Uma panóplia de serviços de qualidade, uma oferta atrativa de produtos e um atendimento diferenciado são alguns dos motivos que distinguem este espaço de saúde. A Farmácia Rosa Nunes já existe desde os anos 60 e continua a inovar, alcançando uma posição de referência em Portimão. Venha conhecer este local que conta com uma equipa jovem e dinâmica, onde o aconselhamento é privilegiado e cada cliente é único.

O nome deve-se à antiga proprietária e o negócio surgiu entre os anos 50 e 60. Como um típico negócio familiar, a Farmácia Rosa Nunes vai já na segunda geração e desde 1982 que José Carlos Nunes assume a sua direção técnica. Esta função é dividida com a esposa, Ana Maria Nunes Duarte que abraçou este projeto há mais de 25 anos, após uma carreira como analista. A paixão pela saúde e o bem-estar da população é comum a toda a equipa e tem tornado esta farmácia uma referência em Portimão. A atividade principal centra-se na dispensa de medicamentos sujeitos a receita médica ou não sujeitos (alguns de venda exclusiva em farmácia) mas a gama de produtos é ampla. A secção da dermocosmética assume um grande destaque, seja para senhora, homem e até bebés com a vertente de puericultura. A estes juntam-se artigos de veterinária, promovendo o bem-estar dos animais, os suplementos alimentares e ainda produtos ligados à ortopedia. “Todos estes produtos e segmentos constituem mais-valias para a farmácia. Temos que inovar e oferecer produtos diferenciados no âmbito da atividade farmacêutica. Este é um espaço de saúde, com profissionais de saúde e não “retalhistas de medicamentos” como já fomos denominados. Além dos medicamentos, dispensamos uma série de produtos complementares no tratamento das diferentes patologias no sentido de proporcionar uma melhor qualidade de vida, sempre focados no doente”, afirma Ana Maria Duarte.

Serviços diferenciados

Rastreios à população para perceber o seu estado de saúde, seja através do cálculo do colesterol, medição da tensão arterial ou exame do pé diabético fazem parte do leque de serviços da Farmácia Rosa Nunes dirigidos à comunidade. Quando cá chegou e por ser a sua primeira área de formação, Ana Maria Duarte implementou a determinação de parâmetros bioquímicos. Mas o cuidado e a atenção com o doente não fica por aqui. “Fazemos ainda a preparação individualizada do medicamento – um serviço extremamente importante para que os doentes tomem a medicação corretamente. Para aqueles que já não conseguem gerir as tomas diárias, apenas têm que trazer os medicamentos e nós organizamos por alguns dias ou semanas. Utilizamos grande parte do nosso tempo na execução desta tarefa minuciosa e de extrema responsabilidade como facilmente se depreende”, completa a farmacêutica. Dentro da atividade, este espaço conta ainda com mais três vertentes que o diferenciam, até porque não estão tão implementadas nas outras farmácias da região e até do país. A Farmácia Rosa Nunes dispõe de um laboratório onde se procede à preparação de medicamentos manipulados, recebendo várias receitas do Algarve e do Baixo Alentejo. Devido à crescente procura e interesse, foi implementado o serviço de nutrição sugerido a todos os que visitam o espaço e mostrem vontade de perder peso ou adotarem uma alimentação equilibrada e um estilo de vida mais saudável. Nesta área, o acompanhamento e aconselhamento revela-se fulcral para que todo o processo resulte. E por último mas não menos importante, encontra-se a homeopatia, uma especialidade terapêutica que se encontra em franco crescimento e que é alvo de interesse e procura de muitos clientes. Assim, a direção tem motivado a equipa nesta área e investido na sua formação, diferenciando assim o aconselhamento.

Novas instalações, novos clientes

Não se afastando do local de origem mas apostando na inovação, o novo espaço da Farmácia Rosa Nunes foi inaugurado há dois anos. Contrariando a estrutura das antigas instalações, as novas oferecem secções organizadas e funcionais, com bastante luminosidade, resultando num lugar bonito e agradável. Desta forma, aumentaram a oferta de produtos e conseguiram angariar mais clientes que são atraídos pelo espaço e pelas opções disponíveis, sabendo que aqui encontram o que precisam. Desde 2015 que os números têm crescido de forma equilibrada em todas as áreas e cada vez mais se defende a teoria de que já não há desculpas para não cuidar da nossa saúde. Inserida numa região bastante turística, esta farmácia acaba por sofrer os efeitos da sazonalidade. Porém, não é uma farmácia de praia e está localizada numa das artérias principais de Portimão onde se encontram vários serviços. Sejam clientes de fora que se encontram de férias ou de passagem, clientes da terra e até outros que chegam dos concelhos vizinhos, todos reconhecem o atendimento de qualidade providenciado pela Farmácia Rosa Nunes. Aqui, a equipa disponibiliza-se de imediato a arranjar rapidamente algum produto que esteja em falta, mesmo que possa comprometer o tempo de espera, até porque “faz muitas vezes a diferença no atendimento e a generalidade dos clientes reconhece o nosso empenho”.

“Temos uma equipa muito jovem de que muito nos orgulhamos e que nos traz algumas vantagens. A formação é fundamental, há mais farmacêuticos a entrar no mercado de trabalho, como consequência do aumento do número de cursos superiores. No entanto, a idade continua a ser um posto nesta atividade e a experiência é extremamente importante, seja na segurança é credibilidade no aconselhamento, na resolução de situações relacionadas com o atendimento, nem sempre fáceis de gerir. Temos colaboradores que integram a equipa desde o início e neste momento somos 22 pessoas”, reforça a farmacêutica e analista.

ADN de proximidade

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades mas quando se trata de saúde, a farmácia continua a ser o primeiro ponto a que as pessoas recorrem. Apesar de ter uma dimensão maior, a Farmácia Rosa Nunes privilegia como ADN do espaço e do farmacêutico, uma relação próxima com o cliente. Alguns deles visitam este local desde a sua fundação e veem nestes profissionais de saúde os seus confidentes. Uma confiança conquistada ao longo dos anos a que se junta um aconselhamento personalizado que nunca é descurado. “Esta atividade funciona na base do atendimento e do aconselhamento e é por aí que nos diferenciamos. Mais do que uma farmácia, este é um espaço de saúde, com profissionais que dispõem de ferramentas para o fazer ao mais alto nível, por isso defendo e recordo à equipa a importância de prestar um atendimento de excelência”, assegura.

Assim, a Farmácia Rosa Nunes encontra-se de portas abertas durante todo o ano, com horários alargados, respondendo às necessidades da população. Para garantir um atendimento rápido e de qualidade, a direção técnica tem aumentado a equipa e espera vê-la estabilizada no próximo ano. Para o futuro, o principal objetivo é consolidar a sua posição enquanto farmácia de referência, apostando sempre na qualidade do atendimento e a vontade de desenvolver novos projetos virados para a comunidade.

Partilhe:
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someone