A estratégia da IMG assenta principalmente na qualidade dos seus produtos e serviços e no contacto direto com os seus clientes, criando assim uma relação de confiança e transparência. Falamos de uma empresa dinâmica que tem pautado o seu percurso por uma grande visão estratégica, a par de uma imagem de credibilidade nos mercados onde atua, como contam em entrevista os seus administradores, Manuel Marinho e Rui Rosário.

Com a premissa de conhecer de forma mais aprofundada o mundo onde gravita a IMG – Instalações e Manutenções Gerais, a revista Portugal em Destaque, falou com os empresários Manuel Marinho e Rui Rosário, que abordaram a sua génese, crescimento e expansão, bem como o mercado e os projetos que a empresa pretende abraçar em termos de futuro.

Criada em 2007, a empresa nasce pelas mãos de dois empreendedores carismáticos e dinâmicos que orientaram a sua atividade profissional por uma grande visão estratégica, sentido de responsabilidade e paixão. Fruto de uma vasta experiência, Manuel Marinho e Rui Rosário conseguiram que a empresa alcançasse uma posição assinalável, sustentada pelo know-how, qualidade e profissionalismo. Valorizando o passado, vivendo o presente e pensando no futuro, a IMG adota uma filosofia vanguardista, estando sempre um passo à frente do seu tempo, tendo como linhas orientadoras para a prossecução dos seus objetivos, a simplificação da criação de conhecimento e a criação e disponibilização de soluções de qualidade. Estes ideais expressam a sua determinação em oferecer as soluções mais avançadas que vão ao encontro das necessidades de uma sociedade em constante evolução. Estes valores basilares encontram-se ainda representados na manifestação do seu empenho num percurso de contínua inovação.

Fundada há 11 anos, a IMG – Instalações e Manutenções Elétricas Gerais começou por ser uma empresa de fornecimento de mão-de-obra, que com um forte espírito empreendedor, trabalho, persistência, sacrifício e vontade de vencer conseguiu um crescimento e desenvolvimento assinaláveis. Em 2010, passa a denominar-se apenas IMG – Instalações e Manutenções Gerais, e a apostar na execução de obras próprias para empreiteiros gerais, o que lhe proporcionou uma evolução e uma posição forte no mercado, tendo ainda uma boa margem de progressão.

A esfera de influência geográfica da empresa começou por ser a região de Braga, mas há quatro anos surgiu a oportunidade de trabalharem em Lisboa e os dois empreendedores não hesitaram, o que permitiu um crescimento mais acentuado da organização empresarial. “Hoje, a IMG assume uma presença assídua no mercado nacional de norte a sul do país, contudo o volume de negócios é francamente superior na região de Lisboa”, referem, salientando que a crise acabou por ser um momento de oportunidade em que a empresa viu-se obrigada a procurar novos horizontes, mercados, a reinventar-se no cenário empresarial e a trabalhar para o cliente final.

O core business da IMG centra-se nas instalações elétricas e instalações mecânicas, na área da climatização, contudo há cerca de meio ano, os dois empresários decidiram ‘aventurar-se’ no mercado imobiliário, com o intuito de proceder à construção, promoção e venda de imóveis. “Neste momento, temos um projeto em mãos, que vai ter início em janeiro de 2019, referente a um prédio no Gerês com finalidade de venda”, adiantam Manuel Marinho e Rui Rosário, realçando que andam constantemente à procura de imóveis em várias zonas do país.

Hoje, a IMG conta com uma vasta carteira de clientes/parceiros e atua com especial enfoque no mercado dos escritórios, lojas e indústria, tendo inclusive preconizado “obras de grande destaque para empresas internacionais com sede em Portugal”.

Com uma equipa de 40 colaboradores distribuídos a nível nacional, os dois entrevistados assumem que uma das maiores dificuldades sentidas é ao nível da contratação de mão-de-obra qualificada nas áreas de eletricidade, mecânica e engenharia civil. Por isso, é nos seus colaboradores mais antigos que confiam e a quem agradecem a lealdade e dedicação à empresa.

Chaves do Sucesso

Dinâmica, proatividade e entreajuda, estes são os pilares do crescimento do negócio, de acordo com os empresários que se assumem como “os guerreiros do Minho”, essencialmente por tudo quanto passaram. Por outro lado, outro ingrediente importante num percurso de sucesso é a atenção na própria empresa e em como ela pode melhorar e crescer, por isso com naturalidade dizem “nós não temos concorrência, a concorrência somos nós próprios”, transmitindo que o seu foco é prestar um bom serviço aos seus clientes, com qualidade no trabalho e nas parcerias, “sempre com honestidade, transparência e sentido de responsabilidade”.

Com os olhos postos no futuro

Como objetivos estratégicos, Manuel Marinho e Rui Rosário pretendem apostar na criação de valor sustentável e na obtenção dos mais altos níveis de qualidade, uma opção estratégica que tem ajudado a consolidar todos os processos e a estrutura organizacional, funcionando como catalisador para o crescimento da IMG.  Assim, em 2019 os dois empresários querem continuar a apostar no ramo imobiliário e desenvolver essa área, mas também encontrar novas áreas para investir. A par disso, pretendem continuar a ser cada vez mais uma referência de qualidade.

Partilhe:
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someone