Com mais de 250 anos, Oeiras é um concelho virado para o futuro, mas que valoriza a herança dos séculos passados. Conserva por isso algum património histórico surpreendente que merece ser descoberto. E se a sua costa é o destino a que invariavelmente todos os caminhos acabam por ir dar, os seus espaços verdes são igualmente uma boa opção para os que gostam de atividades ao ar livre. Em tempos rodeado de fortes para se proteger da investida de inimigos, hoje o concelho abre os braços a quem vem de fora. Fique a conhecer algumas boas razões para visitar Oeiras.

Parque dos Poetas, Oeiras - Portugal em Destaque
Parque dos Poetas, Oeiras

O Concelho de Oeiras é um dos 18 municípios da Área Metropolitana de Lisboa. A nascente faz fronteira com a capital, a poente com Cascais, a norte com Sintra e Amadora e a Sul, encontra o Rio Tejo e o Oceano Atlântico. Com uma área de 46 Km2, Oeiras está a 15 minutos do Aeroporto Internacional de Lisboa. Os acessos são variados através da autoestrada A5 ou pela estrada marginal. A rede de transportes públicos rodoviários possibilita a ligação a toda a região envolvente, sendo apoiada pela linha ferroviária que faz a ligação Lisboa, Oeiras e Cascais. O seu clima é temperado marítimo, propício a atividades de ar livre. A sul, a linha costeira estende-se ao longo de 9 Km, onde as praias da Torre, Santo Amaro de Oeiras, Paço de Arcos e Caxias, são pontos de referência com o galardão Bandeira Azul. Existem vários Fortes e Faróis, ao longo da costa, que lembram a importância estratégica deste concelho e as trocas comerciais durante o período dos Descobrimentos Portugueses. Este território foi também considerado uma zona agrícola e industrial de referência.

Tagus Parque, Oiras - Portugal em Destaque
Taguspark, Oiras

Oeiras é a Capital Europeia da Cultura Gastronómica 2020-2021

Oeiras pretende posicionar-se como centro gastronómico a nível internacional, nomeadamente através do acolhimento da Capital Europeia de Cultura Gastronómica 2020-2021. A oferta gastronómica é variada e de qualidade, entre a cozinha tradicional portuguesa e a internacional, onde se destacam os sabores do mar e a doçaria tradicional como, os Palitos do Marquês ou as Queijadas de Oeiras.

Inevitavelmente associado à gastronomia está o vinho com a Região Demarcada de Carcavelos desde 1908. O vinho de Carcavelos “Villa Oeiras”, produzido pelo município, é uma referência nacional e internacional acabando por ser uma experiência inesquecível de Enoturismo.

Mergulho da Baleia, Oeiras - Portugal em Destaque
Mergulho da Baleia, Oeiras

Oeiras na corrida a Capital Europeia da Cultura 2027

A oferta cultural e de lazer é, sem dúvida, uma das marcas de Oeiras que pretende ser Capital Europeia da Cultura 2027. Os Jardins e o Palácio do Marquês de Pombal, classificado como monumento nacional, é um exemplo do valioso património do século XVIII; a Fábrica da Pólvora de Barcarena; a Quinta Real de Caxias, o Parque dos Poetas, um “museu” ao ar livre; o Palácio do Egipto; o Centro de Arte Contemporânea – Palácio Anjos; o antigo Convento da Cartuxa é, a par com o de Évora, um dos dois únicos conventos cartuxos portugueses; ou o Aquário Vasco da Gama. Por todo o concelho encontramos igrejas, capelas e o Santuário de Nossa Senhora da Rocha.

Villa Oeiras - Adega, Oeiras - Portugal em Destaque
Adega do Palácio do Marquês de Pombal – Vinho de Carcavelos, Oeiras

Os eventos desportivos têm vindo a marcar presença ao longo dos anos, como a Corrida do Tejo, a Marginal à Noite, Mexa-se na Marginal, Travessia António Bessone Basto, Triatlo Oeiras, entre outros. O programa de animação é regular e variado ao longo do ano. Grandes eventos como o NOS Alive ou o Festival Sete Sóis Sete Luas, exposições de arte, peças de teatro, concertos, recitais, animação infantil, diálogos e palestras tornam as tardes e as noites mais ricas em Oeiras. Realizam-se também feiras, mercados e festas variadas dedicadas à gastronomia ou às tradições populares portuguesas, às velharias, à arte equestre e às celebrações religiosas, com destaque para as Festas de Oeiras.

Marina de Oeiras - Portugal em Destaque
Marina de Oeiras

Se pretende desfrutar de alguns dias de descanso, fique a saber que a oferta hoteleira, em crescimento, oferece um serviço de grande qualidade a todos os que se hospedam no concelho. A par disso,  os grandes parques empresariais, como o Taguspark, o Lagoas Park, a Quinta da Fonte ou o Arquiparque, fazem com que aqui se sinta o fervilhar das atividades de negócios.

Oeiras é hoje um concelho moderno, atrativo e dinâmico. Venha descobrir a vila que abraça o Tejo e a cultura.