Santo António é uma das dez freguesias do concelho do Funchal, tem cerca de 28.000 habitantes e uma área de 22 km2. “Cresce pela montanha fora, tem uma parte baixa que é a mais recente em termos urbanísticos e é onde se concentra os imóveis mais atuais”. Quem o afirma é Rui Santos, presidente da Junta de Freguesia de Santo António, que esteve à conversa com a Portugal em Destaque.

 

A verdadeira história da freguesia faz-se nas encostas e caracteriza-se por ser uma das cinco freguesias suburbanas do concelho do Funchal. Outrora dedicada à agricultura, hoje em dia concerne muitos habitantes que estiveram ligados à construção civil. Numa altura em que o país atravessou uma grave crise, as mesmas ficaram desempregadas, o que faz com que, nos dias de hoje, a freguesia tenha “um grande índice de população desempregada”.

“As pessoas estão sempre em primeiro lugar”

O trabalho deste Executivo centra-se, diariamente, no bem-estar da população, sempre com foco na parte social, “para colmatar as dificuldades financeiras das famílias”, ajudando-as com as faturas da água, eletricidade, gás e farmácia.

No caso das crianças, pagam o material escolar a alunos do 1ºciclo e para o ensino superior “criamos uma bolsa de estudo para apoiar 45 alunos”.

No que diz respeito à requalificação das habitações apoiam com material destinado à execução de pequenos restauros.

Para o bem-estar das pessoas e para garantir uma melhor acessibilidade das suas moradias também é necessário a manutenção e limpeza dos 67 km de becos e veredas. Esta tarefa é assegurada pela Junta de Freguesia ao longo de todo o ano.

Esta tem a preocupação de dinamizar atividades e eventos ao longo do ano. Comemoram o Carnaval das creches e jardins de infância, em que as crianças são levadas a realizar uma atividade própria da data: têm ainda a comemoração do dia da criança, “onde vamos ao campo do Marítimo ou ao campo do Andorinha”. Contam com 1.500 crianças. Comemoram ainda o dia da mulher e a semana do idoso e realizam um piquenique anual destinados às famílias da freguesia que conta com a participação de cera de 800 pessoas.

Têm também várias formações em diversas áreas, nomeadamente em línguas como inglês, alemão e espanhol, informática, pintura de tecidos e corte e costura. Ainda apostam no ensino às pessoas mais idosas que sofrem de iliteracia.

Como complemento a estas formações, e ainda como ocupação dos tempos livres da população, a Junta tem um ginásio ao dispor onde são ministradas aulas de zumba, hapkido e karaté à noite, funcionando esse espaço durante o dia de apoio aos munícipes da freguesia com mais de 55 anos, com aulas de ginástica.

Cinco paróquias, cinco santos, cinco festas

Santo Amaro, Graça, Santo António, Visitação e Álamos são as festas que a freguesia acolhe, principalmente, no mês de junho. Mas a grande festa é a do Santo Padroeiro da Freguesia, o Santo António, que conta com “um desfile concurso de marchas populares que já vai na 21ª edição onde premiamos as melhores marchas e damos um prémio de participação a todas para incentivar a participação e a qualidade”, explica.

Promover o turismo

Para dar a conhecer pormenorizadamente Santo António, a Junta decidiu criar um roteiro turístico em parceria com a Casa do Povo de Santo António. Para além da promoção através dos flyers, estará disponível uma aplicação informática, “que permitirá que as pessoas tenham destaque dos pontos principais da nossa freguesia, os melhores restaurantes e  também os negócios que se queiram associar ao projeto”, avança o presidente.

“Convido todos a visitarem a Madeira e não se esqueçam de passar nos pontos bonitos que a nossa freguesia tem, como é o caso do Miradouro do Pico dos Barcelos, o novo Miradouro do Paredão, as capelas antigas, os fontanários históricos, a Torre do Capitão e o Jardim das Madalenas. Visitem os nossos espaços comerciais, a biblioteca e o arquivo regional e as piscinas olímpicas da Madeira. Temos muito para oferecer e somos capazes de proporcionar um dia interessante aos nossos visitantes”, conclui Rui Santos.

Partilhe:
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someone