A crescer juntos há 10 anos

Carla Esteves - diretora executiva da Aqui é Fresco
Carla Esteves – diretora executiva da Aqui é Fresco

A maior rede de comércio independente do país celebra este ano o seu 10.º aniversário. Em entrevista à Portugal em Destaque, Carla Esteves, diretora executiva da Aqui é Fresco, relembrou os valores e objetivos da rede que faz do lema “Perto e de Confiança” a sua máxima diária.

A rede Aqui é Fresco é constituída por um grupo com mais de 710 lojas de proximidade independentes, espalhadas por todo o país, e que fazem da rede criada pela UniMark a maior e mais pertinente rede de comércio independente de Portugal. Qual a estratégia adotada ao longo dos anos que vos vem distanciando da concorrência?

Para dar mais voz ao comércio tradicional português, em 2011, nasceu a rede Aqui é Fresco, uma organização voluntária desenvolvida pela UniMark, com o objetivo de abastecer lojas mais pequenas e fazer frente aos grandes distribuidores – com 710 supermercados e minimercados distribuídos a nível nacional, oferece desde há precisamente 10 anos uma garantia de confiança e compra acertada junto dos milhares de clientes que todos os dias acorrem a estes estabelecimentos de proximidade com a insígnia Aqui é Fresco. De forma equilibrada e com os valores que desde sempre pautam o seu posicionamento, o negócio desta rede de retalho desenvolveu-se organicamente ao longo dos anos, com o número de novos aderentes a aumentar de forma consolidada, obrigando a apostar, ainda mais, numa dinamização adaptada ao mercado atual. Nos dias de hoje, a rede criada pela UniMark é considerada a maior cadeia de comércio independente em Portugal, fruto de uma expansão estratégica e ponderada aliada a muita dedicação de todos aqueles que fazem parte do negócio. Às lojas aderentes são garantidas condições especiais, publicidade, descontos e ofertas exclusivos em artigos selecionados. Somos a solução certa para quem procura desenvolver o seu negócio na área do retalho, dai o crescimento exponencial que a rede tem vindo a consolidar desde a sua criação.  Para além disso, o compromisso e a empatia entre lojistas e clientes são o selo de qualidade da rede, que, com uma ação estrategicamente delineada, assinala assim uma década de crescimento em prol do consumidor. Assentes em valores sólidos e com foco no desenvolvimento da economia local, foram 10 anos de crescimento sustentado, responsável por uma abrangência, cada vez mais, significativa a nível nacional, graças ao empenho e dedicação de todos aqueles que fazem parte da maior rede de comércio independente existente em Portugal.

Com o lema “Perto e de Confiança” a rede Aqui é Fresco vem demonstrando ao longo dos anos uma relação de proximidade com os seus clientes. O comércio de proximidade é hoje muito mais do que o simples ato de vender?

Sem dúvida. A rede Aqui é Fresco é constituída por um grupo de 710 lojas de proximidade independentes, supermercados e minimercados, espalhadas por todo o país, que se uniram com o objetivo de melhor servir os consumidores. Não é por acaso que o lema da rede Aqui é Fresco é “Perto e de Confiança”. De facto, pretendemos com isto transmitir, de forma muito transparente e genuína, aquilo que somos, representamos e que pretendemos estar perto dos consumidores, na porta ao lado ou na esquina em frente, com a certeza de que nos conhecem pelo nome e confiam em nós. Todos os intervenientes neste negócio, sociedade, grossista e retalhista, trabalham em verdadeiro espírito de equipa, onde tudo acontece num ambiente único de sólida confiança.

Um estudo da Mastercard mostra que 82% dos portugueses preferem fazer as suas compras no comércio local. A conveniência, filas menores face aos supermercados, assim como a ausência de deslocações são algumas das vantagens que fundamentam as razões para esta escolha. A facilidade de acesso, durante o período de pandemia, reforçou a importância do comércio de proximidade?

Sem dúvida que sim. Acredito que foi um dos muitos fatores que contribuiu para o crescimento do comércio de proximidade, em 2020. Aliás, de acordo com um estudo recentemente divulgado pela Nielsen, o comércio de proximidade apresentou um crescimento de cerca de 20% face ao período homólogo do ano anterior, na sequência de ter atingido uma grande visibilidade entre os consumidores face à possibilidade de deslocações mais próximas de casa. A verdade é que, a rede Aqui é Fresco está, cada vez mais, preparada para dar resposta às exigências do atual mercado dos pequenos retalhistas, o qual tem vindo a ganhar especial relevância nos tempos mais recentes, sobretudo por força das restrições impostas pela pandemia que está a atingir todo o mundo. Por isso, é com especial orgulho que assinalamos mais um aniversário, após um ano particularmente difícil que comprovou a importância do comércio de proximidade para todos os portugueses. Num ano atípico, o balanço é positivo e foi possível demonstrar que o comércio de proximidade está de boa saúde e para ficar. Acredito que 2021 será o ponto de viragem no comércio independente em Portugal e que este é o canal de comercialização do presente e do futuro.

A rede Aqui é Fresco assinala este ano o 10.º aniversário e mais uma vez os grandes presenteados são os clientes. Qual a ação promocional que este ano assinalará a primeira década de existência?

Neste 10.º aniversário, os clientes vão poder contar com uma ação promocional a nível nacional, que decorre entre os dias 18 de janeiro e 21 de fevereiro 2021, apoiada através de folhetos especiais, um por cada quinzena, e através do site Aqui é Fresco, têm ainda a possibilidade de participar no sorteio da Roda da Sorte – desta forma habilitam-se a receber um cabaz de compras com uma seleção dos melhores produtos. A campanha tem por objetivo dinamizar as vendas das lojas aderentes da rede e apoiar a conquista e fidelização de clientes.

Para além disso, neste 10.º aniversário a rede Aqui é Fresco considerou também 25 instituições para receberem um presente pelo seu 10.º aniversário, que se traduz na oferta de 25 cabazes de bens essenciais.

A Aqui é Fresco abriu as primeiras lojas em janeiro de 2011, somando hoje mais de 710. Para 2021 prevê-se que mais estabelecimentos adiram à cadeia. O que mais podemos esperar para o futuro?

A UniMark criou este projeto, arrancando com 113 lojas, número esse que, ao longo de 10 anos, foi aumentando ao atingir, em 2020, um total de 710 supermercados e minimercados. As perspetivas para 2021 são bastantes animadoras, uma vez que, prevê-se que, este ano, mais 50 estabelecimentos se juntem à rede. O preço competitivo, a imagem apelativa, o serviço personalizado e as soluções integradas de comércio são alguns dos pontos fortes que fazem jus ao lema “Perto e de Confiança”. São esses valores que contribuem para uma identidade própria de cada loja, onde cliente e lojista se conhecem pelo nome, e que pretendemos manter no futuro.

Visite o site da Aqui é Fresco