No mercado desde 2004, a Fortiustex vem traçando um percurso alicerçado na qualidade e resiliência, sendo hoje uma empresa vibrante, comprometida e focada no desenvolvimento de vestuário de malhas. Para melhor conhecermos este projeto, estivemos à conversa com José Guimarães Teixeira, administrador, que em entrevista nos falou do presente e futuro da empresa.

José Guimarães Teixeira - administrador Fortiustex
José Guimarães Teixeira – administrador Fortiustex

Em dezembro de 2013, a Fortiustex adquiriu um novo rumo com a entrada de José Guimarães Teixeira para a administração da empresa. Decorridos sete anos desde a chegada ao projeto, com responsabilidade executiva, que balanço faz desta experiência?

Muito enriquecedora, pois conseguimos inverter o processo de definhamento económico e social da Fortiustex em curso na época, tornando este projeto viável economicamente e proporcionando aos colaboradores melhores condições para o seu desempenho profissional, pela motivação frequente, proximidade cúmplice, solidariedade institucional e estímulos remuneratórios frequentes.

Fortiustex exterior
Fortiustex – exterior

A Fortiustex é hoje uma referência no mercado têxtil português, trabalhando com diversos clientes e marcas de renome nacional e internacional. Qual a fórmula para o sucesso alcançado ao longo dos últimos anos?

Até 2008, a Fortiustex registou uma evolução oscilante em função de algumas opções que se mostraram desadequadas. A nova opção estratégica, definida desde 2009, foi a de acentuar a vertente da internacionalização e promoção da marca própria, aceitando os novos e difíceis desafios inerentes à marca e clientes multinacionais de renome, fator diferenciador face ao mercado nacional. Tal decisão, envolveu uma forte reorganização interna de meios operacionais e financeiros, de recursos humanos, uso de novas tecnologias e incorporação dos fatores ambientais na conceção dos artigos, tendo em vista a resposta adequada em rapidez, qualidade e inovação aos exigentes padrões internacionais. A partir de 2014, a Fortiustex evolui positivamente em todos os domínios, procurando oportunidades, decorrentes das especificidades de cada uma das áreas geográficas, tendo investido na adequação das instalações, equipamentos produtivos e meios complementares na área do design, modelagem e meios informatizados de suporte à decisão operacional. Refira-se ainda a envolvência ativa do fator humano, recurso fundamental na evolução ocorrida, quer no recrutamento de quadros, quer na formação contínua e incorporação de um espírito de equipa, estimulando e motivando os colaboradores para a concretização dos inalienáveis objetivos de sucesso, qualidade irrepreensível e cumprimento de prazos. A assunção destes valores foi determinante para a inversão dos resultados conseguidos, mérito inquestionável dos nossos competentes e dedicados colaboradores.

Fortiustex fabrica
Fortiustex, fabrica

O mercado têxtil português é considerado, por muitos, o melhor do mundo. Num mercado cada vez mais exigente a atenção dada a cada pormenor é fundamental para marcar a diferença?

A estratégia definida é consubstanciada em cada uma das decisões diárias que levem ao limite a exigência em cada pormenor  (tudo o que depende de nós deve ter execução exemplar), seja nas fases da conceção e design das propostas a apresentar aos clientes, na colaboração estreita da vertente comercial, no detalhe dos pedidos do cliente, na qualidade da escolha das matérias-primas e respetivos fornecedores certificados, no controlo dos variados aspetos da cadeia de valor, incluindo a seleção de empresas subcontratadas para produção,  ao controlo da qualidade no processo e final, à gestão da logística da entrega ao cliente. Todos os momentos são decisivos para a eficácia do desempenho que se pretende sempre de excelência, superando as expectativas do cliente.    

No ano de 2020 milhares de empresas tiveram de se readaptar a uma nova realidade. Qual é o ‘novo normal’ da Fortiustex e de que forma ultrapassou as adversidades deste ano atípico?

Confrontados com o perturbador e praticamente incontrolável crescimento epidemiológico ocorrido em 2020, a nossa expectativa de retoma sanitária e económica induz-nos legítimas preocupações e alguma ansiedade. Nestes tempos recentes, as nossas vidas sociais e empresariais alteraram-se significativamente. O vírus desconhecido está a testar, ao limite, as nossas capacidades. As dificuldades e desafios decorrentes do ‘novo normal’, exigem-nos ajustados planos de ação, caracterizando e implementando processos dinamizadores e inovadores adequados à nossa atividade têxtil, aportando as melhores práticas e valorizando os recursos humanos. Não desistiremos. Continuaremos determinados a tentar superar os obstáculos que nos confrontam permanentemente e a resistir às frequentes adversidades intrínsecas à atividade empresarial, honrando as diversas resiliências experienciadas, para ultrapassar com sucesso o ‘novo normal’.

Fortiustex linha
Fortiustex, linha

O ‘novo normal’ trará grandes desafios e uma nova realidade. Com a chegada de um novo ano, que mensagem gostaria de deixar a colaboradores, parceiros e clientes da Fortiustex?

As dificuldades e desafios decorrentes do ‘novo normal’ serão determinados, quer pela capacidade de rapidez de retoma da atividade humana e empresarial, quer pelas consequências da perda das cadeias de valor que venham a ocorrer durante esta fase e finalmente, pelos apoios que se concretizem pelas autoridades de cada país, suportados em estímulos das entidades financeiras mundiais. No entanto, continuamos empenhados na procura de opções racionalmente mais adequadas para resistir às adversidades da atividade empresarial. Afirmamos o nosso compromisso de honrar todas as responsabilidades inerentes ao desenvolvimento da nossa atividade e de nos prepararmos, da melhor forma possível, para as diversas resiliências que ocorrerão, retomando, tão rápido quanto exequível, o caminho de sucesso na nova normalidade.

Fortiustex interior
Fortiustex, interior

Com a chegada de 2021 chega o momento de definir novos objetivos para o projeto. O que podemos esperar da Fortiustex para o futuro?

A análise ponderada que efetuamos permite reconhecer a existência de oportunidades que resultam deste ano atípico. Por um lado, a constatação do perigo para as cadeias de valor resultantes do processo de globalização acentuado nas últimas décadas, pelo grau de dependência excessiva de determinadas zonas geográficas. Por outro, a constatação de novas ameaças sobre a humanidade que condicionam de forma inesperada toda atividade e as incertezas quanto ao futuro. Por último, a capacidade do ser humano para a resiliência e a procura de soluções suportadas na ciência e na tecnologia para ultrapassar as novas dificuldades ambientais e de saúde geradas pela atividade humana. A Fortiustex mantém os objetivos definidos na sua missão: assumir em permanência os desafios que constantemente somos confrontados, numa perspetiva de os superar com equilíbrio, racionalidade e diálogo positivo. Para tal, visionamos a concretização das legítimas expectativas de todos os envolvidos na nossa atividade profissional, nomeadamente pela distribuição equitativa e sustentada do valor gerado no quadro de confiança e competências evidenciadas. O ano de 2021 corresponderá à recuperação do volume de negócios, mantendo a expectativa da retoma integral no ano seguinte. Consideramos ser possível, face às expectativas já referidas e com toda a prudência, continuarmos o projeto – ser uma empresa vibrante, comprometida e focada no desenvolvimento de vestuário de malhas.