António Cartaxo, Presidente

António cartaxo, presidente

 

Esta tradição da cerâmica em São Pedro do Corval remonta aos tempos pré-históricos, graças à existência de depósitos de argilas com características específicas nesta zona do concelho de Reguengos de Monsaraz. E esta arte, fruto da farta disponibilidade, foi moldada de forma utilitária, criando, através do barro, ferramentas que auxiliavam e facilitavam os trabalhos dos campos por todo o Alentejo. Assim, hoje, facilmente encontrámos em São Pedro do Corval verdadeiras obras de arte, quer na forma, quer na decoração – a pintura cerâmica – feitas com um saber ancestral e uma estética caraterística da região. Uma homenagem ao legado de gerações. Aliado à experiência única de poder ver ao vivo todos os processos de trabalho e partilhar, de forma completamente gratuita, conhecimentos e vivências dos mais diversos oleiros, São Pedro do Corval conta com a existência do Centro Interpretativo da Olaria de S. Pedro do Corval ‘Casa do Barro’, que oferece uma viagem pelo tempo dentro desta magnifica arte.
Mas nem só de olaria vive Corval. Existem belíssimos monumentos que devem ser motivo obrigatório de visita. A Rocha dos Namorados é um menir constituído por um bloco de granito natural, com cerca de mais de dois metros de altura, que apresenta uma forma semelhante à de um cogumelo ou de um útero. Esta rocha está associada a um secular rito pagão de fertilidade. A Ermida de São Pedro ou de Nossa Senhora do Rosário é uma capela edificada no século XVI, sofrendo alguma alterações no século XVIII. Desta ermida, partiram muitas vezes peregrinações ao Menir da Rocha dos Namorados, em especial em anos de seca. Foi classificada como Monumento de Interesse Público (MIP) pelo IGESPAR. O Castelo de Azinhalinho é um vestígio arquitetónico que corresponde a um castelo solarengo erguido durante o reinado de Afonso III de Portugal (1248-1279).
Junte uma gastronomia de excelência, vinhos medalhados por todo mundo e uma simpatia única, bem característica dos alentejanos, todos estes motivos de interesse, e facilmente conclui que razões não faltam para vir descobrir São Pedro do Corval. Atreva-se.

Partilhe:
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someone