MAIS DE 50 ANOS DE PROFISSIONALISMO, CONFIANÇA E DEDICAÇÃO

Dra Matilde e Ana Matilde - CLÍNICA ALBANO TOMÉ
Dra. Matilde Vieira e Dra. Ana Matilde – CLÍNICA ALBANO TOMÉ

Fundada em 1968, pelos médicos especialistas em Radiologia, Maria Teresa Tomé e Albano Tomé, a Clínica Albano Tomé é, hoje, uma referência na área da medicina e imagiologia, contando com as tecnologias e os equipamentos mais avançados para prestar um serviço de qualidade a todos os pacientes. Atualmente, a clínica é gerida por Maria Matilde Vieira, diretora clínica e pela sua filha, Ana Matilde Vieira que, em entrevista, realçaram a importância do diagnóstico por imagem no rastreio e diagnóstico de várias patologias.

A Clínica Albano Tomé é uma referência na área da medicina e imagiologia na região do Barlavento Algarvio. Poderíamos começar a nossa conversa por conhecer um pouco melhor o universo desta empresa e de que forma se vem destacando no mercado.

Inicialmente, a prática era dirigida para a prestação de meios complementares de diagnóstico imagiológico pela radiologia clássica e exames contrastados do trato digestivo e urinário. Durante muitos anos, a Radiologia, agora dita “clássica ou convencional”, foi o único método viável de observar o interior do organismo.
Na prática clínica atual, a radiologia perdeu, para outros métodos de imagem, algumas das suas indicações, no entanto, continua a ser um método extremamente útil e insubstituível para o diagnóstico de um grande número de patologias e um método de rastreio.
Sempre modernizando, mantivemos as nossas instalações oferecendo todo o conforto e acessibilidades necessárias.

Em 1982 a clínica começou a fazer exames ecográficos obstétricos, únicos no Algarve.
O objetivo principal tem sido o de proporcionar aos pacientes uma larga abrangência de técnicas imagiológicas, tendo como máxima a evolução tecnológica e científica inerente à Imagiologia diagnóstica da Medicina.

O ano de 2009 assinala a entrada, como diretora clínica, da Dra. Maria Matilde Cortez Vieira, licenciada em Medicina e Cirurgia e com especialidade de Radiologia. Em 2015, entrou como consultora a sua filha, Ana Matilde Vieira Pinto, licenciada em Gestão de Recursos Humanos e em Solicitadoria. Qual o balanço deste período?

Estes 12 anos, têm sido repletos de aprendizagens. O saldo é muito positivo e interessante, acompanhado de crescimento, desafios e de muitas oportunidades. A clínica nunca parou de crescer e de inovar, quer na qualidade, quer na oferta dos seus serviços. Desde 2009, foram implementados vários exames, nomeadamente, Ecocardiograma, Eletrocardiograma, EcoDopler, Gastroenterologia (Endoscopia e Colonoscopia), e mais recentemente a Tomografia Axial Computorizada -TAC. As instalações têm sofrido melhorias de modo a proporcionar maior conforto aos pacientes e ao staff, tendo sido inaugurada recentemente a nova área de Gastroenterologia e TAC. Durante este período, e de modo a acompanhar e beneficiar da inovação das tecnologias de informação, a clínica lançou a app “Clínica Albano Tomé”, de acesso gratuito, que permite ao paciente aceder aos seus exames e respetivos relatórios, efetuar a marcação dos mesmos, e diversas outras funcionalidades, como memorizar medicação ou registos médicos.

O diagnóstico médico por imagem continua a ser um método de rastreio e diagnóstico determinante para um grande número de patologias. Quais os exames que, atualmente, a Clínica Albano Tomé tem disponíveis aos seus pacientes?

