Com um percurso marcado pelo espírito de iniciativa, pelo investimento, persistência e resiliência, a Balbino & Faustino com já com mais de 40 anos de uma história de sucesso. Marco Faustino, gerente, dá a conhecer a empresa, que se dedica à produção e comercialização de derivados de madeira. Fique a conhecer o presente e futuro do negócio que assume o importante compromisso de promover uma Gestão Florestal Sustentável, aliando a satisfação dos clientes à conservação do meio ambiente.

Marco Faustino, gerente da Balbino & Faustino
Marco Faustino, gerente da Balbino & Faustino

A Balbino & Faustino é uma empresa familiar de referência a nível nacional na produção e comercialização de derivados de madeira. Fale-nos um pouco mais deste projeto, de que forma foi traçando o seu percurso e conquistando a sua posição no mercado nacional e internacional.

Com mais de 45.000.000,00€ vendidos anualmente a empresa já não permite uma gestão 100% familiar. Embora essa seja a génese e o ADN que transmitimos através da nossa política. Procuramos relações a longo prazo, quer seja com clientes, fornecedores e colaboradores. O nosso modo de estar baseia-se no serviço a prestar ao cliente numa perspetiva de geração de valor para todas as partes envolvidas.

A ampla gama de espécies de madeira possibilita, à Balbino & Faustino, ter uma oferta diversificada, num conjunto de medidas, materiais e acabamentos, permitindo que os seus produtos se adaptem às várias necessidades e exigências de diferentes mercados. Esta versatilidade tem sido um dos principais aliados da empresa no processo de internacionalização? Quais os mercados onde já marcam presença e quais os que ainda pretendem conquistar?

Hoje, mais que nunca, impõe-se uma necessidade de diversificar. Diversificar oferta de produtos, mas também de serviços, de acompanhamento ao cliente, de estar presente em múltiplas plataformas. A oferta de produtos complementares é fundamental em vários sentidos. Na mais-valia que representa para o mercado, mas também como fator de diversificação de mercados, sendo que este fator é extremamente importante em épocas de grande volatilidade como as que atravessamos. Setores e mercados diversificados mitigam os riscos, fazendo uma distribuição dos mesmos.

Armazém Balbino & Faustino
Armazém Balbino & Faustino

A Balbino & Faustino assume como um dos principais compromissos a promoção de uma Gestão Florestal Sustentável, aliando a satisfação dos clientes à conservação do meio ambiente. Quais as principais medidas adotadas pela empresa com vista a atingir este compromisso de sustentabilidade?

Só por si a utilização de madeira já é um princípio mais sustentável. Por querermos ir mais alem, há muito que a otimização dos processos produtivos são uma preocupação constante, na redução de recursos. A certificação em cadeia de responsabilidade florestal, foi outro passo importante, assegurando um forte compromisso com a gestão responsável dos recursos florestais. Por fim, há um investimento continuo na redução da nossa pegada, investindo em redução de consumos elétricos em iluminação, de ar comprimido, com a utilização de meios de movimentação movidos a eletricidade, muita da qual proveniente de produção própria, bem como a utilização de todos os resíduos de madeira que são usados para a produção de calor usado.

Tendo sempre por base a qualidade, know-how, inovação e sustentabilidade o que podemos esperar da Balbino & Faustino para o futuro?

Uma organização moderna, preparada para enfrentar os desafios atuais e futuros, servindo os seus clientes, com colaboradores motivados, fornecedores de qualidade e gerando mais-valias para todas as partes relevantes: clientes, colaboradores, fornecedores, investidores e sociedade envolvente.

Balbino & Faustino