Tiago Fernandes, Broker da Remax Barcovez

A Barcovez é uma empresa do ramo imobiliário que foi criada em 2006. Ao longo dos 15 anos de existência o negócio foi-se expandido e hoje, o Broker, Tiago Fernandes, faz uma análise do estado do mercado imobiliário e revela as ambições e expectativas para o futuro.

Descreva a evolução do grupo Barcovez e o seu universo atual.

A Barcovez é uma empresa que foi fundada em 2006 no concelho de Ponte da Barca. Em 2010 expandiu o seu território com a abertura de um novo escritório em Arcos de Valdevez e mais tarde, em 2013, uniu-se ao grupo Remax. Recentemente o nosso grupo abriu um terceiro escritório em Paredes de Coura.

Num mercado cada vez mais competitivo a criatividade e inovação são ferramentas imprescindíveis para a diferenciação? De que forma a Barcovez se singulariza na região do Alto Minho?

A Barcovez tem a vantagem de ter uma equipa jovem e ao mesmo tempo bastante dinâmica. É uma equipa com mais de 20 consultores, que nos permite diariamente encontrar soluções e novos desafios para fazer face ao atual momento e para sermos criativos. Criamos alguma inovação própria, mas ao mesmo tempo seguimos algumas das inovações do mercado, desde a realização de visitas virtuais para que os nossos clientes possam conhecer o imóvel mesmo à distância. Continua a ser fundamental e obrigatório a realização de visitas físicas, mas desta forma o cliente já consegue ter uma perceção do imóvel. Há outro tipo de promoções que acabamos por ter a nível do marketing, desde o investimento nas redes sociais e plataformas digitais, até aos jornais tradicionais da localidade, revistas e flyers. Criando, desta forma, uma esfera mais digital e mais próxima dos clientes o que permite dar a conhecer os produtos a outros mercados.

Tiago Fernandes, Broker da Remax Barcovez
Tiago Fernandes, Broker da Remax Barcovez

A Barcovez é hoje uma referência no mercado imobiliário do Alto Minho. Muitos são os que recorrem a esta agência no momento de escolher a propriedade dos seus sonhos. Porque é que a Barcovez é a escolha acertada no momento de vender ou comprar casa?

Temos no dia a dia um trabalho constante de forma a que o nosso serviço seja cada vez melhor. Temos um foco no serviço ao cliente, fazemos por prestar um serviço cinco estrelas, um serviço de excelência. Isto faz com que umas das nossas preocupações seja uma melhoria constante no nosso serviço ao cliente o que acaba por se refletir nos resultados. Quando diariamente trabalhamos em prol do cliente e do melhor serviço acabamos por ser reconhecidos também pelo nosso esforço.

A Barcovez é intermediaria de crédito desde 2019. Para além deste, que outros serviços disponibilizam?

A questão da intermediação de crédito foi um aspeto fundamental para a nossa empresa. Nós fomos das primeiras empresas a obter o licenciamento por parte do Banco de Portugal e a sermos oficializados como intermediários de crédito, o que nos permite acompanhar todos os nossos clientes num conjunto de situações. Conseguimos ajudá-los na escolha da melhor proposta de crédito habitação e prestar um melhor serviço ao cliente e, ao mesmo tempo, também não deixa de ser um serviço prestado ao proprietário porque faz com que o imóvel seja transacionado mais facilmente. Além da intermediação de crédito, temos um conjunto de serviços que também ajudam os clientes, como fazer uma alteração do titular do contrato de energia ou também fazer um seguro multirriscos ou seguro de vida. Para já, estes tipos de serviços são feitos através de uma parceria, mas estamos neste momento em licenciamento na ASF para podermos ser agentes de seguros de vida, que é um serviço que pretendemos potencializar e dinamizar abreve prazo. Para além destes serviços temos também um departamento para gestão do património que permite um acompanhamento constante aos investidores que pretendam arrendar o seu imóvel.

BARCOVEZ intermediários de Crédito

Um dos principais desígnios da Barcovez é a contratação de grandes talentos. Como caracteriza a equipa de profissionais desta agência?

O recrutamento é um aspeto fundamental e é algo que está muito presente na nossa empresa, estamos constantemente à procura de novos talentos. Quando procuramos talentos, muitas das vezes as próprias pessoas não têm noção da mais-valia que podem ser no setor imobiliário ou da forma que podem desenvolver a atividade. A formação constante por parte dos agentes imobiliários é algo que nós defendemos. Tentamos no dia a dia que se tornem melhores profissionais capazes de exercer a sua atividade, se desenvolverem a sua atividade com formação adequada conseguem tornar-se excelentes profissionais do setor e serem reconhecidos inclusive por isso.

Tiago Fernandes, Broker da Remax Barcovez
Tiago Fernandes, Broker da Remax Barcovez

A Barcovez foi distinguida três anos consecutivos pela Scoring com a Certificação Top 5% melhores PME de Portugal. Esta distinção deve-se a uma equipa com inúmeras valências e paixão pelo que faz?

Esta distinção demonstra efetivamente o rigor e a solidez financeira da Barcovez e isso só é possível pelo excelente trabalho levado a cabo pelos nossos agentes e pela confiança que os nossos clientes acabam por depositar nos nossos profissionais e consequentemente na Barcovez. A importância deste reconhecimento acaba também por mostrar um bocadinho a solidez que se foi construindo ao longo dos anos e demonstrar aos proprietários que faz sentido trabalharem com empresas sólidas, porque quanto mais sólidos nos estivermos hoje, melhor iremos consegui ultrapassar os desafios que possamos vir a enfrentar no futuro. É nesse sentido que nós trabalhamos diariamente.

Quais são os objetivos e estratégias no sentido de continuar a reforçar a presença no sector?

Quando a empresa foi constituída em 2006 o nosso objetivo era fundamentalmente desenvolver o mercado imobiliário de Ponte da Barca e, mais tarde, também o mercado imobiliário de Arcos de Valdevez, devido às suas características únicas e à proximidade entre ambas as localidades. Ainda hoje temos muito trabalho para fazer tanto em Arcos de Valdevez como em Ponte da Barca, são mercados de excelência para segunda habitação ou até para alguns investimentos vindos de fora e é nesse sentido que queremos continuar a desenvolver e potencializá-los.

Mas tendo em conta a nossa carteira de clientes e a evolução que temos vindo a registar ao longo dos anos é importante desenvolver a atividade noutros territórios, daí ter sido feito um investimento no mercado de Paredes de Coura, criando uma abrangência territorial mais extensa. Nós ficamos extremamente satisfeitos sempre que conseguimos vender ou dar a conhecer o nosso mercado e de uma determinada forma acabamos por contribuir para o desenvolvimento e para a renovação do parque habitacional neste território.

Remax Barcovez