Todas as construções têm uma história e, tantas vezes, as mais difíceis são as que se tornam mais saborosas. Falar do Queijo Fresco da Quinta das Romãs é provar uma dessas histórias que sabe bem ouvir, cheia de trabalho cumplicidade e paixão. A QR é uma empresa familiar a produzir queijo fresco desde 1988, pouco tempo depois desta família, dois professores e cinco filhos na altura, terem resolvido deixar a cidade e iniciarem uma aventura campestre. Foram experimentando com muita curiosidade e prazer tudo, numa quinta onde quase tudo estava para fazer: semear, plantar, ter, ver nascer e crescer animais…

 

“Uns amigos que conhecíamos então ofereceram-nos os primeiros seis borregos que cresceram e se transformaram em ovelhas.  E começou assim uma experiência de transformar o leite em queijo, aprender a fazer o requeijão, o almece”.

Das inúmeras árvores de fruto que havia na quinta “não conseguíamos tirar pouco mais do que o prazer de diospirar, laranjar, pessegar, nesperar, diretamente da árvore… E foi então que fizemos um projeto que nos permitiu começar a queijaria”. Com a ajuda, a presença e o saber fazer de dois amigos que estarão para sempre ligados a esta construção e ao seu sucesso.

“Nesta fase, para além de professores, construtores, pedreiros, caiadores, semeadores acrescentámos uma nova habilidade: queijeiros”. Começaram por ser uma queijaria muito pequena com uma distribuição local. Em 2008 foi construída a atual QR. “Foi um passo bom. Alargamos a distribuição, empregamos algumas pessoas”.

O queijo continua a ser feito com rigor, obedecendo a todos o requisitos e exigências da modernidade mantendo ao mesmo tempo o seu cariz artesanal. “Algumas pessoas perguntam-nos muitas vezes a que se deve a diferença que encontram nos QR”. A Queijeira Chefe refere sempre a paixão e o acreditar neste projeto que envolveu até determinada altura toda a família,  à textura suave,  ao facto de não ter qualquer tipo de conservantes, aditivos ou fermentos lácteos.

Onde se podem encontrar os QR? Neste momento já um pouco por todo o país. A Queijaria das Romãs dispõe de uma rede de distribuição própria assegurando assim um relacionamento comercial mais próximo e personalizado com os seus clientes.

Se quiser provar estes deliciosos queijos frescos poderá encontrá-los em superfícies como o El Corte Inglês, algumas lojas Continente e Intermarché, e também em pequenas mercearias de Bairro da Grande Lisboa, em Coimbra e no Porto, noutras cidades igualmente importantes do Alentejo e Algarve.

A hotelaria e restauração são também vias muito importantes de divulgação dos produtos da Queijaria das Romãs e “temos atualmente um leque muito grande de clientes, em todas as zonas de maior afluxo turístico”.

Com perspetivas futuras muito vincadas, os proprietários pretendem continuar a consolidar aquilo que têm vindo a desenvolver. Querem continuar um caminho assente no crescimento dos clientes onde já estão, alargar e dar a conhecer os seus produto. A ambição passa ainda por acrescentar produtos novos à lista, um projeto para a futuro.

 

 

Partilhe:
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someone