Fundada em 1945, a Américo Silva & Filhos SA é hoje uma empresa de referência na indústria do mobiliário. Sediada no concelho de Paredes, a empresa alia o fabrico manual à tecnologia de ponta na criação e design do mobiliário. Pioneira no design e fabrico de diferentes produtos como as mesas extensíveis ou as consolas, a Américo Silva & Filhos SA está orientada para o mercado externo, exportando quase na totalidade a sua produção.

Idealizada por Américo Silva, pai de Domingos Silva, atual administrador, em simultâneo com a sua esposa Maria José Silva, a empresa familiar, que iniciou atividade em meados da década de 40 dedicou-se inicialmente ao fabrico de mesas, passando atualmente a produzir todo o tipo de mobiliário.

“Fomos pioneiros no desenvolvimento, conceção e produção de mesas. Na década de 70, o meu pai foi o criador da mesa oval extensível, constituída por aumentos, que poderiam ser recolhidos interiormente, ficando ocultos, o que até então não era concebível. Este fenómeno originou um sucesso de vendas, que ultrapassou em larga escala a capacidade produtiva existente na altura, e culminou com a ampliação das nossas instalações fabris”, recorda o administrador.

Com a evolução e as mutações constantes do mercado, a empresa foi introduzindo novos produtos, iniciando a exportação nos anos 90, momento em que começaram a comercialização quase em exclusivo para o mercado francês.

A ASF Furniture Group dispõe de uma vasta gama de serviços, distinguindo-se por concentrar dentro de portas todo o processo criativo, produtivo e logístico. “Todos os nossos produtos e projetos são desenhados internamente por uma equipa multifuncional, e como trabalhamos quase em exclusivo para o mercado francês, a nossa central de desenho está lá posicionada, sendo posteriormente executados aqui na fábrica, com o desígnio de ir de encontro ao perfil do mercado francês, privilegiando os seus gostos e hábitos”, salienta Domingos Silva.

Outra das mais-valias para empresa, prende-se com um serviço próprio de logística, transportando os nossos produtos até ao ponto de venda do cliente, com o apoio de colaboradores especializados para o efeito, o que na exportação, acaba por ser um fenómeno diferenciador, uma vez que o manuseamento do mobiliário é o apropriado e o cliente fica bastante satisfeito com este acompanhamento quase personalizado.

Experiência, inovação e criatividade

A ASF Furniture Group é uma empresa dinâmica, que se vem adaptando gradualmente às mutações do mercado, investindo em tecnologia avançada, de modo a executar mobiliário diferenciado, com design inovador, correspondendo dessa forma às expectativas dos clientes. Apresentar móveis apelativos, e que tenham um modo de fabrico rápido e simples é o principal objetivo da empresa, de modo a atingir preços competitivos no mercado.

A Américo Silva & Filhos SA é pioneira no design e fabrico de todo o tipo de mesas. Para além deste produto, também fabrica secretárias, móveis, cadeiras, consolas, entre outros, como nos revelou Domingos Silva. “A par com o lançamento das mesas extensíveis, em 2000 fomos igualmente precursores na criação, desenvolvimento e produção das consolas extensíveis, tal como das mesas de centro. Aliás estivemos vários anos apenas dedicados ao fabrico desses produtos. Nos últimos tempos, a par da evolução do mercado, direcionamo-nos para conjuntos de sala de jantar”.

Das linhas rústicas, ao design mais contemporâneo, o ASF Furniture Group executa mobiliário para o público em geral, primando sempre pela qualidade das matérias-primas e dos acabamentos e pela introdução de materiais nobres, utilizando madeiras de excelência, como cerejeira americana e francesa ou carvalho francês. “Quando o setor entrou em declínio, traçamos como objectivo principal a adaptação dos preços ao mercado, passando das linhas rústicas 100 por cento de madeira maciça, para o semi-maciço ou aglomerados folheados. Com a atual recuperação do mercado, foi-nos possível retomar a produção de mobiliário com madeira 100% maciça, principalmente de carvalho”, revela Luís, diretor de produção.

Em 2013, ASF Furniture Group, iniciou a atividade no setor de Contracting, com a formalização de um contrato de produção e fornecimento de mobiliário para o Hotel Riu Plaza Berlim, na Alemanha. Aliando à sua vasta experiencia no mobiliário, a ASF Contract (marca para este setor), passou a executar inúmeros projetos de hotelaria e contract para todo o mundo, sendo hoje uma referência neste segmento.

O Estado do Setor

“Com o mercado do mobiliário em crescendo, devido ao aumento da procura, notório nos indicadores dos volumes de exportação, os empresários portugueses têm incrementado o investimento em tecnologia, inovação e marketing. O que era utópico há alguns anos, hoje é uma clara realidade. Daí a nossa aposta contínua na qualidade dos serviços e dos produtos, investindo no design, em tecnologia de ponta, e no acompanhamento distinto ao cliente no serviço após-venda.

Neste momento a imagem da indústria de mobiliário portuguesa tem dado cartas internacionalmente, subindo o seu estatuto de qualidade e de valor, tornando-se mesmo num país de referência para o setor. As feiras são um reflexo desse sucesso, devido ao cuidado na apresentação das próprias empresas, e temos observado que o feedback dos visitantes é cada vez mais positivo.

No nosso caso, apostamos ainda em camiões expositores, o Road Show, a par da participação em feiras dedicadas ao setor, o que permite um contacto privilegiado junto do cliente. No próximo ano iremos participar igualmente em feiras, nos mercados em que pretendemos alargar laços comerciais”, completa o administrador.

A ASF Group é hoje uma empresa totalmente orientada para o mercado externo, exportando 98% da sua produção para França. Outros mercados para os quais a empresa exporta são a Espanha, Bélgica, Luxemburgo, Alemanha, Marrocos, Suíça e Inglaterra

Com uma equipa composta por 97 colaboradores, a aposta na formação contínua é uma constante, para a especialização e valorização dos profissionais, é cada vez mais uma prioridade, sobretudo devido ao incremento no investimento em equipamentos inovadores, com vista a ultrapassar a atual carência de mão-de-obra especificada.

“Começamos a sentir a falta de mão-de-obra especializada, e embora a máquina execute o móvel, torna-se crucial o acompanhamento por parte de um colaborador que compreenda a execução e montagem do móvel e lhe dê o acabamento manual, de forma a garantir a perfeição do nosso mobiliário”, refere o diretor de produção.

Novos projetos

“Delineamos para um futuro próximo o alargamento de mercados, a remodelação das nossas infra estruturas, mantendo a tendência dos últimos anos de investimento em tecnologia de vanguarda, de modo a concretizar de forma inequívoca as exigências dos clientes.

No que à inovação diz respeito, o propósito do ASF Furniture Group passa por marcar pela diferença, através do design e da funcionalidade no produto, sendo um dos nossos próximos desafios diminuir o peso bruto do mobiliário.

Em suma, pretendemos continuar a antecipar oportunidades, inovando constantemente os processos produtivos, numa perspetiva de antecipação das necessidades dos clientes. Maximizando assim a cadeia de valor da empresa, de modo a garantir a manutenção da estrutura económico financeira forte, baseada num correto dimensionamento dos recursos e eficácia dos processos, visando o crescimento sustentável da empresa” conclui Marta Teixeira, diretora financeira.

Partilhe:
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someone