Nuno Biga de Almeida, CEO da Bigadvantage

Sediada em Coimbra, a Bigadvantage – Consultores de Gestão, Lda é uma PME de sucesso que tem como principal objetivo contribuir para o desenvolvimento estratégico das empresas, apresentando soluções adequadas às necessidades específicas de cada cliente. Nuno Biga de Almeida, CEO da Bigadvantage, apresenta a visão da empresa, de que é sócio fundador.

A Bigadvantage é hoje uma empresa de referência e uma marca de confiança no mercado nacional. Quais os valores que têm guiado a empresa ao longo dos anos e que contribuíram para o sucesso alcançado?

Em março de 2020 a Bigadvantage completou uma década de existência. Foi uma efeméride estranhamente comemorada porque precisamente nesse mês foi declarado estado de emergência em Portugal devido à pandemia. Ancorados na nossa Missão e nos Valores éticos que norteiam a nossa atuação, conseguimos resistir à crise que nos meses seguintes se foi acentuando. Considero que a nossa resiliência se deve à forte convicção com que operacionalizamos a nossa missão. Assumimos o nosso dever de cidadania através do contributo para o desenvolvimento do negócio de cada um dos nossos Clientes e consolidação da sua boa reputação, convictos de que o serviço que lhes prestamos tende a influenciar positivamente a competitividade da economia nacional. Sentimo-nos muito bem quando os nossos Clientes reconhecem na conduta da equipa Bigadvantage um conjunto de Princípios e Valores fundamentais que constituem o referencial necessário para mantermos o nosso rumo, destacando-se:

Compromisso e Honestidade – Estamos verdadeiramente comprometidos em satisfazer as necessidades reais de cada um dos nossos Clientes com quem estabelecemos uma relação de parceria assente em confiança, lealdade, respeito e colaboração mútuas, procurando com dedicação e entusiasmo superar as suas expectativas. Pautamos a nossa atuação pelos mais elevados padrões de integridade, honestidade e transparência, empenhando-nos por prestar a cada Cliente um serviço que acrescente valor à sua organização, agindo de forma responsável no respeito integral pelos compromissos que assumimos.

Competência e Exigência – Potenciamos o desenvolvimento e a melhor utilização das capacidades dos nossos colaboradores, incentivando a competência, criatividade e melhoria contínua da eficácia e eficiência nas atividades desenvolvidas. Somos rigorosos e questionando-nos permanentemente quanto à nossa atuação para que a mesma seja irrepreensível. Os nossos colaboradores estão vinculados ao dever de confidencialidade relativamente aos assuntos abordados no âmbito do serviço que prestamos, utilizando de forma escrupulosa a informação a que tenham acesso e salvaguardando sempre o superior interesse de cada Cliente.

O vosso sucesso tem vindo a ser reconhecido por várias entidades. Recentemente foram distinguidos com a certificação “TOP 5% melhores PME de Portugal” e com o certificado empresarial “NEGÓCIOS+” atribuído pelo Jornal de Negócios em parceria com D&B Informa. Considera que estas distinções reforçam a reputação da empresa e a confiança dos clientes?

Sim, é muito gratificante ver o nosso trabalho reconhecido por entidades independentes que utilizam critérios de exigência na avaliação do tecido empresarial nacional. Ao serem avaliadas todas as empresas portuguesas com base num vasto conjunto de Indicadores de desempenho, sentimo-nos naturalmente honrados com aquelas distinções. Entendemos que elas refletem a nossa vocação intrínseca para integrar a equipa de cada Cliente e a total disponibilidade para colaborarmos ativamente na reengenharia dos seus processos, tendo em vista a melhoria da sua competitividade e a otimização da eficácia dos procedimentos aplicáveis a cada organização específica. Investimos, para isso, na mobilização de sinergias nos grupos de trabalho onde atuamos, convictos de que a integração do conhecimento nas várias áreas da gestão é essencial para adicionar valor às organizações que nos confiam tamanha responsabilidade. Orgulhamo-nos de estar empenhados em promover a sustentabilidade de cada Cliente, respeitando a sua identidade e potenciando a singularidade que o diferencia da concorrência. Estamos sempre disponíveis para implementar metodologias de gestão que integram conhecimento, experiência e inovação no processo de criação de valor. Para conseguirmos fazê-lo dedicamo-nos com afinco a cada projeto específico, procurando fazer uma adequada gestão de recursos.

Sabemos também que a Bigadvantage desenvolveu produtos com marca própria que foram reconhecidos internacionalmente por instituições científicas de referência. De que forma esses produtos potenciam a qualidade do serviço que prestam aos vossos clientes?

Sim, é verdade. Criámos, entre outras, a marca BIGames® – Business Interactive Games, designação atribuída aos serious games concebidos e desenvolvidos pela empresa, os quais simulam ambientes de gestão em diferentes áreas de atividade económica.

