O Restaurante Tertúlia da Quinta, em Almeirim, fica ao lado da praça de touros, e propõe uma viagem pelos saberes e sabores do Ribatejo. A cozinha apresenta especialidades da lezíria, paladares inspirados entre os aromas da terra e as águas do Tejo. Apostando na gastronomia tradicional na sua mais pura expressão, o Tertúlia da Quinta apresenta um serviço requintado, proporcionando aos seus clientes um cardápio recheado de paladares, aromas e cores.

O espaço nasceu como Quinta de Sant´Ana, uma loja gourmet que ‘respirava’ o legado gastronómico das gentes ribatejanas e a cultura dos saberes e sabores típicos desta região, mas em 17 de fevereiro de 2005, foi inaugurado o Tertúlia da Quinta, um conceituado restaurante que se concentra na conceção e divulgação da gastronomia típica ribatejana, aliada ao casamento perfeito com os melhores vinhos da região, como conta o anfitrião Sérgio Rodrigues.

Implantado no coração da Sopa da Pedra, em Almeirim, este espaço gastronómico foi decorado com a máxima atenção a cada pormenor, de modo a proporcionar uma memória viva das gentes ribatejanas através de alguns artefactos expostos. A divulgação da gastronomia típica tem sido feita não só pelo espaço em si, mas também através da participação em concursos gastronómicos, em programas de televisão e em certames de interesse gastronómico. A Sopa da Pedra tem sido a iguaria nobre desta divulgação mas também sido dada enfâse às carnes de touro bravo e à doçaria. A partilha com os produtores de vinho tem igualmente atingido nobre sucesso, através dos jantares vínicos «Notas Soltas», que servem para divulgar a excelente comunhão entre iguarias e vinhos. “O conceito Notas Soltas desenha-se a partir do equilíbrio harmonioso das notas de prova com as notas culinárias e as notas musicais. Três argumentos são o suficiente para a participação nestes jantares: a elegância dos vinhos, o equilíbrio do menu e a magia da música”, esclarece, lembrando que o último «Notas Soltas» decorreu no dia 1 de abril e contou com a presença do músico Rão Kyao e da fadista Deolinda Barros.

Um dos ingredientes para o sucesso do Tertúlia da Quinta é, sem dúvida, a aposta na promoção da gastronomia tradicional na sua mais pura expressão, aliada a ideias inovadoras e a uma confeção inspirada no rigor e na perfeição, para que todas as suas iguarias ganhem vida nas mesas do restaurante. Uma apresentação e empratamento deliciosos e aprimorados são outros dos segredos deste espaço gastronómico.

Nas especialidades apresentadas pelo Tertúlia da Quinta enquadram-se como não poderia deixar de ser a Sopa da Pedra, mas também o touro bravo, carne tenra de sabor intenso, e as carnes de porco preto. “Além disso, tentamos recuperar algumas iguarias do receituário da cozinha tradicional almeirinense”, revela, recordando a experiência da conquista do 1º. prémio num concurso de arroz doce tradicional, que decorreu em 2012, em Torres Novas.

No capítulo das iguarias gastronómicas, o nosso anfitrião destaca ainda os molhinhos de carneiro e a caldeirada de bacalhau à moda de Almeirim, dois pratos que pretende ver certificados a curto prazo e que são verdadeiras maravilhas da gastronomia almeirinense. Estes pratos podem ser bem acompanhados por néctares de qualidade que afirmam e distinguem a soberba culinária, isto porque o Tertúlia da Quinta tem uma excelente garrafeira. E depois de uma excelente refeição, deixe-se deliciar com as tentadoras sobremesas.

Mas o Tertúlia da Quinta é muito mais que um simples restaurante, é também uma verdadeira delícia para os cinco sentidos, principalmente para o paladar, recheado de sabores e aromas, combinados com um ambiente distinto, francamente apreciado por todos os que o frequentam. Com uma decoração elegante e um atendimento personalizado, e uma capacidade para cerca de 90 pessoas, no Restaurante Tertúlia da Quinta encontra os ingredientes necessários para passar bons momentos na companhia dos seus amigos e familiares, portanto o local ideal para um jantar empresarial ou um simples convívio de amigos. Vale a pena conhecer este espaço gastronómico por excelência que há 12 anos faz as delícias de todos quantos o visitam, sempre com a simpatia e atenção do seu anfitrião, Sérgio Rodrigues.

Partilhe:
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someone