É no concelho de Espinho que encontramos a União de Freguesias de Anta e Guetim. Rico em história, tradições e com um património musical e cultural de excelência mundial, este território é, cada vez mais, um destino de eleição. Nesta edição, Nuno Almeida, presidente da União de Freguesias de Anta e Guetim, convida todos os leitores a descobrir a “Capital do Violino” e dá a conhecer o que de melhor este território tem para oferecer a quem o visite.

Nuno Almeida, presidente da União de Freguesias de Anta e Guetim - Portugal em Destaque
Nuno Almeida, presidente da União de Freguesias de Anta e Guetim

Assume os destinos da União de Freguesias de Anta e Guetim. Prestes a terminar o último ano deste mandato, quais foram as áreas alvo de especial atenção durante este quadriénio?

Este mandato fica inevitavelmente marcado pela situação pandémica, pelo que diria que as áreas da saúde, proteção civil e ação social foram as nossas prioridades absolutas e temos muito orgulho no trabalho realizado contra a Covid-19 – tivemos a primeira equipa de desinfeção de espaços e equipamentos públicos no concelho, com mais de 6000 litros de desinfetante aplicado; programas de voluntariado; apoio aos produtores locais, adquirindo mais de 200kgs de legumes para distribuir por famílias carenciadas e sem-abrigo; distribuição de viseiras, toucas, batas e outros materiais de proteção para os profissionais de saúde e do setor social;  oferta de material médico ao centro de saúde; oferta de 30 tablets e 20 hotspots de ligação à internet ao agrupamento Dr. Manuel Laranjeira; entrega de suplementos energéticos e alimentares aos bombeiros e profissionais de saúde; ou ainda as fotocópias de material de estudo para as crianças acompanharem as atividades letivas.

União de Freguesias de Anta e Guetim - Portugal em Destaque

A União de Freguesias de Anta e Guetim é uma das mais belas e importantes freguesias do concelho de Espinho e um destino por descobrir. Fale-nos um pouco mais sobre este território rico em história, cultura, tradição e beleza natural.

O nosso território tem a particularidade de conjugar o melhor de dois mundos – a centralidade urbana e a beleza natural da zona mais rural. Em Anta e em Guetim podem encontrar, desde logo, uma identidade cultural muito forte, com um património histórico e cultural riquíssimo, onde as nossas associações e coletividades desempenham um papel fundamental. Não esquecemos as raízes da nossa comunidade e as tradições continuam a ser parte integrante da nossa vida social. Temos também no nosso território importantes espaços verdes que merecem ser descobertos, redescobertos e aproveitados. Uma cultura gastronómica de excelência, com algumas das casas mais famosas de toda a região e do país. Um património musical e cultural de excelência mundial.  Um movimento de arte urbana em crescimento e vários eventos festivos que atraem cada vez mais pessoas a Anta e a Guetim.

Atualmente, o turismo afigura-se como um dos principais motores de desenvolvimento local? De que forma o executivo tem procurado promover e divulgar toda a potencialidade turística da freguesia?

O turismo tem cada vez mais impacto no desenvolvimento económico e social do nosso território e a Junta de Freguesia está a trabalhar para alavancar essa dinâmica e conseguir tornar o nosso território mais atrativo, tanto para quem nos visita como para quem procura investir. Por isso, temos vindo a trabalhar em alguns projetos que entendemos puderem vir a ser grandes referências na região – o Parque da Música, um espaço verde complementado com um auditório aberto, salas de espetáculo e um albergue para músicos; a requalificação do Parque da Picadela num verdadeiro Parque da Cidade, onde as pessoas possam usufruir da natureza e aproveitar momentos de lazer, e a criação de um corredor verde junto à Ponte de Anta e a promoção de um concurso gastronómico que promova o que de melhor se pode colocar nos pratos de quem nos visita.

União de Freguesias de Anta e Guetim - Portugal em Destaque

Uma das ambições da autarquia é afirmar a freguesia como Capital do Violino. O que motivou este projeto e em que consiste?

A Vila de Anta está intrinsecamente ligada à história do Violino em Portugal. É aqui que estão as raízes da família Capela, luthiers de excelência, reconhecidos internacionalmente pela qualidade dos seus violinos. Com uma ligação de mais de 90 anos à construção de violinos, Anta continua a ser uma paragem obrigatória para vários músicos portugueses e estrangeiros que confiam no Atelier Capela para garantir a singularidade e os elevados padrões de qualidade dos seus violinos. Reconhecendo o enorme património cultural associado à construção e reparação de violinos pela família Capela, a Junta de Freguesia de Anta e Guetim promove “Anta como Capital do Violino” num esforço de preservação, divulgação e valorização de uma identidade cultural singular e extraordinária.

Para além do sonho de construir a Casa do Violino, para já temos apostado na realização de conferências e mesas redondas com especialistas na área, workshops sobre a construção de violinos, master-classes com violinistas de renome internacional, exposições itinerantes de violinos e fotografia, e, claro, concertos e muita música sempre com o violino em destaque.

Este projeto tem ainda um grande cariz social e organizamos o “Violino vai à Escola” e o “Violino vai ao Bairro”, que pretendem democratizar o acesso à música e à cultura, mostrando as virtualidades de um instrumento que nem sempre é de acesso universal.

União de Freguesias de Anta e Guetim - Portugal em Destaque

A European Best Destination elegeu Portugal como o melhor país da Europa para visitar em 2021. Mais do que um destino, Portugal é uma experiência que impacta o turista.  De norte a sul, interior ou litoral e ilhas, quem nos visita quer regressar. Numa altura em que grande parte das pessoas já começaram a planear as férias, que convite gostaria de deixar a todos os nossos leitores?

Não é por acaso que, ano após ano, Portugal continua a ser eleito como um destino de excelência e que merece a confiança de milhões de turistas provenientes de todo o mundo. Temos um país seguro, com um clima muito apetecível, uma gastronomia incrível, um acolhimento fantástico e um património cultural, histórico, artístico e natural único.

Se tiverem oportunidade, coloquem Anta e Guetim no vosso programa de férias. Aproveitam e venham conhecer as nossas histórias e tradições, venham provar os nossos pratos de referência e desfrutar dos nossos parques e zonas verdes. Não se vão arrepender.

União de Freguesias de Anta e Guetim - Portugal em Destaque