Isabel Leão lidera uma equipa de duas dezenas de profissionais na ERA Santarém e quem trabalha com ela sabe que valores como a dedicação e o carácter são o principal alicerce do seu percurso profissional. Fique a conhecer nesta edição um pouco melhor a empresária, líder e profissional que vem conquistando o ramo imobiliário ribatejano.

Isabel Leão lidera equipa de 20 profissionais na ERA Santarém

A Isabel Leão lidera hoje uma equipa de 20 profissionais na ERA Santarém, mas o ramo imobiliário nem sempre fez parte dos seus planos. Poderíamos começar a nossa conversa por conhecer um pouco melhor a mulher por detrás da profissão e de que forma foi traçando o seu percurso profissional.

Posso afirmar que surgiu com uma brincadeira. A verdade é que nunca gostei de estar parada e um dia uma amiga da minha mãe, que tinha acabado de abrir o seu negócio, convidou-me para ir trabalhar com ela nas férias. Aceitei o convite e, simplesmente, acabei por me apaixonar pela área. Alguns anos mais tarde, e após outras experiências profissionais, surgiu o desafio de abraçar novamente esta área. Primeiro comecei com uma sócia, em 2002, e em 2006, acabei por me tornar proprietária da ERA Santarém. Apesar dos primeiros tempos não terem sido fáceis, o balanço deste projeto é bastante positivo. É preciso ser persistente, porque as coisas não caem do céu. Mas quando o trabalho é feito com gosto e vontade, tudo acaba por correr da melhor forma.

O mercado imobiliário é um dos mais competitivos. A credibilidade e eficiência são fundamentais para fazer a diferença perante o cliente. Porquê que a ERA Santarém é a escolha acertada para quem quer comprar, vender ou arrendar casa?

A seriedade e o profissionalismo são o mais importante e a principal característica da ERA Santarém. É importante que quem nos procura perceba que estamos aqui para os ajudar. Estamos aqui para ajudar os vendedores a vender as suas casas o mais rapidamente possível e ao melhor preço e estamos aqui para ajudar o comprador a encontrar a sua casa de sonho, dentro dos valores que pode e que quer pagar. Quando conseguimos ajudar os nossos clientes a alcançar os seus objetivos, percebemos que estamos no caminho certo.

Um dos principais desígnios da ERA é a contratação de grandes talentos. Como caracteriza a equipa de profissionais desta agência?

A equipa da ERA Santarém é, acima de tudo, feita de pessoas com muito carácter e seriedade. Obviamente, que a ambição também faz parte da fórmula, mas são sobretudo valores como a seriedade, a dedicação, o empenho e o profissionalismo que diferenciam a equipa desta agência. Para além disso, temos a sorte de ter uma equipa unida e coesa que se ajuda mutuamente, como uma verdadeira família. É claro que, a excelência desta equipa é também fruto do exemplar acompanhamento prestado pelos nossos diretores comerciais.

A pandemia da Covid-19 mudou a forma como se “vive” em casa. As horas passadas dentro de casa, durante o confinamento, mudaram a perceção dos clientes em relação à importância da casa e das suas particularidades?

Sim. As pessoas têm agora uma perceção diferente da casa onde vivem. Se antes, a grande maioria das pessoas usava a casa como dormitório, hoje a realidade é bem diferente. Atualmente, as pessoas dão mais importância a pormenores que até ao ano passado não eram tidos em consideração. O espaço exterior passou a ser mais valorizado, e registou-se uma maior procura por imóveis com escritório, ou espaço extra, por exemplo. Esta é uma tendência que vem crescendo no mercado imobiliário e que, infelizmente, não conseguimos saber se irá continuar por muito tempo ou não.

Para além da mudança na perceção dos clientes, esta pandemia trouxe-nos também uma nova realidade a que tivemos de nos adaptar. Atualmente, já realizamos visitas virtuais a imóveis, através da realização de videochamadas com os clientes interessados na sua aquisição. Acredito que a adaptação é necessária e acaba, de certa forma, por estimular o nosso crescimento. Muitas vezes, estamos tão formatados para fazer as coisas de uma determinada forma que acabamos por achar que não é possível faze-las de outra maneira. No entanto, quando somos obrigados a mudar, acabamos por nos reinventar e adaptar a uma nova realidade, que nos dá mais experiência e capacidade de enfrentar os desafios.

Isabel Leão lidera hoje uma equipa de 20 profissionais na ERA Santarém

Recentemente, foi distinguida com o Galardão Mulher Empresária pelo jornal “O Mirante”, sendo hoje um exemplo distinto de empreendedorismo e liderança feminina. Gostaria de escutar a sua reação a este reconhecimento e o que a inspira e motiva enquanto mulher e profissional a dar sempre o melhor de si.

Confesso que fiquei surpreendida com este prémio, mas muito satisfeita e feliz. É sempre bom sermos reconhecido pelo esforço, empenho e dedicação que damos a um projeto.  Acredito que a minha principal motivação e o que me inspira a dar sempre o meu melhor são os objetivos a que me proponho. Quando temos objetivos definidos e gostamos do que fazemos, queremos sempre dar o nosso melhor. Para além disso, saber que, através do meu trabalho, posso ajudar pessoas, deixa-me muito satisfeita e acaba também por representar uma enorme motivação para nunca desistir.

As mulheres assumem, cada vez mais, um papel preponderante na sociedade e nas empresas a realidade não é diferente. Quais são, na sua opinião, as características diferenciadoras da liderança feminina?

De facto, as mulheres têm diversas características intrínsecas que se revelam uma mais-valia em cargos de liderança. Desde logo, as mulheres são, naturalmente, mais assertivas e objetivas, mais determinadas e descomplicadas, mais práticas e, simultaneamente, mais multifacetadas. Acredito que muitas destas características são resultado de uma herança geracional que, fruto das diferentes responsabilidades que foi ‘obrigada’ a assumir ao longo de décadas, concedeu à mulher características próprias e diferenciadoras.

ERA Santarém

Numa edição em que abordamos o Dia Internacional da Mulher e damos a conhecer líderes e empresárias de sucesso com uma atitude inovadora nas organizações, que mensagem gostaria de deixar a todas as mulheres que desejem, tal como a Isabel, marcar pela diferença no mundo empresarial?

O único conselho que posso dar é: arriscar. Desde que estejam reunidas as condições necessárias, devem seguir a sua vontade e avançar sem medos. Na minha vida, procuro seguir a máxima: Prefiro arrepender-me do que fiz, do que aquilo que não fiz. Por isso, se, realmente, sentem que estão preparadas para dar esse passo, estão confiantes no projeto e determinadas em lançar-se no mercado de trabalho, arrisquem e vão sem medo. Sem coragem e determinação nada se consegue.

Com um percurso marcado pelo sucesso a ERA Santarém é uma referência no mercado imobiliário da região. O que podemos esperar desta agência para o futuro? O futuro será certamente de muito trabalho e empenho. Continuaremos a trabalhar diariamente, procurando superar os desafios que vão surgindo, porque, como se costuma dizer, para a frente é que é o caminho. Para além disso, está nos nossos planos alargar a nossa equipa de consultores e já nos encontramos, neste momento, a recrutar diretores comerciais.

ERA Santarém
ERA Santarém