O Restaurante Dom Duarte Dois está aberto há 27 anos, mantendo uma filosofia de bem receber todos os que o visitam, proporcionando uma viagem pelos gostos e sabores tradicionais da gastronomia portuguesa. O cardápio do Dom Duarte Dois é o resultado de uma confeção onde a imaginação e a arte de bem cozinhar proporcionam sensações únicas.

 

Bem-vindos ao Dom Duarte Dois, o restaurante em Coimbra que oferece o que de melhor e mais saboroso tem a cozinha tradicional portuguesa, proporcionando-lhe uma viagem de sensações e de sabores únicos, combinados com um ambiente familiar, acolhedor e intimista. Mas o Dom Duarte Dois é muito mais que um simples restaurante, é também uma verdadeira delícia para os cinco sentidos, com um conceito que representa um encontro entre a tradição gastronómica e o desafio de novos ingredientes e aromas, realçando a simplicidade e os sabores.

Espaço gastronómico por excelência, ideal para se deixar arrebatar pelas especialidades da região, com a certeza de ser recebido com grande simpatia e com um olhar atento a cada detalhe, para que cada refeição se torne num momento inolvidável. Sem sombra de dúvidas, o Dom Duarte Dois é o lugar onde uma refeição significa prazer: prazer de comer, de beber um bom vinho e de estar com os amigos ou familiares. Os anfitriões são Pedro Ventura e Rui Ventura, um responsável pela sala, outro pela cozinha, em entrevista à revista Portugal em Destaque deram a conhecer a essência deste espaço gastronómico, um desafio que decidiram abraçar em 1991. Com dedicação, espírito de sacrifício e muita paixão, os dois irmãos conseguiram tornar o Restaurante Dom Duarte Dois numa referência da cidade de Coimbra com duas salas com atmosferas e ambientes diferentes, mas complementares, que vão ao encontro dos gostos e exigências dos seus clientes, desde o mais tradicional ao mais sofisticado, sem esquecer a esplanada que no verão faz a delícia de todos os clientes.

Um dos ingredientes para o sucesso do Dom Duarte Dois é, sem dúvida, a aposta na promoção da cozinha tradicional portuguesa na sua mais pura expressão, aliada a ideias inovadoras e a uma confeção inspirada no rigor e na perfeição, para que todas as suas iguarias ganhem vida nas mesas do restaurante. Dom Duarte Dois é sinónimo de um espaço ideal para degustar sem pressas as melhores iguarias, confecionadas com as melhores matérias-primas, os bons peixes, as carnes mais frescas e os mariscos mais apreciados, exaltando a sua máxima de grande qualidade. Uma confeção simples e cuidada, uma apresentação e empratamento deliciosos e aprimorados são outros dos segredos deste espaço gastronómico.

O número 34 na Rua de Moçambique, em Coimbra esconde um universo gastronómico, um verdadeiro desfile de sabores, dos quais destacamos o Polvo à Lagareiro, Filetes de Polvo com Arroz de Grelos, Bacalhau ao Dom Duarte, Bacalhau à Lagareiro, Arroz de Línguas de Bacalhau, Sopa do Mar, Ameijoa à Bulhão Pato, Açorda de Marisco, Maionese de Gambas e Massada de Tamboril. Do rol das especialidades de carne fazem parte o Cabrito Assado à Padeiro, Cozido à Portuguesa, Costeleta de Novilho no Churrasco, Arroz de Pato à Antiga, Chanfana, Espetada Especial ao Dom Duarte Dois, entre muitas outras iguarias de comer e chorar por mais.

E a última aposta foi o Frango na Púcara, uma verdadeira delícia e a prova é que ficou classificado em segundo lugar no concurso “O Melhor Sabor de Portugal”, na categoria de carnes. É, de resto, uma das iguarias do chef Rui Ventura que confessa que o segredo está na qualidade do ingrediente principal, que tem de ser frango do campo e que é confecionado com uma diversidade de produtos da terra, com destaque para as cebolas, tomate e os espargos verdes, que lhe conferem muito sabor. Todos os pratos podem ser bem acompanhados por néctares de qualidade que afirmam e distinguem a soberba culinária, isto porque o Dom Duarte Dois tem uma excelente garrafeira composta por referências de todas as regiões, desde os mais reconhecidos aos novos vinhos, sem esquecer a famosa sangria e a caipirinha que acompanha sempre bem com os grelhados. E depois de uma excelente refeição, deixe-se deliciar com as tentadoras sobremesas caseiras, em que o ex-libris da casa é o Crepe do Chefe, feito com doce de ovos, laranja cristalizada e com cobertura de nata e amêndoa torrada. Mas outras delícias há como a Tarte de Natas e Chocolate, Toucinho do Céu, Leite-creme ou as Natas do Céu.

Aliada às excelentes iguarias está a simpatia, profissionalismo e o atendimento personalizado da equipa, fazendo com que uma visita a este espaço signifique um momento memorável.

Com os olhos no futuro, Pedro e Rui Ventura querem continuar a melhorar e crescer, satisfazendo as expectativas dos clientes, e terminam com um convite: “Visite-nos e surpreenda-se com a nossa grande variedade de iguarias da cozinha regional e tradicional portuguesa”.

Partilhe:
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someone