Estes Jogos de Gestão têm sido aplicados nos últimos cinco anos em ambiente empresarial e académico. Comissões científicas de eventos internacionais distinguiram os BIGames® como sendo um produto inovador cuja mais-valia pedagógica é uma realidade incontornável. Gostaria de destacar o prémio recebido nos Emirados Árabes Unidos (Abu Dhabi, 2019), referente ao Jogo de Simulação de um Serviço de Urgência Hospitalar, e o prémio atribuído em 2020, aos Business Interactive Games, pela Comissão Científica da XIV Internacional Conference on Organization and Business. Mais recentemente recebemos também uma distinção na International Conference on Higher Education Teaching and Learning (Canadá, 2021). Os produtos desenvolvidos e conceitos subjacentes são postos ao serviço dos nossos Clientes, no contexto de projetos de consultoria ou em iniciativas específicas costumizadas. Os BIGames® são uma ferramenta de apoio à gestão, com eficácia comprovada pelos Clientes que já experienciaram a sua utilização.

Com um percurso alicerçado no profissionalismo e dedicação, a Bigadvantage vem, a cada dia, conquistando o mercado nacional. O que podemos esperar para o futuro e quais os objetivos que a empresa pretende atingir a curto/médio prazo?

A Bigadvantage esforça-se continuamente por oferecer soluções adaptadas às necessidades específicas de cada Cliente. Consideramos fundamental que os nossos Clientes percecionem que somos um parceiro de confiança sempre disponível para colaborar, visando acrescentar valor ao seu negócio. A nossa visão, enunciada aquando da constituição da empresa, refere que “Queremos que Bigadvantage® seja uma marca de referência na prestação de serviços de consultoria empresarial multidisciplinar, inspiradora de sinergias e vocacionada para satisfazer as necessidades específicas de cada Cliente que legitimamente a perceciona como oportunidade ímpar de desenvolvimento estratégico do seu negócio.” – continuaremos a trilhar esse caminho, trabalhando arduamente com os olhos postos no futuro. Iremos prosseguir a nossa Missão, continuando a dar motivos aos nossos Clientes para confiarem na Bigadvantage. Estamos sempre motivados para novos desafios, certos de que saberemos responder com competência e dedicação.

Assumimos que as causas dos nossos Clientes são também nossas e gostamos de participar ativamente na identificação das melhores soluções para problemas concretos: inspiram-nos as abordagens inovadoras, numa busca incessante pela eficiência na gestão de processos. Temos interiorizado que a qualidade dos projetos está alicerçada no detalhe de cada etapa e na atenção dedicada aos pormenores. Queremos que esta forma de estar no mercado seja a nossa imagem de marca.

São seis os principais serviços que disponibilizamos aos nossos Clientes:

Áreas de intervenção da Bigadvantage
Áreas de intervenção da Bigadvantage

Modelos organizativos – Analisamos o modelo de gestão de cada Cliente, identificando oportunidades de melhoria na estrutura organizativa, sugerindo ações para otimização de processos e desenvolvimento de competências, através de projetos de consultoria multidisciplinar que visam incrementar a eficácia da interação entre as diferentes áreas funcionais e contribuir para gerar vantagens competitivas.

Investigação aplicada e inovação – Desenvolvemos estudos em áreas técnicas e científicas diversas envolvendo atividades de Investigação, Desenvolvimento e Inovação, enquadrados em projetos de consultoria de natureza diversa em diferentes setores de atividade e abrangem várias áreas temáticas, resultando na elaboração de relatórios detalhados e publicação de artigos científicos ou casos de estudo.

Soluções tecnológicas – As atividades de conceção e desenvolvimento de software de apoio à tomada de decisão que desenvolvemos contribuem para o incremento da eficiência das organizações Clientes, potenciando a melhoria contínua dos seus processos estratégicos, operacionais e de suporte à gestão empresarial. O desenvolvimento de ferramentas de base tecnológica ocorre no âmbito de projetos de consultoria.

Formação e desenvolvimento de competências – Planeamos, concebemos e proporcionamos formação adequada às necessidades específicas de cada organização em diversas áreas de conhecimento, proporcionando o desenvolvimento de competências necessárias ao adequado exercício de funções e implementação da estratégia de negócio. Os Jogos de Gestão BIGames® que referi anteriormente constituem um produto premium da nossa oferta formativa.

Gestão de empreendimentos – Asseguramos a gestão de empreendimentos nas várias fases de construção, desde a coordenação da conceção até à fiscalização da execução das obras, incluindo o apoio técnico ao Dono de Obra na gestão da contratação de entidades intervenientes e monitorização em tempo real do progresso dos trabalhos realizados.

Análise diagnóstico – Realizamos auditorias e inspeções técnicas que permitem, segundo uma abordagem sistémica, avaliar o funcionamento dos processos, permitindo verificar a adequação e o estado de implementação de políticas e procedimentos que visam a prossecução de objetivos predefinidos, disponibilizando informação relevante para a melhoria contínua e criação de valor nas organizações.