Todos os anos são inaugurados centros comerciais e supermercados mas não há nada como fazer as compras no mercado tradicional. Frutas e legumes de qualidade, peixe fresco e até pão acabado de cozer são alguns dos produtos que podemos encontrar no Mercado Municipal de Faro. Venha conhecer este equipamento gerido pela Ambifaro desde 2015 que alia a tradição ao modernismo.

“A Ambifaro – Gestão de Equipamentos Municipais EM foi formalmente criada a 28 de março de 2015, resultado da fusão entre o Mercado Municipal de Faro, E.M. e a Ambifaro – Agência para o Desenvolvimento Económico de Faro, E.M. A Ambifaro é uma empresa municipal com capitais exclusivos do município farense, sendo ele o acionista único”. Esta é a apresentação feita por Sandra Ramos, atual Presidente do Conselho de Administração. A assumir esta função há apenas um mês, está ligada ao projeto desde sempre e as suas raízes estão no Mercado Municipal. Quase a completar 11 anos de existência, comemorados a 8 de fevereiro de 2018, este equipamento tem feito as delícias de todos os visitantes e sido um motivo de orgulho para todos os habitantes da região.

Promover Faro

Sediada em Faro, é para esta cidade que se trabalha. Para além de gerir o Mercado Municipal, a Ambifaro dedica-se à organização de vários eventos ao longo do ano para promover a região. Seja de forma individual ou em parceria com algumas associações do concelho e com a própria Câmara Municipal de Faro, destacam-se nomes como o Festival F, o Alameda Beer Fest e a Feira de Santa Iria. Porque estamos quase no final do ano, importa referir que o programa para a Passagem de Ano na cidade de Faro foi pensado para a população local mas promete atrair pessoas de outros concelhos e até visitantes de fora. Definido em conjunto com o município, o cartaz principal convida o músico Tiago Bettencourt a subir ao palco do Jardim Manuel Bivar. Algumas atuações como a do DJ Ride e a do Grupo Mopho são já conhecidas, bem como as tendinhas de comes e bebes que rodearão o recinto. A noite termina com um espetáculo piromusical que continua a ser um dos pontos mais altos deste evento.

“Centro Comercial Moderno”

Quando entramos no Mercado Municipal de Faro rapidamente percebemos que o comércio tradicional e o modernismo de um centro comercial se fundem na perfeição. Sandra Ramos costuma denominar este espaço como um “centro comercial moderno” e a sua estrutura não deixa ninguém indiferente. Aqui podemos encontrar várias bancas de fruta, legumes, pescado, pão, flores e outros produtos que se distinguem pela sua apresentação e frescura. Quem aqui vem fazer as suas compras tem a possibilidade de aceder à Loja do Cidadão e até ao Balcão das Finanças. Além destes serviços públicos, a utilidade de outros negócios como os restaurantes, talhos, confeitarias, papelaria, cabeleireiro, loja de saúde e bem-estar e até o supermercado Pão de Açúcar representam uma mais-valia. “Ou seja, quem gosta de vir ao Mercado comprar a fruta ou o peixe pode usufruir ainda, no mesmo edifício, de uma série de serviços complementares. “No mesmo espaço encontramos um pouco de tudo e resolvemos até os nossos assuntos pessoais”, completa a Presidente do Conselho de Administração da Ambifaro. Em média, estima-se que o Mercado Municipal de Faro receba cerca de 4500 visitantes por dia. Um número composto pela população local e habitantes de outros concelhos mas também por turistas. Atraídos por um conceito diferente e inovador, são muitos os residentes estrangeiros que procuram conhecer as tradições deste comércio tão antigo, mas que continua tão vivo! Este é um espaço que tem contribuído para o desenvolvimento e crescimento da região, por isso, a Ambifaro tenta promover as potencialidades do mercado ao máximo. Este ano a grande novidade são as iluminações de Natal que têm trazido bastantes curiosos. “Costumamos fazer uma iluminação mais “caseira” e de pequena dimensão mas achámos que já estava na altura de presentear os nossos operadores e visitantes com uma iluminação e decoração diferente, mais atrativa e pensada ao pormenor para o nosso espaço, “destaca Sandra Ramos”.

Apostar no Mercado

Aproveitando esta época festiva são várias as empresas que procuram divulgar os seus serviços e produtos, colocando-os à venda durante alguns dias no Mercado Municipal de Faro. Estes espaços temporários trazem até à cidade, chocolates, licores e até produtos de estética, atingindo um público maior e diferenciado. Esta aposta tem-se revelado um sucesso e as marcas acabam por registar um elevado número de vendas neste espaço. Um exemplo desse êxito foi a Feira do Chocolate, realizada pela primeira vez em 2017, que contou com cerca de 24 expositores. O feedback não poderia ter sido mais positivo para as marcas que alcançaram números superiores aos aferidos nas feiras reconhecidas a nível nacional. Para o ano, a Ambifaro pretende repetir a experiência, num espaço totalmente remodelado que permitirá expandir a Feira.

Mas os acontecimentos alusivos à época natalícia não ficam por aqui e começam já no dia 21 até ao dia 24 de dezembro. “Podem visitar a nossa Feira de Natal com sugestões de presentes diferentes, maioritariamente artesanais e onde a doçaria de Natal marcará forte presença. Momentos musicais e a vinda do Pai Natal caracterizam a animação da Feira. “Convido-vos a visitar o Mercado Municipal e a descobrir a magia do Natal”, acrescenta.

Próximas novidades

Apesar do espaço convidar qualquer pessoa a entrar, quer pela sua beleza, organização, exposição e variedade de produtos, pode ainda ser melhorado e em breve teremos novidades nesse sentido. No próximo ano, a praça central exterior será remodelada através de uma obra de fundo, permitindo acolher novos eventos, não só organizados pela Ambifaro como também por alguns parceiros privados que manifestam interesse em alugar o espaço. Mais do que um local comercial, pretende-se que quem entra aqui possa partilhar experiências, por isso também a área interior sofrerá uma intervenção: “ a criação de uma zona de lazer e trabalho, onde quem nos procura poderá degustar os produtos aqui adquiridos, num ambiente de convívio, ou mesmo trabalhar num ambiente acolhedor”. Uma ideia que irá certamente impulsionar o espaço e impulsionar o consumo no comércio tradicional.

O objetivo é continuar a apostar nas feiras e eventos e ao mesmo tempo dinamizar a cidade e atrair mais visitantes ao Mercado. Desta forma, Sandra Ramos deixa um convite a todos os leitores: “Temos no Mercado Municipal de Faro tudo aquilo que de melhor a região tem para nos oferecer. Façam as vossas compras de Natal no comércio tradicional, com uma simpatia inquestionável, um atendimento personalizado e produtos de qualidade que marcam pela diferença”.

Partilhe:
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someone