Diz-se que não existe um caminho para a felicidade, porque é a felicidade o próprio caminho, um percurso que nunca acaba, que se vai percorrendo, a cada sorriso do nosso dia a dia. É com o objetivo de ajudar pessoas e empresários a rentabilizar os seus negócios que Dália Ramalho criou a H20 – Holistic Happiness Organization. Partilhamos consigo a perspetiva de vida de uma otimista, focada na melhoria contínua e na vontade de contribuir para o crescimento de todos aqueles com quem se cruza.

Dália Ramalho
Dália Ramalho, Administradora da H20 – Holistic Happiness Organization

Pessoas. Foram elas que inspiraram o percurso de Dália Ramalho. A sua veia de empreendedora nasce do seu perfil comportamental, e no objetivo de realizar e fazer acontecer algo que acredita que possa dar sentido à sua vida, ao mesmo tempo que lhe permite deixar um contributo para um mundo melhor. Dália Ramalho é um caso excecional, passa a sua energia e otimismo com palavras, com a sua forma pragmática de encarar problemas.

Dália Ramalho

Na bagagem traz um percurso de vida muito diferenciado, seja em termos de ambientes, pessoas, desafios e quedas, “foram o meu motor para enveredar por algo que eu acredito que ajuda as pessoas e empresas, a ter melhores resultados nas suas vidas. E quando falo de resultados, a nível singular não significa que sejam financeiros, pois conheço uma série de pessoas muito bem financeiramente, mas não são felizes”, explica-nos a empresária. Pelo caminho foi conhecendo pessoas com um enorme potencial e que simplesmente fecham os braços às adversidades, “deixam as emoções controlá-las e resignam-se a uma série de coisas que as bloqueiam e não as deixam avançar”. Foi nestes exemplos que Dália Ramalho encontrou motivação para deixar a área financeira e criar a H2O – Holistic Happiness Organization. “A H2O é a minha marca registada que tem como missão disponibilizar serviços de coaching e um leque de serviços de consultoria utilizando a metodologia DISC, entre os quais processos de seleção, engenharia de equipas e todos aqueles processos que visem melhorias seja do potencial, performance, eficácia, felicidade e subsequentemente sucesso na vida individual ou coletiva”. Com localização em Lisboa, este é o ponto de partida para Dália Ramalho criar um mundo melhor. Independentemente da sua localização com os recursos digitais, basta um click para aceder aos seus serviços.

O H2O é sobretudo um serviço que valoriza a individualidade, impulsionando os desejos de cada pessoa, conhecendo-a, adequando programas e objetivos a seguir. Os principais serviços são o coaching e consultoria no âmbito comportamental, “tudo o demais é apenas se me for pedido e que possa ajudar em alguma coisa aos meus clientes”, acrescenta Dália Ramalho. Dedicada e sigilosa, faz da sua personalidade o maior fator diferenciador: “Em qualquer que seja a minha área da vida, eu sou aquela pessoa que tanto elogia, brinca, ri… e também aquela que diz as verdades, difunde trabalho e esclarece a assunção das responsabilidades de cada um com quem interage”, realça. “Quando me proponho a fazer algo, dou o meu sangue se for preciso. E quem me conhece ou conheceu sabe bem disso. Só que tenho uma condição inabalável: honestidade e esforço!”.

No seu trabalho, utiliza várias metodologias, com destaque para o SPIRE e DISC. O modelo SPIRE diz respeito aos elementos necessários a trabalhar para andar no caminho da felicidade, Felicidade é o Bem-Estar da pessoa inteira, “ou seja, o nosso bem-estar Holístico que é a soma dos bem-estares, espiritual, físico, inteletual, relacional e emocional”, esclarece. Já a metodologia DISC, pela qual Dália Ramalho confessa ser uma apaixonada, é uma ferramenta que auxilia os gestores a mensurar os pontos fracos e fortes dos colaboradores para assim conseguirem traçar objetivos alinhados ao perfil profissional de cada um e consequentemente alcançar maiores resultados de rentabilidade e eficiência corporativa. No fundo, através desta metodologia todas as pessoas podem alcançar o sucesso profissional e pessoal, desde que estejam inseridas em tarefas que se adequam ao seu perfil comportamental.

E se falamos de sucesso e realização pessoal, não podemos deixar de lado a felicidade. “Quando estamos felizes queremos reproduzir mais desta emoção, as emoções são ótimas motrizes, e envolvemo-nos muito mais com as nossas atividades e tarefas, e fazemos mais e melhor (eficácia e eficiência)”, esclarece Dália Ramalho. No entanto, o mundo empresarial português nem sempre está recetivo para à palavra felicidade. “O pensamento crítico quanto à palavra felicidade é tão redutor, dá-me alguma tristeza e ao mesmo tempo força e motivação na minha missão e propósito para alterar este pensamento/ideia”. Esta é uma mudança que a H2O – Holistic Happiness Organization quer começar a concretizar, integrar a felicidade na filosofia corporativa, afinal, estão comprovadas as diversas vantagens em ter uma equipa feliz. “Os negócios vivem das pessoas, é fundamental escolher as pessoas certas, investir nelas e cuidar dessas pessoas para que elas cuidem dos seus negócios”, vinca a empresária. Porém, este não foi o único conselho que Dália Ramalho quis deixar aos nossos leitores, considerando igualmente importante o autoconhecimento e a persistência.

Este é um pouco do mundo da H2O – Holistic Happiness Organization, uma forma de estar que garantiu a Dália Ramalho concluir o seu primeiro ano com um balanço positivo, cheio de boas histórias e muitas mudanças, o sucesso, esse resume-se à felicidade – a sua e a de quem se cruza com o seu otimismo e dedicação. “Estou muito grata pelo ano de 2021, angariei novos clientes fora da minha rede de networking, fiz eventos que nunca imaginei fazer, alarguei o meu trabalho da esfera individual para, também, a esfera empresarial que era um dos meus grandes objetivos”.