Após cinco anos na implementação da estratégia de internacionalização a marca está presente em 60 países. Situada no Parque Empresarial do Soza, Vagos, a Grupel continua a crescer para dar energia ao mundo.

A Grupel nasceu em 1976 em Albergaria (Aveiro).No entanto, há nove anos foi adquirida por Marco Santos que revolucionou a estratégia da empresa. Desde a sua fundação a empresa produz geradores a diesel. Com a mudança de instalações veio acoplada uma transformação com que a Grupel abraça o mercado: a capacidade produtiva aumentou com o princípio de fazer mais e melhor; a implementação do plano de internacionalização que proporcionou o crescimento do seu know how ampliando a rede numa vertente global; mais colaboradores; maior produção; na exigência da qualidade do produto; novos equipamentos e um aumento no volume de vendas.

Não há fórmula secretas, mas o trabalho de investimento fez aumentar o crescimento anual em 25 por cento. Em 2017, o valor foi de 34 por cento, o que é notável, prova que o método usado funciona e traz para a Grupel vantagens competitivas com conquista de mercado. Os valores conquistam-se com talento, trabalho, método na escolha do melhor percurso dependendo do objetivo que se pretende alcançar. Avançar com uma meta definida subindo degrau a degrau com aspirações realistas e concretizáveis. Esse é o segredo do sucesso.

Este processo é como uma viagem, depois de escolher a rota, avaliar os meios e os obstáculos, constrói-se o plano mais eficaz de forma rentabilizar o tempo, aproveitar a maré e os ventos a favor do grande propósito. A força de vontade e determinação ditam o êxito quando alcançado o próximo passo é sempre crescer mais, assim é o papel de um empresário.

“Foi o melhor ano da nossa história. As perspetivas para 2018 são que se ultrapasse todos os valores, a conquista de mercado pela Grupel tem sido muito dinâmico. Atualmente, cobrimos toda a América do Sul, com distribuidores em todos os países, exceto Brasil. África também é um mercado forte, até porque existe uma aproximação cultural. Continuamos com grande foco na expansão internacional com incidência para a Europa de Leste e Central, Médio Oriente, com a presença em feiras como divulgação da nossa marca e produtos. Como exemplo dessa experiência, estivemos recentemente numa feira no Dubai, considerado o melhor evento mundial do setor onde fechamos um volumoso contrato com uma empresa daquele país. Isto traduz um crescimento real que a Grupel continua a ter”, explica orgulhoso João Pintado, Marketing Manager da empresa.

E como se gere essa logística de distribuição para mercados tão longínquos e distintos? “ A Grupel tem três canais de distribuição. O contato direto com profissionais da área da construção e projetistas que indicam a nossa marca. Isto acontece no mercado português. Neste caso, a promoção dos nossos produtos junto dos responsáveis pela elaboração dos cadernos de encargos com o objetivo de mostrar as vantagens qualidade/preço dos nossos equipamentos. Existe, igualmente, uma estratégia digital musculada com intuito de chegar ao cliente final e na verdade tem existido um retorno com o aumento de encomendas via online. Assim estamos mais perto do cliente. Em Espanha funciona de uma forma distinta: temos agentes distribuídos pelas regiões, estes representantes também asseguram o suporte técnico e comercializam os nossos produtos. No país vizinho 35 por cento das nossas vendas são através dos canais digitais; através de anúncios, do website e anúncios online (Google e Facebook.) No resto do mundo, apostamos em empresas que possam fazer a representação, distribuição e apoio técnico. Procuramos empresários com know-how nesta área, para que possam garantir competência no setor comercial com o objetivo de expandir a marca, assegurar capacidade de assistência técnica e com iniciativa para promover ações de marketing. No ano passado vendemos para 60 países. Para o futuro a nossa meta será que cada um desses representantes deixe de ter marca própria e se tornem numa ‘Grupel Chile’, por exemplo, com uma intenção de ampliar a rede e o nosso mercado”, refere o responsável de Marketing.

