A freguesia de Almendra, no concelho de Vila Nova de Foz Côa, distrito da Guarda, tem muitas potencialidades a aproveitar. Este é o segundo mandato do presidente João Afonso, que nos revelou ter vários “projetos audaciosos”, uns de caráter turístico, outros relacionados com as necessidades da freguesia.

O projeto mais relevante, sem descurar os outros, é a criação de um hostel, utilizando um espaço devoluto propriedade da junta de freguesia. “É uma forma de dar o exemplo, aproveitando o que existe e dar uso proveitoso para todos”, explicou João Afonso. Desta forma, promove-se o empreendedorismo havendo a possibilidade de criação do próprio emprego sendo uma alternativa, ao motor económico da região a agricultura como atividade profissional. Este é um espaço que pretende suprir as necessidades deste tipo de alojamento na região e dar-lhe outra atratividade, ou não fosse conhecida como uma das mais bonitas vilas históricas de Portugal. Assim, podem receber condignamente os seus visitantes e explorar as maravilhas que a freguesia e Douro Vinhateiro têm para oferecer. Este é um projeto em andamento que conta com o apoio do município de Vila Nova de Foz Côa.

No que se refere aos projetos que constituem uma necessidade e não são de carisma turístico, João Afonso revelou intenções de construir um armazém para colocação de ferramentas de jardinagem, guardar máquinas (se estas forem adquiridas), entre outras utilizações; também ambiciona construir um auditório na escola primária que sirva para albergar vários eventos com conforto e pondera-se a edificação de piscinas, embora “uma das grandes preocupações neste momento é a falta de água e estamos na dúvida se as piscinas são prioritárias ou se o é um sistema de armazenamento, drenagem e abastecimento de água para agricultura, vamos ver os efeitos da seca para averiguar o que será mais adequado”, referiu o presidente.

Através de apoios do município, Almendra está a restaurar os altares das igrejas, que datam do século XVI. Em talha dourada, encontravam-se degradados e é vital que se valorize o património. Foi restaurada também uma tela antiquíssima da Igreja Matriz, que já se encontra exposta numa das paredes laterais da Igreja Matriz

Um presidente próximo dos seus fregueses

“Tento ser ao máximo um presidente próximo da população, é exigente, sendo funcionário de uma autarquia no concelho vizinho, mas gozando do estatuto de eleito local, revelou João Afonso, “todas as quartas-feiras estou na junta de tarde, porque é o dia em que o Espaço de Cidadão e o Posto Médico estão abertos, cumprindo assim nesse dia todas as necessidades dos fregueses, também temos atendimento ao público aos domingos de tarde, o dia em que a população está mais disponível, para se deslocarem à junta”.

A população idosa é uma preocupação. Os cidadãos seniores nunca são descurados: as instituições de cariz social, como por exemplo a Cruz Vermelha, recebem todos os apoios possíveis. A própria freguesia dispõe lar de idosos, administrado pela Fábrica da Igreja Paroquial de Almendra.

Da mesma forma, as crianças também são cuidadas: foi criado um Programa de ATL, em cooperação com a Cruz Vermelha – Delegação do Côa, que operou durante os meses de verão, tornando-se uma mais-valia, cuja adesão superou as expectativas, sendo uma “atividade a repetir. Gostava que a aldeia tivesse mais empreendedores jovens. Seria uma forma de atrair e fixar população”, confessa João Afonso, “havendo mais emprego, haveria mais pessoas a morar aqui, até a recuperar casas já existentes que têm fachadas belíssimas. Fica o desafio aos leitores”.

Festividades

A principal festa da região são as festividades de Nossa Senhora do Campo, a qual ocorre no fim de semana a seguir à Páscoa. Estes são dias em que se vive a devoção pela Padroeira tendo muita afluência, nomeadamente de emigrantes que aproveitam para regressar à terra.

Para concluir, João Afonso aproveita para desejar a todos os almendrenses e amigos de Almendra “um ótimo Natal e Ano Novo” e relembra que “os membros do executivo estão disponíveis para os seus fregueses”.

Partilhe:
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someone