O diagnóstico por imagem, apesar e não ser o único, é um dos melhores métodos de rastreio e diagnóstico para várias patologias. Neste momento, dispomos de exames tão vastos como: Radiologia Geral e Digital; Ortopantomografia; Imagiologia Mamária; Ecografia Geral; Ecografia Obstétrica; Ecocardiograma Bidimensional; Eco Doppler dos vasos do pescoço; Eco Doppler Arterial e Venoso dos Membros Inferiores e Superiores; Eco Doppler Abdominal; Densitometria Óssea; Gastroenterologia (Endoscopia Digestiva Alta e Colonoscopia); Tomografia Axial Computorizada (TAC) e Dental Scan. Para além dos exames complementares de diagnóstico por imagem, dispomos ainda de exames cardíacos como Eletrocardiograma, Holter e Mapa 24 Horas, bem como de um Posto de Colheita de Análises (Germano de Sousa).

Tendo como principal objetivo proporcionar aos seus pacientes uma larga abrangência de técnicas imagiológicas, a Clínica Albano Tomé procura acompanhar a evolução da medicina nesta área. Quais as mais recentes técnicas introduzidas na clínica?

A mais recente técnica de diagnóstico, introduzida na clínica, foi a Tomografia Axial Computadorizada, que veio acrescentar um meio de diagnóstico através da visualização tridimensional de alta qualidade de estruturas como a coluna, vértebras e órgãos internos. Através deste equipamento, foi também inovado o diagnóstico por Dental Scan que, através da utilização de um software específico, apoia a área da implantologia na especialidade de Medicina Dentária nesta região.

A imagiologia é um dos serviços mais importantes na área da medicina. Consciente desta relevância, a Clínica Albano Tomé aposta nas mais recentes tecnologias e nos equipamentos mais avançados para prestar um serviço de qualidade aos seus pacientes?

Quanto mais recente for a tecnologia maior será a segurança do paciente, e maior será a qualidade de imagem, permitindo maior precisão no diagnóstico. Nesse sentido procuramos, sempre que possível, renovar os equipamentos como foi recentemente o caso dos Ecógrafos e do aparelho de TAC.

O cenário pandémico obrigou as empresas e funcionários a adaptarem-se a uma nova realidade. Como reagiu e se previne a Clínica Albano Tomé?

O presente cenário apanhou todos de surpresa e trouxe novos desafios. Seguimos com rigor as orientações emitidas pela Direção Geral de Saúde sobre os procedimentos a adotar pelas clínicas médicas. Foram tomadas medidas imediatas no sentido de diminuir a quantidade de pessoas que se dirigem à clínica, restringindo o número de acompanhantes dos nossos utentes, com a exceção de menores ou pessoas com capacidade reduzida. Foram tomadas medidas que permitem ao paciente fazer a marcação de exames por telefone ou online. O levantamento de exames só pode ser feito em horário específico, sendo que o paciente poderá também receber os exames através do correio, ou através da utilização da nossa app e partilhá-los com o médico requisitante, na comodidade da sua casa. A telemedicina foi outro importante passo, que permitiu o acesso mais rápido a determinados diagnósticos, não sendo necessária a presença física dos profissionais.

Com o início iminente de um novo ano, chega o momento de definir novos objetivos a atingir. O que podemos esperar da Clínica Albano Tomé para o futuro?

Para ano de 2021 temos como objetivo alargar a nossa equipe de profissionais (médicos), estando, neste momento, abertas vagas para a área de Imagiologia, Ginecologia e Obstetrícia, Ortopedia Pediátrica e Cardiologia. No que diz respeito às restantes áreas, os objetivos mantêm-se: proporcionar à população algarvia, e não só, um serviço de referência, no que diz respeito à variedade de exames imagiológicos disponibilizados e à qualidade dos equipamentos que permitem um melhor diagnóstico. Desejamos continuar a prestar um serviço com profissionalismo, confiança, excelência e dedicação a todos os nossos utentes.

CLÍNICA ALBANO TOMÉ
www.albanotomeclinica.com