vindas de mercados estrangeiros à venda nas grandes superfícies, enquanto as castanhas nacionais continuam armazenadas porque o preço é mais elevado, correspondendo à sua qualidade e custo de produção. A variedade Judia foi considerada a melhor do mundo, mas enquanto existir a entrada de castanha de qualidade inferior e de preço mais baixo no mercado de consumo continuaremos a não conseguir escoar os nossos frutos.

Fixou-se em Valpaços, um concelho do interior. Foi a paixão pela terra e o negócio familiar que o motivaram a ficar?
Foi o facto de ter um negócio familiar ao qual eu queria dar continuidade e expandir, bem como o apreço que tenho por esta terra. A Grudafil é a minha empresa, continua a ser familiar e reconhecida por todos como sinónimo de seriedade e qualidade de serviços. Ao longo dos anos primámos por nos manter atualizados e por apresentar novos serviços aos clientes em todos os ramos de negócio da Grudafil. Para além de recebermos os clientes nas nossas instalações também nos deslocamos ao local da obra, orçamentamos e contratamos os profissionais necessários para a concretizar. Dentro do concelho de Vapaços assistimos muito à reconstrução e requalificação dos imóveis existentes e quando o proprietário opta por construir uma casa nova sabe, por norma, de que profissionais necessita para concretizar o seu objetivo, mas quando pretende reconstruir a sua casa precisa de ter orientação por parte de profissionais da área.

Ao decidir avançar para a reconstrução de um imóvel, quais são os princípios básicos que um proprietário deve ter em consideração?
É sempre necessário a ajuda de um profissional de forma a poder orientar e analisar as alterações pretendidas. Muitas vezes, as pessoas, pensam que as casas ficarão mais funcionais com certas alterações e materiais quando, na realidade, apenas iam gastar dinheiro em alterações pouco práticas. Ao consultar a nossa equipa conseguimos propor a melhor solução para as alterações que pretendem efetuar, indicar quais os materiais mais indicados, se é necessário renovar a canalização e estrutura elétrica, entre outras indicações fundamentais para aplicar bem o dinheiro no seu imóvel. Trabalhamos em parceria com várias empresas, que complementam a nossa atividade, de forma a garantir qualidade e durabilidade quanto ao investimento realizado pelos nossos clientes.

Até que ponto é importante a definição do orçamento antes de iniciar uma obra?
É extremamente importante que seja definido um orçamento não só para o dono da obra saber quanto vai gastar, como para que os prestadores de serviços os consigam orientar quanto aos materiais mais rentáveis e duráveis, tendo sempre em consideração o valor disponível para a realização da obra. Para além disso, a obra pode ser realizada por um valor abaixo do esperado, o que possibilita que o valor remanescente seja canalizado para concretizar outros projetos dentro do imóvel rentabilizando os produtos adquiridos e serviços contratados.

Reconhece o conforto como uma das prioridades dos seus clientes?
Atendendo ao facto de nos encontrarmos numa região que faz muito frio no inverno e o calor extremo no verão temos recebido muitos pedidos de orçamento para colocação e instalação de lareiras e de equipamentos de ar condicionado, principalmente quando são realizadas obras de remodelação das habitações. O isolamento do imóvel também passou a ser uma prioridade.

A diferenciação da Grudafil assenta em que pilares?
O que nos diferencia é a variedade e qualidade de produtos que disponibilizamos, tanto na exposição, como por encomenda e quando o cliente necessita de apoio e orientação quanto ao trabalho a realizar e/ou que materiais utilizar, nós prestamos esses serviços com seriedade e exatidão. Para além disso, recomendamos os especialistas das várias áreas, como eletricista, pichelaria ou engenharia e conseguimos garantir a entrega, em muito pouco tempo, do material necessário para a obra, uma vez que temos uma frota própria de carros para as realizar. Saliento a qualidade de atendimento e o profissionalismo da equipa Grudafil porque, para além de se diferenciarem das congéneres, estas qualidades fazem parte do nosso ADN. É de salientar que todo este nome, Grudafil, conta com toda a grande equipa que me acompanha.

Partilhe:
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someone