A marca Pizzarias Ricardo é um grupo de referência no ramo da restauração com quatro restaurantes presentes ao serviço da região Vale de Sousa. Comemora, este ano, duas décadas de existência e em entrevista à Portugal em Destaque, o administrador, Óscar Novais, fala sobre o conceito e desenvolvimento do negócio e ainda projetos reservados para um futuro próximo.

 

A história do Projeto

“O projeto começou em 1998 com a abertura do nosso primeiro restaurante em Paredes Destacámo-nos desde cedo por ter um menu diversificado que consegue satisfazer os gostos de cada um, especificamente a nível de snack-bar e pizaria, e além disso, é acessível para todas as carteiras. Obtivemos uma resposta muito positiva do mercado, conseguindo uma carteira de clientes abastada, e tudo isso impulsionou a nossa implantação da marca pela região do Vale de Sousa. Temos quatro restaurantes presentes em Penafiel, Lousada, Felgueiras e Lordelo (Paredes)”.

Um conceito pioneiro

“A nossa marca tem um ponto muito forte que é o serviço de entregas ao domicílio. Fomos os primeiros da região a implantar esse préstimo pois queremos satisfazer todas as necessidades dos nossos clientes e aliar o prazer de estar a comer no conforto da sua casa. É agradável estar sentado no sofá a ver televisão e a comer uma piza, sem aquela confusão gerada pelo fluxo de clientes que normalmente os restaurantes estão associados. No inverno, os pedidos de entrega disparam especialmente nas lojas de Lordelo e Lousada. No caso da pizzaria de Penafiel, não existe uma corrente tão forte dado que os clientes preferem ir ao estabelecimento para as crianças usufruírem do parque de diversões que temos na sala”.

Jovialidade e espírito de equipa

“A nossa equipa de trabalho é sobretudo jovem que representa o dinamismo que a nossa marca sugere. O serviço em restauração requer esforço, muita dedicação e acima de tudo amar o que se faz. O acompanhamento ao cliente, as sugestões, a atendimento personalizado, a atenção comedida, a climatização da sala, limpeza, a música ambiente… estes aspetos obviamente que podem ser trabalhados mas também tem de partir da pessoa e no nosso grupo eu sinto isso. Também existe muito trabalho da nossa parte, enquanto formadores, da transmissão de certas filosofias. Por exemplo, ensinámos sempre que só servimos o que acharmos que está bom para nós. E é a partir desse cunho pessoal que oferecemos um bom atendimento. Eu tenho noção de que eles são o cartão de visita da casa, por isso eles têm um peso enorme na fidelização de um cliente ou não, e o nosso papel é formá-los nesse sentido e providenciar todas as condições para que exerçam um bom trabalho. Na pirâmide de prioridades, os nossos funcionários ocupam a segunda posição, deixando a primeiro lugar que é a prioridade de todos nós”.

Homenagem como agradecimento

“Todos os anos, pela altura do natal, o nosso grupo realiza o jantar de natal de toda a equipa. Somos cerca de 80 pessoas e para nós, é sem dúvida, o dia mais importante do ano: o dia em que homenageamos o todo trabalho desempenhado ao longo das épocas. Nesse dia esquecemos todas as responsabilidades ou problemas. Esse é o único momento que temos para estarmos todos juntos e desfrutar das relações de amizade que aqui criámos. Esses laços são fortes pois passámos muitas horas juntos,… É uma segunda família. Por isso é que todos os anos temos uma ocasião temática. O tema do ano passado foi o Jantar de Gala mas ainda há dois anos, alugámos autocarros e fomos passar o dia na Serra da Estrela com direito a diversas atividades. Eles merecem este reconhecimento. Sem eles, não fazíamos nada”.

Perfil do cliente

“Uma das nossas preocupações é ter uma relação estreita com o nosso público e portanto projetamos um ambiente harmonioso para todas as classes, faixas etárias e género. Temos por um lado, um leque de clientes muito familiar, ou seja, os pais que levam as crianças ao estabelecimento e conseguem reunir-se ali e ter um momento em família, por outro lado, temos os jovens que escolhem o nosso espaço para comemorar o aniversário, jantares de turma, despedida de solteiros, reuniões de amigos… Nesta panóplia de clientes não conseguimos traçar um perfil, nós temos de tudo um pouco. E claro, na época balnear recebemos sempre muitos turistas que vêm conhecer a região do Vale de Sousa e nós estamos preparados e disponibilizamos recursos para que não sintam dificuldades. Por exemplo temos o cardápio disponível em inglês que é uma mais-valia para apoiar a escolha do cliente”.

Responsabilidade Social

“Na nossa perspetiva é fulcral cumprir com o nosso dever social, não podemos esquecer da envolvente contextual que nos rodeia e há que assumir esse papel. No que toca a apoios, faz parte da nossa ética cooperar com diversas instituições sociais, culturais e desportivas e ainda focar na preocupação ambiental. Nós dispomos de um programa de contenção de emissão de gases poluentes e de proteção das estradas, adotando uma conduta correta e responsável”.

O balanço de duas décadas

“Esta data significa acima de tudo muito trabalho, dedicação e muitas horas perdidas em prol desta empresa. Não é possível conseguir chegar até este ponto sem muito trabalho… Não falo por mim, pois só faço parte da administração há 16 anos mas falo pelos que estavam desde o início. Dei continuidade ao trabalho deles e chegamos aos 20 anos. Como em todas as empresas existem períodos menos bons, mas é importante prepararmos esses possíveis acontecimentos e portanto preparar uma retaguarda segura para subsistir às adversidades. Queremos continuar no mercado por muitos mais ano, queremos acompanhar as tendências a assistir ao crescimento dos nossos clientes, é muito gratificante ver que certos clientes frequentavam os restaurantes quando eram jovens e continuam a ir, mas agora, com família já formada. É muito compensador, é ver o resultado do nosso trabalho neles”.

A nova imagem

“O grupo anda a preparar a nova imagem já há algum tempo… Vivemos um período de remodelações nas instalações, a mais recente foi na loja de Lousada que fizemos uma mudança drástica. O nosso próximo foco é trabalhar nas lojas de Felgueiras, Lordelo e Penafial, simultaneamente, e alterar as mobílias, toalhetes… A nova imagem é muito objetiva, clara, mais atual! Não criámos nada de raiz, mas adaptamos a um novo modelo. O grupo celebra os 20 anos e portanto, consideramos que este é o momento certo para uma nova linha”.

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