Fundada em 2011 a Debates & Discursos dedica-se desde a sua génese à realização e organização de eventos de âmbito jurídico. Graças ao know-how adquirido ao longo dos anos, ao profissionalismo e dedicação, a Debates & Discursos é um caso de sucesso nacional. Para melhor conhecermos esta empresa e o trabalho que desenvolve na área do Direito, entrevistámos Cláudia Amaral de Figueiredo, administradora, que nos revelou, em conversa, o presente e futuro da empresa.

Cláudia Amaral de Figueiredo, administradora da Debates & Discursos
Cláudia Amaral de Figueiredo, administradora da Debates & Discursos

A Debates & Discursos dedica-se desde a sua génese à realização e organização de eventos de âmbito jurídico. Fale-nos um pouco mais deste projeto e de que forma vem conquistando a sua posição no mercado nacional ao longo dos anos?

A Debates & Discursos nasceu em plena crise política, económica e social. Numa altura em que ninguém queria arriscar, decidi avançar e mostrar que, mesmo em momentos de adversidade, é possível vencer. Pensei que se tinha feito um grande investimento em formação especializada em várias áreas e a abertura do projeto Debates & Discursos, mesmo que não fosse um sucesso ou mesmo um insucesso, era uma forma de aprendizagem. Assim, foi pensada, estruturada e construída de raiz a empresa. Iniciámos o projeto trabalhando muito, estudando, aprendendo com quem mais sabe, alicerçados na humildade e grande sentido de responsabilidade.

Tendo como principal missão dinamizar as mais recentes alterações legislativas, de forma que a prática do Direito se torne célere, eficaz e que seja do conhecimento de todos, a Debates & Discursos vem desenvolvendo um trabalho meritório na realização e organização de eventos de âmbito jurídico. Quais as ações desenvolvidas pela Debates & Discursos e de que forma se revelam fundamentais no quotidiano de todos os que trabalham na área de Direito?

A nossa grande preocupação sempre foi ter uma equipa de formadores de excelência e, através deles, responder de forma rápida e célere a todas as dúvidas dos nossos formandos. Começámos por estar muito atentos ao trabalho na Assembleia da República, às Propostas de Lei, ao desenvolvimento na generalidade e especialidade e na respetiva aprovação e publicação dos mesmos. De imediato trabalhamos as matérias, apresentamos aos formadores e, num breve espaço de tempo, os nossos formandos têm acesso a toda essa informação, com a maior brevidade possível, para que possam resolver de imediato as dúvidas.

Cláudia Amaral de Figueiredo, administradora da Debates & Discursos
Cláudia Amaral de Figueiredo, administradora da Debates & Discursos

Presente no mercado para prestar serviço aos clientes mais exigentes, a Debates & Discursos tem como compromisso empresarial um atendimento personalizado, eficiente e criativo. Para isso conta com uma equipa de profissionais especializada, capaz de prestar a cada cliente o serviço mais adequado. Este é também um dos principais diferenciais da empresa?

A equipa de formadores que a Debates & Discursos disponibiliza a todos os formandos ultrapassa os nossos eventos. Os nossos formandos para além de terem a possibilidade de verem resolvidas dúvidas e questões no momento da conferência, ou outro evento, têm ao dispor a nossa equipa de oradores para resolução de algum problema mais melindroso, ou questão que surja no momento posterior e para a qual necessitem de aconselhamento.

A Debates & Discursos assinala este ano o 10º aniversário, um marco assinalável para a empresa. Que balanço faz destes anos e quais os objetivos que a empresa ainda pretende alcançar no futuro?

Fazemos um balanço muito positivo. No entanto, como em todos os negócios, nem sempre foi um mar de rosas. O mais recente desafio veio com o início da pandemia, momento em que tivemos de nos readaptar à nova realidade do mercado. Na Debates & Discursos estávamos habituados a trabalhar de forma presencial e, de repente, vimo-nos ‘obrigados’ a criar novas formas de trabalho. A verdade é que, apesar do receio inicial, fomos agarrando o nosso mercado e aumentando o leque de formandos de várias áreas da sociedade.

Cláudia Amaral de Figueiredo, administradora da Debates & Discursos
Cláudia Amaral de Figueiredo, administradora da Debates & Discursos

Para o futuro, o grande objetivo é aumentar o público-alvo: advogados, solicitadores, agentes de execução, administradores judiciais e de insolvência, professores universitários, setor empresarial do estado, empresas, banca e todos os demais profissionais que, direta ou indiretamente, trabalham com o Direito e a lei. Outro dos objetivos é conciliar os congressos, formações, sessões de esclarecimento, conferências e outros eventos, quer em formato presencial, quer online.

Debates & Discursos 02