As freguesias de Almodôvar e Graça dos Padrões foram unidas na última reforma administrativa nacional, em 2013, mas são bem mais longos os anos que Domingos Romba se dedica à gestão autárquica. Em entrevista à Portugal em Destaque, o presidente da União de Freguesias de Almodôvar e Graça dos Padrões apresenta o que de melhor se pode conhecer e apreciar nas duas freguesias.

A união das freguesias foi benéfica para ambas as partes?
A união das freguesias de Almodôvar e da Graça dos Padrões manifesta-se benéfica em todos os sentidos. Apesar de contarmos com mais população para gerir e cuidar, procuramos estar mais próximos dos fregueses que, por vários motivos, vivem sozinhos. Esse apoio vem de atos simples como da limpeza dos caminhos de acesso às habitações mais isoladas e de fazer visitas periódicas simplesmente para conversar e escutar e satisfazer os seus anseios, dentro das nossas possibilidades. Alvo da nossa preocupação e cuidado são a população ativa, idosa e em idade escolar aos quais providenciamos todo o apoio para que possam realizar as suas atividades e viver uma vida confortável.

A educação e ação social são prioridades deste executivo. Apresente algumas das medidas de apoio à população, em geral.
A população em idade escolar e que faz parte do desporto escolar pode contar com o transporte gratuito para as diversas atividades providenciadas por este programa. Apoiamo-los com subsídios de transporte para as viagens de estudo para que todos possam participar. A camada sénior pode usufruir de transporte gratuito para as atividades de natação e ginástica, em colaboração com a Santa Casa da Misericórdia, e entregamos cabazes de produtos alimentares às famílias mais carenciadas. O desporto, cultura e património também merecem a nossa dedicação e planeamento, uma vez que o associativismo é muito forte nas freguesias de Almodôvar e Graça dos Padrões. Apoiamos todas as associações existentes, nomeadamente os Bombeiros Voluntários de Almodôvar e o Grupo Coral Feminino ‘Flores do Campo’ que utilizam as nossas instalações para os seus ensaios contribuindo, desta forma, para a preservação e disseminação do cante alentejano – eleito Património Imaterial da Humanidade em 2004 –. O grupo Coral e Etnográfico Vozes de Almodôvar, o grupo ciclo desportista, de patinagem e as associações de promoção desportiva, local, cultural e de desenvolvimento também são alvo do nosso apoio.

Há, certamente, muitos pontos de interesse que merecem a visita dos turistas. Evidencie alguns locais.
Existem muitos pontos de interesse que podem ser visitados e dos quais destaco o património edificado religioso com as Igrejas Matriz, a da Misericórdia e o Convento da Nossa Sr.ª da Conceição que ostenta um original órgão de tubos, devidamente restaurado, logo à entrada. As esculturas em homenagem ao sapateiro e aos bombeiros são de observação obrigatória, bem como uma visita ao Museu Severo Portela e o Museu da escrita do Sudoeste. O património natural convida a caminhadas possibilitando a apreciação de outras obras espalhadas pelas freguesias de Almodôvar e da Graça dos Padrões. Destaco as festas populares locais e a Facal – Feira de Artes e Cultura de Almodôvar que atrai inúmeros visitantes que se retêm por uns dias apreciando a gastronomia e beleza natural de Almodôvar e Graça dos Padrões. São sempre bem-vindos às nossas freguesias e recebidos com simpatia.

Partilhe:
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someone