A Mirapack é uma empresa de referência a nível nacional na área da embalagem, sobretudo no fabrico de sacos de papel personalizados.

Para melhor contextualizarmos os nossos leitores, elabore uma pequena apresentação sobre a Mirapack. Como e quando surgiu?

Começou em 1998, na pequena garagem da casa da gerente, Maria Clara dos Santos Menacho, em Portomar. A mesma fazia a venda porta-a-porta de sacos de plástico. A primeira sede oficial foi numa rua próxima, com a instalação das primeiras máquinas. Sendo assim, com o aumento de trabalho, a mudança era inevitável, e de malas e bagagens instalou-se na Zona Industrial de Mira. Neste momento, com o aumento no investimento de máquinas, já que há que acompanhar a exigência do mercado e diversificar os produtos, a Mirapack encontra-se num espaço com cerca de 4.000 m2, a pouco metros do anterior armazém.

Quais os produtos que esta empresa fabrica e comercializa? E quais as suas mais-valias num mercado cada vez mais competitivo?

Os clientes da Mirapack vão desde a pequena loja de roupa da esquina até às maiores multinacionais, no entanto todos eles são tratados da mesma forma e cuidado. A Mirapack fabrica e comercializa sacos de papel e plástico assim como embalagens em cartão, neste momento há a aposta em caixas rígidas. O que distingue a Mirapack é o seu rigor, qualidade e rapidez na entrega da encomenda. Cada vez mais conseguimos ter curtos prazos de entrega, mesmo para encomendas de grande volume.

A Mirapack encontra-se de parabéns pois celebra este ano 20 anos de presença no mercado. Qual o segredo do sucesso?

O sucesso fica a dever-se ao forte empenho e espírito de camaradagem de toda a equipa Mirapack. Ao longo do tempo fomos habituando clientes e fornecedores a um contacto de muita proximidade. Em cada patamar do sucesso, as relações profissionais chegaram mesmo a criar laços de amizade que foram perdurando ao longo dos anos. A grande maioria desses clientes e fornecedores, continuam connosco e sem dúvida alguma que é com eles que tem de ser dividido o nosso êxito comercial. Nos momentos difíceis, e têm sido muitos, o envolvimento da Mirapack na indústria transformadora do papel converteu-se dentro de portas e além fronteiras, graças a um forte investimentos naquilo que é o core business da empresa: sacos de papel com asa de cordão. Construímos novas instalações, acompanhamos a evolução da maquinaria, formámos novos funcionários e, sobretudo, ganhámos novos clientes. Foi com esta simples receita que chegámos ao sucesso e à celebração dos 20 anos.

Como pode caracterizar a equipa da Mirapack?

A equipa da Mirapack é composta por diversas valências: produtivas, comerciais, tecnológicas e administro-financeiras, entre outras. A equipa caracteriza-se numa só. A união e o esforço conjunto resultam numa massificação de resultados positivos que acabam por desmistificar a importância do sucesso. Cada pessoa da equipa percebe a sua importância no desenvolvimento de determinada tarefa. O resultado final é depois determinado por um esforço coletivo, onde a liberdade e disciplina no trabalho resultam em pleno na percussão feliz do objetivo principal da empresa: ter sucesso e causar felicidade a todos os que nela trabalham.

Quais as vantagens e desvantagens da localização geográfica em que se encontram sediados?

Não existem desvantagens relevantes em relação à localização da empresa, até está bem localizada em termos estratégicos, visto que estamos entre Aveiro e Coimbra e sobretudo, à porta de uma autoestrada, A17.

Estão presentes em cada vez mais países do mundo. A exportação e internacionalização da Mirapack é o caminho a seguir? Porquê?

O desafio é cada vez maior, e a capacidade de resposta é evidente. Em termos de internacionalização o principal concorrente é a China, e estamos em vantagem em termos de localização. Para um mercado cada vez mais exigente e sem tempo para esperar a Mirapack está muito bem lançada. São os desafios que fazem mover o mundo e a internacionalização é o desafio e a exigência que coloca qualquer empresa à prova. A Mirapack só pretende mostrar naquilo em que é realmente bom e está preparado para tal.

Partilhe:
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someone