A Grupel possui uma vasta gama de produtos, desde potências dos 3 até 3500 kVA. Esta realidade posiciona a empresa com capacidade para acompanhar o crescimento de projetos, assim como, responder às solicitações de todos os tipos de necessidades do cliente; desde o consumidor doméstico até ao grande empreendimento. Pronta para vencer desafios a Grupel está atenta ao mercado global, escolhendo os pontos de implementação e onde a empresa tem mais potencial para o desenvolvimento. Tudo é avaliado, estrategicamente pensado e definido com o intuito de “acertar sempre à primeira”. Assim tem acontecido. E como se conquista esse patamar?

João Pintado é perentório: “quando existe um crescimento económico, proporcionalmente é alavancado um boom no investimento na área da construção tanto no setor privado como público. Em infraestruturas como hospitais ou hotéis ou centrais de energia é obrigatório a existência de geradores, porque em caso de falha de energia há mecanismos que não podem parar. Esta realidade potencia o crescimento do mercado”. E continua: “apostamos energicamente na qualidade do produto, somando ao fato a vantagem de ser uma marca europeia, nesta área devido à legislação da CE fase à exigência de homologação e certificação dos equipamentos, esta é uma garantia no mercado internacional em relação a outras empresas congéneres”.

Presente no parque de campismo ou numa central elétrica para abastecer uma ilha.

Os cenários de fornecimento de energia mudam conforme o continente ou país, as realidades são bastantes diferentes nos vários cantos do globo. Em países africanos, por exemplo, a falta de rede elétrica chega muitas vezes às seis horas de duração. Neste contexto o gerador pode colmatar a falha e permitir que a vida volte ao seu ritmo normal.

Em Portugal, um gerador irá estar em funcionamento um número de horas completamente distinto, do que acontece em Angola. Nesse caso, a capacidade e a potência do motor são fundamentais para a sua atividade. O mercado tem particularidades geográficas que fazem toda a diferença, a Grupel tem de investir nessas múltiplas realidades.

A Grupel produz desde o gerador portátil até ao equipamento para alimentar uma central elétrica. É das poucas empresas no mundo que tem disponível no mercado e capacidade de produzir uma gama tão ampla. “Há cerca de dois anos lançamos o gerador a gás. Mas uma das nossas principais preocupações é diminuir a pegada ecológica, por isso, está em planeamento um gerador de energia híbrido. A Grupel tem de estar um passo à frente da realidade e otimizar os seus produtos, não só para satisfazer o cliente, mas sobretudo com o intuito de responder a todos desafios. Um dos exemplos mais visíveis é a Ilha de São Tomé e Príncipe, como a rede elétrica da ilha é insuficiente, geradores nossos (projeto em parceria com a Efacec) permitem o abastecimento de eletricidade ininterrupto. Todos aqueles equipamentos são fabricados, testados e controlados, aqui, nas nossas instalações. O mercado nacional é sempre um foco na política comercial da Grupel, as grandes empresas nacionais utilizam os nossos equipamentos, por exemplo, nos seus Data Center, onde são armazenados ao segundo informações de clientes e o desempenho de todo um sistema, a existência de uma falha elétrica seria o caos”, conclui João Pintado.

A estratégia rumo ao futuro passa por ampliar a rede internacional em mercados muito diversificados. Assim como, o desenvolvimento de equipamento “amigo do ambiente”, as novas gerações estão atentas a esse fato e a Grupel tem a capacidade de se adaptar às novas realidades. No mercado empresarial o futuro é hoje.

Sabia que…

·  Um gerador (elétrico) é um equipamento utilizado para a conversão de energia mecânica, química ou outra em energia elétrica.

· O primeiro gerador foi inventado em 1866 por Werner von Siemens, um inventor e industrial alemão que também criou o telégrafo de ponteiro e o elevador.

 

 

 

 

 

 

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