Há alguns anos atrás, a Freguesia dos Prazeres, na Calheta era um local de passagem mas cedo se tornou num ponto de paragem e visita obrigatória. A Quinta Pedagógica surgiu em 2000 como um projeto de valorização do mundo rural e tem envolvido não só os habitantes locais como turistas, dinamizando a região. Fique a conhecer este espaço que alia a natureza e o ambiente à agricultura e aos sabores que têm conquistado prémios nacionais e internacionais.

“Este é mais do que um jardim. É um espaço agrícola com pomares, plantas, ervas aromáticas e algumas flores”. É assim que o pároco Rui Sousa começa por caracterizar a Quinta Pedagógica dos Prazeres. Quando chegou à paróquia desta freguesia do concelho da Calheta, em 1998, deparou-se com um terreno abandonado, no antigo passal da igreja e decidiu ocupá-lo de uma forma que fosse interessante, não só para a entidade religiosa como para a freguesia. Estando a igreja comprometida com o mundo rural e existindo para as pessoas, um projeto de valorização deste mundo e da natureza fazia todo o sentido. “Começou com a vertente agrícola e ecológica numa tentativa de sensibilizar as crianças, famílias e as populações para a importância da floresta e da natureza. Tentamos também preservar as nossas tradições agrícolas e ao longo do ano temos vários eventos temáticos, direcionado para as populações, com uma mensagem de consciência e reflexão”, completa.

Desde as celebrações de Santo Antão, com a bênção dos animais, as mostras de camélias e espantalhos até à debulha do trigo são várias as iniciativas promovidas por este espaço da Paróquia dos Prazeres. Começou em 2000 e cedo decidiu despertar a população para questões tão importantes como o cuidado com a natureza. Com o apoio de várias instituições, através de parcerias, o projeto tem conseguido tirar os mais velhos das suas casas e convidá-los a estar presentes em momentos de música, convívio e muita animação, numa terra em que a população idosa predomina. Esta componente lúdica e social, que se caracteriza por uma relação de proximidade, estende-se ainda às crianças e escolas que organizam visitas e vêm conhecer a quinta e os seus animais que fazem as delícias dos mais pequenos.

Mas estes são mais do que eventos. Para a Quinta Pedagógica dos Prazeres é fundamental que a população e a freguesia esteja envolvida ativamente nestas ações, dinamizando o mundo agrícola, a natureza e o ambiente. Quem também tem demonstrado interesse por este espaço, o que é visível nas visitas que fazem, são os turistas que apreciam as tradições e até ajudaram na criação de um novo projeto de economia solidária: a moagem da sidra. Com inúmeros terrenos e plantações ao abandono, o Padre Rui Sousa encontrou uma forma de aproveitar a fruta e comprar a maçã dos pomares a um preço justo, transformando-a em sidra. Este produto é cada vez mais um cartão-de-visita da quinta e já alcançou prémios a nível nacional e internacional. Se em 2014, os vinagres de sidra foram reconhecidos pela Qualifica, o pimentão ganhou a pontuação máxima no programa Great Taste. Estas experiências valorizam os produtos da região e constituem motivos de orgulho para todos os colaboradores e voluntários.

Apesar do desejo de manter as tradições continuar a ser preservado, a inovação não é esquecida. Num espaço agrícola onde são cultivados alguns dos chás mais tradicionais dos jardins madeirenses, foi necessário criar uma estufa de secagem. Funcionando com painéis solares, este mecanismo seca as plantas e atribui aromas inconfundíveis e cada vez mais apreciados pelos visitantes na Casa de Chá da Quinta Pedagógica dos Prazeres. A qualidade é uma prioridade, por isso na produção de compotas são utilizadas frutas da época e os licores foram já premiados pela diferenciação dos ingredientes. Todos estes produtos encontram-se à venda na quinta, que está aberta a todos e ainda em algumas lojas no Funchal. Conseguir uma representação em Portugal Continental é um dos objetivos de Rui Sousa para levá-los mais longe.

Partilhe:
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someone