UF Foz de ArouceAssim podemos caracterizar as duas localidades que compõem a União de Freguesias de Foz de Arouce e Casal de Ermio. Presididas por José Padrão (doze anos à frente da Freguesia de Foz de Arouce e três à frente da agora União de Freguesias), residem nestes lugares factos da história de Portugal bem como uma beleza ímpar que merece ser conhecida, divulgada e visitada. Com este intuito, esteve a Revista Portugal em Destaque à conversa com o autarca que partilhou os projetos já realizados e os que estão por realizar na sua freguesia.

Tudo começou quando em 1998 José Padrão aceitou presidir uma comissão de angariação de fundos para a reabilitação da igreja da freguesia de Foz de Arouce que havia sucumbido a um incêndio. Assim, a sua popularidade levou a que em 2005 fosse convidado pelo então presidente da Câmara Municipal para encabeçar uma lista nas eleições autárquicas, as quais venceu e onde se manteve até à atualidade.

Ao longo dos seus mandatos muitos foram os projetos que realizou e muitas foram as necessidades às quais deu resposta. “Foi feita a reabilitação total do espaço envolvente da sede da Junta de Freguesia, fizemos uma grande intervenção na freguesia ao nível rodoviário pois agora somos uma freguesia com boas acessibilidades. Reabilitámos o cemitério, reconstruímos o açude, colocamos relvado sintético no campo de futebol e tornamos o recinto da Senhora da Pegada num espaço agradável para ser visitado. Pavimentámos ruas à beira rio com parque de merendas, prolongámos a luz pública a vários locais mais distantes e apoiamos, sempre, todas as coletividades da freguesia”, enumerou o presidente.

Como projetos ainda a realizar, destaca-se um novo espaço de lazer que consistirá num parque junto à ponte onde se deu uma das grandes batalha entre as forças anglo-lusas e os exércitos de Napoleão. Segundo o nosso entrevistado, esse parque vai ter autocaravanas, campo de jogos, mesas e bancos, um bar, um percurso pedonal e uma piscina. Relativamente ao percurso pedonal, pretende-se que este ligue as duas freguesias que compõem esta União, ou seja, um percurso que ligue Foz de Arouce a Casal de Ermio.

 

Em Casal de Ermio também têm sido muitas as intervenções feitas pela Junta de Freguesia. “Temos feito vários investimentos na praia fluvial localizada em Casal de Ermio porque fizemos lá uma ponte pedonal, prolongamos o bar e fizemos melhoramentos vários para que a bandeira azul fosse garantida todos os anos”, garantiu. Pelo que a Portugal em Destaque pôde apurar, a qualidade da água da Praia Fluvial da Bogueira é inquestionável e o local possui uma beleza ímpar, onde o espaço é muito aprazível para umas férias em família.

 

A Batalha de Foz de Arouce

Junto à ponte de Foz de Arouce é recriada, todos os anos, em março, a grande batalha mencionada acima: “A história é muito interessante porque o que consta é que o exército francês vinha de retirada quando dois generais se desentenderam provocando a divisão do grupo francês. Aqui, as nossas tropas já estavam entrincheiradas à espera deles quando, de repente, o exército francês, por engano, se ataca um ao outro. Conta-se que se mataram mais uns aos outros do que propriamente nós a eles”, contou-nos José Padrão. Este é um evento organizado pela Junta de Freguesia com o apoio da Câmara Municipal da Lousã e o resultado tem sido muito positivo porque, segundo o presidente, este evento tem atraído muitas pessoas.

 

Os produtos e os locais a visitar na União

Com cerca de 24 quilómetros quadrados de área e 1.300 habitantes, nestas freguesias o número de nascimentos tem contrariado o envelhecimento da população presenciado nos últimos anos e, até os estrangeiros, reconhecem nestes locais, um bom lugar para viver: “Temos uma comunidade inglesa aqui a residir e também alguns holandeses”, confidenciou o nosso interlocutor.

 

Em Foz de Arouce produz-se um dos melhores vinhos do mundo, um azeite fantástico – da Quinta de Foz de Arouce, um mel de excelente qualidade – produzido por uma das maiores empresas deste setor na região e, ainda, enchidos tradicionais. Foz de Arouce e Casal de Ermio possuem, também, a maior extensão de viveiros de plantas para exportação do mundo.

No que a festividades diz respeito, José Padrão admitiu que a sua freguesia participa, todos os anos, nas Festas de S. João de Lousã mas, a par disso, realiza-se em Foz de Arouce, no segundo fim-de-semana de setembro, a festa em honra da Nossa Senhora da Pegada e, em Casal de Ermio, a Festa de Santo António.

Em final de conversa ficou o convite: “Aconselho a que as pessoas venham visitar-nos nas nossas festividades e no verão também porque temos uma boa gastronomia e muitos locais a visitar. Por aqui passam para ir para as aldeias serranas ou “aldeias de xisto” tão conhecidas na Lousã”, disse o presidente, concluindo com o balanço do seu trabalho ao longo dos últimos anos à frente destas freguesias: “O meu trabalho tem sido de total dedicação às freguesias, sei que dei o meu melhor dentro daquilo que podia”, finalizou.

Partilhe:
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someone