Qualidade, excelência, distinção, confiança… estes são apenas alguns dos muitos predicados da JMA Residências & Cuidados de Saúde, que tem a sua génese no seio da família Alves e que pretende assumir-se como uma referência incontornável na esfera social.

Com um conceito assente na promoção do respeito e da dignidade das pessoas, numa das alturas mais frágeis da sua vida, este projeto nasce em Loures de uma forma muito natural, com o intuito de colmatar uma evidente lacuna no concelho, e ser uma extensão do seio familiar de cada um, assumindo-se um espaço de partilha: de vida, de histórias e de respeito pelo outro.

Ao abrir os portões da JMA Residências & Cuidados de Saúde, vislumbra-se o seu universo implementado numa área de 5000 metros quadrados onde se destacam os espaços verdes e uma magnífica queda de água, convidando o residente à fruição de várias valências particularmente a marcha, o lazer e o convívio. A unidade contempla duas construções, a primeira com capacidade para residirem 20 pessoas e a segunda com capacidade para acolher 30 utentes. Todos os quartos são de tipologia individual, no entanto pela generosidade de espaço alguns recebem a designação de duplos e triplos. Cada quarto dispõe de camas articuladas para maior conforto do utente, todos são climatizados, têm amplas janelas e casa de banho privativa. O apartamento (T1) tem um hall de entrada, sala com kitchenette, quarto com cama de casal, closet, instalação sanitária e um terraço privado, estando vocacionado para pessoas com maior autonomia e mobilidade.

Em conversa com José Manuel Alves e Filipa Alves Tavares, administrador e diretora geral da JMA Residências & Cuidados de Saúde, sentimos que houve muita atenção ao detalhe neste projeto familiar, isto porque “tudo o que uma organização faz é uma afirmação da sua identidade”. E nesta afirmação de identidade destaca-se a iluminação, a decoração sóbria e elegante, a cor das paredes, os espaços envolventes e o cuidado colocado em cada pormenor. O projeto de arquitetura é familiar, por isso tudo foi desenhado com muito carinho e atenção.

A questão não é o que a JMA Residências & Cuidados de Saúde faz, mas sim como o faz. Apostando numa equipa coesa e multidisciplinar, criando uma cultura e um ADN assentes em valores familiares, será proporcionado o apoio e os cuidados que todos gostaríamos de receber, e respeitando o indivíduo e toda a sua história de vida.

Na JMA Residências ser acarinhado não é uma escolha, é um modo de vida, sem esquecer a vertente lúdica e social dos residentes que terão ao seu dispor uma panóplia de atividades: fisioterapia de grupo, aulas de yoga, workshops e tertúlias temáticas, organização de atividades culturais e ocupacionais, atividades de desenvolvimento pessoal, aulas de dança para seniores, serviços de cabeleireiro e estética, teatro, entre muitas outras. Sem descurar também os cuidados de saúde permanentes com o apoio de uma equipa diferenciada e especializada.

“Venha sentir a excelência do que nos comprometemos a realizar” e descubra um espaço que projeta uma visão moderna de uma unidade social onde a qualidade, distinção e confiança andam de mãos dadas com o respeito, dignidade, simpatia e o carinho pelas pessoas.

 

Um projeto familiar para abraçar outras famílias

A revista Portugal em Destaque foi ao encontro da família Alves, um casal e os seus dois filhos, que são os promotores da JMA Residências & Cuidados de Saúde. Com um percurso de sucesso ligado à Implantologia e Medicina Dentária, José Manuel Alves, um homem carismático e dinâmico, decidiu juntamente com a sua família criar uma resposta social que além de dar continuidade, nas suas instalações, à vida apoiada e assistida das pessoas seniores, presta ainda cuidados de saúde, garantindo que se sentirá num ambiente respeitador, seguro e familiar.

Em entrevista, José Manuel Alves clarifica que o ponto de partida é responder a uma simples questão: como gostaríamos de ser tratados? A resposta é simples: “O nosso propósito enquanto organização consiste em proporcionar o melhor bem-estar possível a uma franja da nossa população que tem um percurso e uma história de vida que merecem ser dignificados, respeitados e valorizados”. Filipa Alves Tavares, diretora geral salienta que “a questão que colocamos a nós próprios não incide no que fazemos, mas sim como fazemos aquilo que nos propomos fazer. É aqui que reside a nossa diferença em relação a outras unidades existentes no mercado”, esclarece, realçando que a ambição neste projeto é a diferenciação pela qualidade.

Visivelmente entusiasmada, Filipa Alves Tavares realçou que gosta muito de lidar com as pessoas, por isso entende que o seu papel de diretora tem que espelhar uma relação de proximidade e diálogo, quer com os colaboradores, quer com os próprios residentes e os seus familiares. De resto, salienta que está a tirar uma pós-graduação em Comunicação e Psicologia Positiva, que tem sido importante “para aquisição de ferramentas que possam ajudar os nossos seniores  a conversar, interagir e a enfrentar os seus desafios/problemas”.

Através desta estrutura residencial para pessoas idosas, que também poderá funcionar na modalidade de centro de dia, esta família pretende abraçar outras famílias, ou seja “levar entusiasmo à vida daqueles que são o nosso propósito, criar estados de espírito positivos, criar familiaridade e vínculos afetivos para que as pessoas se relacionem, de forma a combater o isolamento e assumir a nossa singularidade e autenticidade”, sublinha Filipa Alves Tavares.

Enquanto organização viva e empreendedora, a JMA Residências & Cuidados de Saúde, liderada por José Manuel Alves, Elisabete Alves, Bruno Alves e Filipa Alves Tavares, assume um caráter identitário, no qual os promotores destacam uma equipa dinâmica e qualificada para o atendimento integrado, com cuidados de saúde, cuidados especializados em reabilitação e dinâmicas sociais e de animação. E para que tudo funcione “há um conjunto de princípios operativos que norteiam a nossa ação”, ressalva destacando essencialmente: transparência relacional, verdade, integridade, confiança, proximidade, ética, respeito, educação, humildade e simplicidade, compromisso, cooperação, responsabilidade e foco no idoso e na sua família.

Partilhe:
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someone