Há 14 anos  a marcar a diferença no mercado imobiliário

A ERA Rio Tinto celebrou este ano o 14.º aniversário

A ERA Rio Tinto celebrou este ano o 14.º aniversário, um marco assinalável para a agência. Que balanço faz destes anos associados ao maior operador mundial de franchising imobiliário?

Se está a pensar comprar, vender ou arrendar casa, saiba que a ERA Rio Tinto tem exatamente o que procura. Desde 2006 no mercado imobiliário, esta agência ocupa lugares de referência a nível nacional no número de transações e em volume de faturação. Para descobrir qual o segredo por detrás destes resultados, estivemos à conversa com Carla Correia, CEO, que nos revelou que a aposta na formação e nas pessoas é uma das chaves do sucesso alcançado nos últimos anos.

Foram anos de muito trabalho e dedicação, mas também de reconhecimento e sucesso. Há 14 anos tivemos a oportunidade de começar um projeto, numa altura em que Rio Tinto era considerado um território difícil de trabalhar, onde a faturação não alcançava os objetivos pretendidos.

Mas lançámos este desafio com toda a nossa dedicação e, felizmente, correu tudo bem até aos dias de hoje. O mais importante é ter foco e é isso que nos tem permitido nunca baixar a faturação desde que assumimos a gerência desta agência.

Para além disso, tem sido fundamental o apoio de toda a equipa ERA – a parceria ideal para o desenvolvimento desta atividade – que apoia o nosso trabalho num modelo de organização e sucesso que é reconhecido a nível nacional e internacional.

O mercado imobiliário é um dos mais competitivos. A credibilidade e eficiência são fundamentais para fazer a diferença perante o cliente. Porquê que a ERA Rio Tinto é a escolha acertada para quem quer comprar, vender ou arrendar casa?

A ERA Rio Tinto é a escolha acertada para qualquer cliente, seja vendedor ou comprador, porque trabalha em territórios exclusivos, o que nos permite conhecer muito bem a área em que atuamos, e tem uma estrutura de consultores em formação constante que acompanham a evolução do mercado e que são uma mais-valia para conseguirmos estes bons resultados e manter a confiança depositada em nós pelos nossos clientes. Nós diferenciamo-nos pelo nosso serviço e dedicação ao cliente, garantindo que temos uma equipa fortemente focada em concretizar os sonhos e as necessidades dos nossos clientes, com o profissionalismo e a segurança que um setor como o do imobiliário impõe.

Um dos principais desígnios da ERA é a contratação de grandes talentos. Com a ERA Rio Tinto não é diferente. Como caracteriza a equipa de profissionais desta agência?

A ERA Rio Tinto conta com 30 colaboradores e não sentimos qualquer problema em recrutar, porque temos um núcleo de consultores imobiliários que já cá estão há muitos anos e que ajudam na integração dos novos elementos. Trabalhamos com pequenas equipas, porque é mais fácil o acompanhamento de cada um destes consultores, mediante as suas necessidades. A ERA é, efetivamente, uma empresa focada no talento das pessoas, que acredita nas suas capacidades e as incentiva à excelência. E é por isso que os nossos colaboradores são pessoas motivadas, dedicadas aos projetos que desenvolvem, preparadas para o futuro e que atuam com base no espírito de equipa.  A ERA faz também uma aposta contínua na formação, no desenvolvimento de pessoas com talento e que queiram construir uma carreira no setor imobiliário, ao mesmo tempo que somos reconhecidos como a melhor “escola” de mediação imobiliária em Portugal. Por tudo isto, o cliente sente segurança quando escolhe trabalhar connosco, porque sabe que tem uma equipa de consultores dedicada a si a 100% e com as melhores capacidades para responder às suas necessidades.

Uma equipa que tem vindo a dar cartas no mercado imobiliário. Prova disso são os diversos prémios alcançados no 1.º semestre deste ano…

A ERA Rio Tinto tem vindo a ocupar lugares de referência a nível nacional no número de transações e em volume de faturação. E o segredo para estes resultados está exatamente na equipa e no método de trabalho. Os nossos consultores estão constantemente na rua, a conhecer as pessoas, os territórios e a descobrir, em primeira-mão, quem quer vender e quem quer comprar imóveis. Nós somos a agência com mais angariações no nosso território e isso faz toda a diferença.

A formação contínua dos agentes é um dos segredos para o sucesso alcançado ao longo dos 14 anos de atividade?

Todos os nossos agentes recebem uma formação inicial e especializada no seu mercado de atuação. Todos os nossos futuros agentes têm ao seu lado um profissional experiente que vai treinar, aconselhar e inspirar os novos membros da equipa. O consultor imobiliário cumpre um papel muito importante como mediador na compra ou venda de um imóvel, porque trabalha na prospeção de mercado, encontrando as melhores soluções dentro dos desejos e necessidades do cliente, e porque ajuda no processo de compra e venda, fazendo um acompanhamento até ao final do procedimento. Para dar resposta a um mercado cada vez mais dinâmico e prestarmos um serviço de excelência, apostamos na formação contínua dos nossos agentes, de modo a compreenderem melhor o mercado e os clientes que nos procuram e estarem preparados para encontrarem oportunidades rentáveis de negócio. Acreditamos que a formação e aposta nas pessoas é uma das chaves para termos conseguido o sucesso dos últimos anos.

O ano de 2020 trouxe grandes mudanças. O impacto da pandemia provocada pela Covid-19 é evidente em diversas áreas. De que forma avalia atualmente o mercado imobiliário na região?

Em consequência dos preços que estão a ser praticados nas grandes cidades, neste caso concreto no Porto, Rio Tinto começa a assumir-se como um território cada vez mais procurado. Com uma proximidade elevada e bons acessos, a diferença de preços dos imóveis ainda é bastante significativa.

A pandemia mudou a forma como se “vive” em casa. O confinamento, levou as famílias a perceber que precisam de outro tipo de espaços e a procurar novos imóveis em zonas mais periféricas?

Ao longo dos últimos meses temos verificado um interesse crescente por moradias. Esta procura parece estar relacionada com a aposta das famílias em ter espaços maiores, que permitam mais movimentação e que tenham acesso, por exemplo, a jardins, terraços, varandas, e espaços versáteis e funcionais, que incluam áreas dedicadas ao teletrabalho ou à prática de desporto.  Essa procura por moradias tem sido mais vincada fora dos grandes centros urbanos por existir uma maior variedade de imóveis e os preços serem também mais acessíveis.

A ERA Rio Tinto, associada à ERA Gondomar, não ficou indiferente ao difícil período atravessado pelas famílias portuguesas e, por isso, em parceria com a DMY|Network Solutions levou a cabo uma ação solidária. Fale-nos um pouco mais sobre esta iniciativa.

Tentamos estar atentos às necessidades da população de Gondomar. Esta parceria consistiu em doarmos computadores a algumas escolas mais carenciadas, durante a primeira vaga da pandemia, quando foi necessário recorrer à escola online.

Com um percurso baseado no sucesso a ERA Rio Tinto é uma agência imobiliária de referência na região onde atua. O que podemos esperar para o futuro?

O objetivo é faturar cada vez mais e estabilizar as duas agências que detemos, atualmente, de forma a conseguirmos apostar na abertura de uma terceira. Para além disso, queremos continuar sempre a servir os nossos clientes com a qualidade a que os habituamos nestes 14 anos.