Situado em Pombal, junto a uma das principais vias de acesso nacional que liga o Porto a Lisboa, o Variante Restaurante oferece especialidades únicas na cidade, como a carne de touro grelhada, primando por um serviço personalizado para satisfazer os seus clientes. Em conversa com a Portugal em Destaque, Paulino Marques explicou o conceito que marca o passo de quem passa por aqui.

 

Naturais de Abiul, uma freguesia do concelho de Pombal, os irmãos Paulino e Raul Marques decidiram enveredar pela área da restauração em 2006, num projeto marcado pelo desconhecido e pelo início da crise económica. “Esta foi uma escapatória para não sermos obrigados a emigrar. Naquela altura apostamos numa área em que não tínhamos qualquer conhecimento prévio, nem experiência, apenas gostávamos do contacto com o público”, recordou Paulino Marques e continuou: “entretanto surgiu este negócio e decidimos arriscar. De salientar que as maiores mudanças que fizemos neste espaço foi em pleno auge da crise, mas foi, sem dúvida, uma aposta ganha”.
Volvida década e meia, o Variante Restaurante é uma referência na cidade de Pombal, primando pelo requinte e bom gosto do espaço, que acolhe quem por cá passa.
A carne de touro grelhada é um dos pratos emblemáticos do restaurante, como nos explicou Paulino Marques: “em Abiul as touradas são um ex-líbris da região, daí termos trazido a confeção da carne de touro bravo para o restaurante, celebrando as nossas raízes. Hoje falamos de uma das nossas maiores referências gastronómicas, que se distingue pela excelência e qualidade. Outra das principais diferenças para quem já provou carne de touro está no facto das peças que adquirimos não serem provenientes de toiros lidados em praça, o que faz com que as características da carne se alterem e deliciem os nossos clientes”.
A par com os pratos de carne, pode ainda provar as diferentes sugestões de peixe como o Polvo à Variante ou a Espetada de Peixe. Para breve está a abertura da área de pizzaria, onde se destaca o ex-líbris da casa, a pizza com molho de leitão, que irá complementar a ementa diversificada, assente na qualidade das matérias-primas.
Quanto às sobremesas a destacar a panacota de frutos silvestres, o doce de bolacha, o pudim caseiro, a mousse de chocolate, o molotofe e ainda a delícia de mascarpone e a delícia de frutos vermelhos preparada em taça de amêndoa crocante. A acompanhar todas estas iguarias, nada melhor que um bom vinho escolhido a partir de uma carta bem conseguida, com as principais referências das zonas vitivinícolas nacionais.
O Variante Restaurante prima pela qualidade e diferença, onde se destaca a simpatia, a dedicação e a educação da equipa de colaboradores. “Embora tenhamos o serviço de diária ao almoço, gostamos de receber bem os nossos clientes, onde o nosso chefe de sala recebe e senta as pessoas nas respetivas mesas, salientando desse modo a personalização do nosso serviço”, sublinhou Paulino Marques.
Numa localização privilegiada e com um amplo parque de estacionamento, os clientes vêm de todos os pontos do país. “Durante o almoço trabalhamos com a diária, onde não descuramos o serviço e a qualidade, a qual é dirigida a todas as pessoas, embora estejamos numa zona de indústria e comércio. Já ao jantar e ao fim de semana predomina o serviço à lista. Por outro lado, devido à facilidade nas acessibilidades somos bastante procurados para eventos, principalmente no verão, quando a população emigrante regressa a Pombal”, referiu o proprietário. Paralelamente o espaço está disponível para a realização de festas empresariais e de grupos até 100 pessoas.
Com uma equipa composta por 13 colaboradores, Paulino Marques destaca o serviço, o respeito pelo cliente e a relação qualidade e preço como as principais mais-valias do Variante, que tem feito singrar este espaço ao longo de mais de uma década.
Quanto ao futuro Paulino Marques revelou que estará para breve a materialização de um novo espaço em Pombal, que ainda está no segredo dos deuses. Um local cem por cento dedicado à preparação e confeção de carne maturada, francesinhas, hambúrgueres artesanais e tapas, onde a qualidade e a excelência são as palavras de ordem. Por outro lado, a renovação da imagem do novo espaço será outro dos projetos a curto prazo.
“Queremos continuar a merecer a confiança dos nossos clientes, sendo a opção número um de todos quantos passam por Pombal, realçando sempre a inovação que tem marcado o crescimento desta casa”, terminou.
Para quem ficou com curiosidade de visitar o Variante Restaurante, fica a informação que só fecham à terça-feira para descanso do pessoal, e a garantia de uma experiência gastronómica ímpar.

Partilhe:
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someone