Com 14 anos de mercado, a Vários Sabores começou com um crescimento sustentado, passou por dificuldades e reinventou-se. Atualmente possui inclusivamente um laboratório, para desenvolvimento de produtos á medida dos nossos clientes. O próximo desafio é apostar no setor da aviação e nos super-alimentos.

A Vários Sabores nasceu em 2004, da sociedade de Paulo Mateus e Eugénio Santos. Infelizmente, o segundo faleceu de acidente poucos dias após o início da atividade da empresa, o que deu a Paulo Mateus, a vontade redobrada de a fazer vingar. “Queria fazê-lo por mim, mas também em honra do meu Amigo. Quando começámos a Vários Sabores, o foco foi o mercado de distribuição para supermercados. Começámos por contactar a rede de supermercados Intermarché e, em 2005, já enviámos amostras das nossas sobremesas para a SONAE, a fim de tentarmos uma parceria futura”.

Essa parceria concretizou-se em 2007 e tem vindo a ser reforçada ano após ano. “O nosso grande impulsionador foi o Continente. Foi a partir do momento que começámos a trabalhar com eles que o nosso projeto ganhou firmeza e hoje fazemos parte do clube de produtores”. Dois anos depois de ter conquistado este cliente, a Vários Sabores recebeu o prémio “Empresa Gazela”, atribuído pela D&B Consulting e o Ministério da Economia: “Este prémio destaca as empresas que tiveram um crescimento sustentado muito acentuado e foi o que aconteceu. De 2006 a 2009, crescemos muito”.

Entre 2011 e 2012, porém, as medidas governativas fizeram aumentar o IVA dos produtos lácteos de seis para 23 por cento em janeiro de 2011, o que afetou fortemente a Vários Sabores. “Os produtos com que nós trabalhávamos na altura eram, em mais de 50 por cento, derivados do leite (natas) como por exemplo: baba de camelo, natas do céu, tiramisu, cheesecakes…Quando o IVA subiu, o preço para o consumidor final iria aumentar muito, então tivemos que assumir esses custos e isso, quase ia levando a empresa ao fim”.

A solução surgiu em 2013, “resolvemos reinventar-nos. Trabalhávamos para um setor em que o preço era sempre o primeiro item a ser considerado e tivemos de alterar isso. Optámos por apostar na qualidade dos nossos produtos e diversificar a gama incluindo entre outros as tartes Gourmet, o que nos permitiu um posicionamento mais sólido no mercado”.

Depois da mudança, a empresa tem vindo sempre a crescer. “Em 2014 tivemos um crescimento de 70 por cento. No ano seguinte aumentámos 49 por cento. Em 2016, 22 por cento e, este ano, o crescimento está na ordem dos 30 por cento. É uma faturação a rondar quatro milhões de euros”.

O crescimento rápido da empresa obrigou ao aumento da própria infraestrutura. Em 2014, logo após o relançamento da empresa, foram feitas obras na unidade da Benedita, mas o espaço era pequeno e, em 2016, a Vários Sabores iniciava as obras na nova unidade das Caldas da Rainha. “Viemos para cá em Setembro de 2017. Quando fizemos estas instalações, já procurámos contemplar também espaços próprios para os nossos colaboradores, porque eles são peças fundamentais. Manter os nossos colaboradores satisfeitos e garantir o seu bem-estar é o nosso objetivo para assegurar a motivação máxima, por exemplo, neste momento temos uma terapeuta profissional a fazer uma massagem relaxante de 20 minutos, a todo o pessoal durante o horário de trabalho”.

A pensar nisso, a Vários Sabores tem uma cantina, um espaço exterior, onde os colaboradores podem fazer uma pausa e relaxar e um espaço infantil, para quem tem filhos e não tem onde os deixar depois de os ir buscar à escola. “Estamos a implementar a certificação IFS, porque há muitos clientes que já nos perguntaram se somos certificados e é o tipo de certificação que nos abre muitas portas, principalmente no mercado Europeu. Estamos também  neste momento a criar um documento que declara o código de conduta e valores da empresa, para nos alinharmos a todos com forma de ser/estar da Vários Sabores, o nosso edifício foi projetado com a silhueta de um Navio e o nosso lema aqui é ‘Todos no mesmo Barco’ “.

A juntar ao cuidado que tem com os seus colaboradores, a Vários Sabores valoriza a qualificação. “Temos nove pessoas com formação superior, na nossa equipa, sendo que cinco delas são engenheiros alimentares e estão espalhados pelos diferentes setores, desde a qualidade, às compras, passando pela produção. Temos também um pasteleiro qualificado, cujo contributo nos deu alguma solidez na oferta ao mercado”.

Cada vez mais, os clientes pedem qualidade e inovação, por isso a Vários Sabores criou o departamento I&D com um laboratório, de cerca de 50 metros quadrados, onde são desenvolvidos novos produtos. “Já têm saído daqui produtos muito bons. Em setembro, tivemos um cliente inglês que ficou três dias connosco, a usufruir das condições que temos no laboratório e criamos quatro produtos á medida e que já entraram em linha numa cadeia de restauração em Londres. Estamos em permanente desenvolvimento de amostras customizadas, para os nossos clientes”.

Os clientes da Vários Sabores são grandes cadeias de distribuição alimentar, como o Continente, a Makro, Auchan, o Casino, em França, e a Mercadona, em Espanha. A nível da restauração, a empresa trabalha com nomes como H3, Burguer Ranch e Go-Natural. Uma das apostas da empresa é no setor da aviação. “Ainda não há muito para revelar, mas a nossa próxima aposta já está a ser desenhada no sentido de estar presente com produtos também neste setor”.

A juntar à aposta na aviação, a Vários Sabores pretende investir no mercado dos produtos saudáveis e dos super-alimentos.“Queremos desenvolver produtos free-from e com sementes, cookies e barras. A ideia é continuar a crescer e diversificar os produtos”. 

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