Cláudia Figueiredo, Administradora da Debates & Discursos

O conhecimento é a base do sucesso, será sempre assim, em qualquer negócio. É este o foco da Debates & Discursos, que tem como missão de contribuir na formação e disseminação de informação jurídica e legislativa. É com a missão de colaborar para o desenvolvimento de carreiras e preparar futuros líderes e colaboradores mais preparados que Cláudia Amaral de Figueiredo iniciou esta aventura. Hoje, com 16 anos de atividade a empresa é uma referência e a empresária um exemplo de ousadia e resiliência, porque mesmo em momentos de adversidade, é possível vencer, como nos referiu, em entrevista.

No término do ano em que concretizam dez anos, como tem sido este longo caminho da Debates & Discursos?

Tem sido uma aventura. No início desta caminhada e numa altura em que ninguém queria arriscar, decidi avançar e mostrar que, mesmo em momentos de adversidade, é possível vencer. A Debates & Discursos foi pensada, estruturada e construída de raiz. Iniciamos o projeto trabalhando muito e aprendendo com quem mais sabe. O caminho foi-se fazendo, com altos e baixos, mas no cômputo geral o percurso é bastante positivo.

Porque se aventurou na criação de uma empresa num nicho tão particular? Qual a importância das formações no mundo corporativo?

É um nicho de mercado muito particular, mas extremamente abrangente. A base da minha formação é jurídica e sempre observei, estudei e debati com juristas. Por essa razão, entendi que é sempre necessário manter o conhecimento atualizado, e só através da formação contínua de qualidade se poderá adquirir as ferramentas necessárias para o exercício das várias profissões. 

Evento Debates & Discursos
Evento Debates & Discursos

Tendo como principal missão dinamizar as mais recentes alterações legislativas, esta área continua a ser o foco do trabalho da Debates & Discursos?

Sem dúvida. A Debates & Discursos tem que se posicionar sempre, com vista a manter a sua formação com a atualidade, que o momento e as circunstâncias impõem. Depois das propostas legislativas serem aprovadas, e após respetiva publicação em diário da República, trabalhamos de imediato as matérias, apresentamos aos formadores, e num breve lapso temporal, têm acesso a toda a informação através das nossas conferências e formações.

Da criatividade aos formadores, o que torna o vosso serviço diferenciado?

A Equipa de Formadores diferencia-se pela excelência e o conhecimento profundo das diversas temáticas. Os nossos formandos para além de terem a possibilidade de verem resolvidas dúvidas e questões no momento do evento jurídico, tem ao dispor uma vasta equipa de oradores que apoiam na resolução de algum problema ou questão que surja num momento posterior.

Evento Debates & Discursos
Evento Debates & Discursos

A pandemia obrigou a que tivessem de se reinventar e recriar uma nova forma de trabalhar. Como foi feita essa adaptação ao mundo digital e às novas exigências impostas pela pandemia?

Num primeiro momento de introspeção, algo novo leva a sensações de ansiedade, a uma certa insegurança pelo desconhecido. Depois de uma reflecção profunda foi necessário procurar soluções, mais concretamente no mundo digital e fazer a respetiva adaptação de forma que o cliente se sinta confortável, não defraudando as suas espectativas.

Cláudia Figueiredo, Administradora da Debates & Discursos

Promover o desenvolvimento dos colaboradores à distância é um dos maiores desafios atuais. Pela sua experiência, quais foram os maiores desafios enfrentados? Como adaptar os processos de formação interna a esta nova realidade da melhor forma possível?

Os clientes que temos aderiram muito bem, e ao mesmo tempo alargamos o leque de formandos, quer no setor empresarial do estado, quer no privado. Muita empresas têm as ferramentas no local de trabalho alocadas aos seus colaboradores e preferem ter os mesmos no mesmo espaço, usufruindo de formação e executando as suas tarefas, sem terem que se deslocar ou perder o dia de trabalho.

Debates & Discursos 01 transparente