Nuno Dias lidera uma equipa de profissionais de excelência na ERA Loulé e quem consigo trabalha sabe que valores como a dedicação, rigor e carácter são o principal alicerce do seu percurso profissional.

Nuno Dias, ERA Loulé
Nuno Dias, ERA Loulé

 Que balanço faz destes anos associados ao maior operador mundial de franchising imobiliário e o que o motivou a abraçar este projeto?

Tenho uma carreira de 15 anos no ramo do turismo e a dada altura senti que precisava de fazer algo diferente. Um dia encontrei num café um amigo de longa data que tem duas lojas ERA e me perguntou se queria trabalhar para ele e disse-lhe, prontamente, que não pretendia trabalhar por conta de outrem, porque isso era o que fazia anteriormente. No turismo assumia cargos de gestão, mas pretendia trabalhar por conta própria. Entretanto fez-me uma outra proposta, para abrirmos uma imobiliária ERA. Não consultei outras marcas, confiei na proposta e havia uma zona disponível em Loulé, próxima da minha área de conforto, o que também é importante. Era um mercado interessante e diferente no Algarve. Aceitei e fizemos uma proposta ao Master, que aprovou o franchising. Abrimos a loja em fevereiro de 2019 e não podia estar mais satisfeito com os resultados alcançados.

Um dos principais desígnios da ERA é a contratação de grandes talentos. Como caracteriza a equipa de profissionais desta agência e quais os valores que a têm guiado ao longo dos anos rumo ao sucesso?

Tenho uma equipa com alguma dimensão. Penso que em Loulé somos a maior imobiliária em termos de equipa e volume negócios. A equipa que fomos construindo é excelente, o que pretendemos oferecer aos nossos colaboradores é boas condições e motivação para trabalhar. Preocupamo-nos com as pessoas, não só em termos profissionais. Se precisam de alguma coisa, estamos cá para ajudar. Reunimo-nos muitas vezes para motivar o espírito de grupo e de partilha, porque apesar da minha pouca experiência neste ramo já percebi que é uma atividade atroz. As pessoas, na maioria das vezes, não se respeitam entre elas. Portanto, tentamos que seja uma equipa coesa. Funcionando como grupo, conseguimos fazer mais transações, negócios.

Equipa ERA Loulé
Equipa ERA Loulé

A Covid-19 trouxe consigo inúmeras mudanças e foram várias as áreas que sofreram o impacto provocado pela pandemia. Atualmente, como avalia o mercado imobiliário na região algarvia? Quem são os maiores investidores na região algarvia?

Onde estamos inseridos, a procura deste negócio é muito feita pelo mercado nacional, cerca de 62%. O mercado internacional ficou, de alguma forma, diferente. Durante a pandemia também tivemos alguma procura do mercado inglês, belga e francês, essencialmente. A questão que se coloca é a disponibilidade das pessoas conseguirem chegar ao nosso país e verem os imóveis para poderem tomar uma decisão e efetuarem compras.

Loulé é, talvez, a quarta cidade mais cosmopolita do Algarve. Muitas vezes os clientes pretendem sair daquelas zonas com grande pressão do litoral e procuram uma cidade em que haja movimento e acesso a serviços, durante todo ano e não só no verão. Procuram também um local, onde no verão não tenham de sofrer toda a pressão motivada pelo turismo e os preços são mais acessíveis. Temos também a zona da serra e para todos aqueles clientes que procuram zonas calmas, existem mais oportunidades. Existem, neste momento, muitos imóveis a muito bom preço.

O ano foi de pandemia, mas Portugal conseguiu entrar no Top 10 das economias europeias mais atrativas para o investimento estrangeiro. De que forma a ERA Loulé, se afigura a escolha acertada no momento de comprar, vender ou arrendar casa e quais as opções diferenciadoras que propõe para o mercado de investimento estrangeiro?

Juntando todas as qualidades de Loulé e escolhendo a ERA Loulé é perfeito, porque temos feito uma grande aposta na serra. Em termos de custos e recursos é elevadíssimo, porque na zona serra de Loulé temos imóveis que se encontram a 45 minutos de carro desde a cidade. Temos de fazer várias visitas para encontrar o imóvel certo o que implica muitos custos e recursos de tempo. Mas tem sido benéfico para nós, porque há muitas oportunidades ainda por explorar. O Algarve não está completamente explorado e como tal temos tido boa procura para esses produtos.

Com uma equipa de profissionais de excelência, capaz de prestar o melhor acompanhamento e serviço a cada cliente, a ERA Loulé conta já com um percurso de sucesso no mercado imobiliário nacional. Que objetivos a ERA Loulé pretende alcançar a médio/logo prazo?

Os nossos objetivos são crescer enquanto imobiliária, aumentar o volume de negócio e a equipa e explorar as potencialidades da Serra de Loulé. Vão ser criadas novas oportunidades, no nosso entender, com as alterações que vão existir nos Visa Golds, que vão deixar de eleger as zonas do litoral e vão passar a eleger as freguesias de baixa densidade.

Fachada da ERA Loulé
Fachada da ERA Loulé