A HTubo existe há 22 anos, foi fundada pelos irmãos Paulo Sá e Luís Sá em 1994 e é já uma referência no fornecimento de soluções Hidráulicas, Pneumáticas e todo o tipo de Tubos para a Indústria. Apesar de estar sediada em Pombal, a HTubo vende para todo o país e também para Europa e África, através da sua rede comercial e da sua loja online (www.htubo.pt/produtos). O stock e logística eficientes permitem à empresa fazer entregas até às 13h00 do dia útil seguinte à encomenda.

Esta empresa foi recentemente distinguida com o galardão de PME Excelência 2015, facto que se verifica pelo quinto ano consecutivo, e a Portugal em Destaque dá-lhe agora a conhecer a HTubo através de uma entrevista concedida por um dos administradores, Paulo Sá.

Iniciou-se a conversa pela explicação da escolha, por parte dos dois irmãos, desta área de negócio: “A empresa foi criada em 1994, uma empresa pequena que foi crescendo naturalmente, de forma a responder às necessidades do mercado. Penso que foi mais o mercado que puxou por nós do que nós pelo mercado. Focámo-nos nesta área de negócio porque tendo Pombal alguma indústria, não tinha oferta de soluções nesta área, nomeadamente na parte hidráulica”, explicou Paulo Sá.

No que concerne ao vasto leque de produtos oferecido pela HTubo, o empresário refere: “Somos fortes no fornecimento de tudo o que tenha a ver com tubagem e condução hidráulica flexível e estamos a diversificar cada vez mais o stock de mangueiras/tubos industriais. Tudo o que consumimos tem de ser transportado e tem de passar por tubos, nós comercializamos esses tubos, sejam eles para altas temperaturas, produtos alimentares, químicos ou abrasivos. Devido a esse tipo de negócios, estamos também, muito ligados à indústria da transmissão e vedantes hidráulicos e pneumáticos”, enumerou o empresário, explicando ao mesmo tempo, quais as mais-valias que a HTubo oferece aos seus clientes quando comparada com outras empresas da mesma área: “Distinguimo-nos pela abordagem feita pelos nossos comerciais, pelo atendimento dos nossos funcionários em loja e pela nossa disponibilidade. Temos uma enorme capacidade de resposta quer a nível de stock, quer a nível de know-how. Exemplo disso foi a forma como ultrapassámos a crise económica dos últimos anos: por um lado, ao haver crise, as empresas não adquirem tantos equipamentos novos, por isso, têm de manter os que têm e que estão mais suscetíveis a avarias, por outro lado, notámos que as empresas do mesmo ramo desinvestiram no stock o que levou a que muitos clientes recorressem a nós. A principal dificuldade relacionada com a crise foi ao nível de cobranças”, confidenciou.

A HTubo possui três mercados distintos: o mercado local (por onde começou), o mercado nacional (onde tem crescido mais) e o mercado externo (que apesar de ter sofrido uma quebra devido à situação económica actual de Angola e Moçambique, mercados com bastante expressão no volume de exportação da empresa, foi superado graças ao empenho, dedicação e muito trabalho da equipa da HTubo).

Contando com uma equipa constituída por 25 funcionários, o nosso entrevistado salientou a importância da formação nesta área de negócio: “Aqui a formação é constante e muito importante, porque os clientes, mais do que artigos, procuram soluções”, reiterou.

“Tubos sem fim para todos os fins” é a frase que, segundo o administrador da HTubo, descreve a empresa e que justifica, também, os seus desejos e planos para o futuro: “As mangueiras e tubos industriais são uma área que eu quero desenvolver ainda mais e um dos objetivos, passa por continuar a crescer no mercado nacional e aumentar as exportações para o mercado Europeu”, finalizou.

Partilhe:
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someone