Já são conhecidos os vencedores do Galardão Eco-Freguesias XXI 2021. Entre os vencedores está a Freguesia de Góis que, desde o primeiro momento, abraçou o desafio lançado pela Associação Bandeira Verde. Ana Paula Gonçalves, presidente, assume a importância deste reconhecimento e mostra-se satisfeita com a distinção de prata alcançada pela freguesia que vem consolidando a sua política de adoção de boas práticas no domínio da sustentabilidade, em particular na vertente ambiental.

Ana Paula Gonçalves, presidente da Junta de Freguesia de Góis
Ana Paula Gonçalves, presidente da Junta de Freguesia de Góis

A Freguesia de Góis foi distinguida com o galardão Eco-Freguesias XXI, uma iniciativa da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) que visa premiar a adoção de boas práticas no domínio da sustentabilidade, em particular na vertente ambiental, contribuindo para territórios mais sustentáveis e amigos do ambiente. Gostava de escutar a sua reação a este reconhecimento e que explanasse o que motivou a freguesia a participar nesta iniciativa.

Desde a primeira hora, mesmo aquando da construção do manifesto político deste executivo que lidero, considerou-se de extrema importância abraçar o desafio da ABAE, através do programa Eco-Freguesias XXI. O que nos motiva acima de tudo são as pessoas e a promoção de práticas conscientes amigas do ambiente, com enfoque na sustentabilidade, um conceito associado ao desenvolvimento sustentável, ou seja, formado por um conjunto de ideias, estratégias e demais atitudes ecologicamente corretas, economicamente viáveis, socialmente justas e culturalmente diversas, de modo a garantir a sobrevivência dos recursos naturais do planeta, ao mesmo tempo que permite aos seres humanos e sociedades soluções ecológicas de desenvolvimento.

Freguesia de Góis
Freguesia de Góis

Entre as 111 candidaturas, provenientes de 46 municípios de todas as regiões do país, a Freguesia de Góis recebeu a menção de prata, atingindo um índice de desempenho de sustentabilidade entre 70 e 90%. Quais as ações desenvolvidas pela freguesia, a fim de atingir metas de responsabilidade a caminho da sustentabilidade?

Procurou-se, para além da adoção de práticas promotoras de sustentabilidade, apostar na valorização do património imaterial da freguesia, através da criação de parcerias, promotoras de um desenvolvimento local e de uma economia circular. Convidámos os nossos fregueses e colaboradores a abraçar vários desafios e ações com a comunidade – como o concurso Eco-Famílias XXI ou o projeto Eco-escolas, promover o desenvolvimento do território através de ações de apoio ao comércio local, incentivos à natalidade, zelar pela qualidade e manutenção dos espaços públicos adotando práticas mais sustentáveis, sempre, motivando para a adoção de padrões de consumo mais sustentáveis, incentivando boas práticas de gestão ambiental nos serviços da junta de freguesia.

Freguesia de Góis
Freguesia de Góis

A Bandeira Verde afigura-se como um símbolo do caminho percorrido no sentido da sustentabilidade. No entanto, o trabalho não se esgota com esta distinção. De que forma a Freguesia de Góis pretende continuar a trabalhar para a sustentabilidade do território e do planeta e, simultaneamente, atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU)?

Efetivamente, a obtenção do galardão/Bandeira Verde é um estímulo para continuarmos a trabalhar afincadamente em prol da sustentabilidade local e do planeta, mas é imperativo integrar metas, a curto, médio e longo prazo, nas tomadas de decisão que contribuam com o seu poder de inovação para um futuro mais sustentável e inclusivo. Naquelas que são as competências das freguesias o nosso compromisso é estabelecer parcerias para possível implementação dos objectivos, com enfoque na promoção de uma educação de qualidade, igualdade de género, possibilitar a redução de desigualdades à escala do nosso concelho, apostar em estratégias de comunidades sustentáveis e agir pela proteção e qualidade da vida terrestre e fluvial, preservando a biodiversidade através da valorização de espécies autóctones.

Freguesia de Góis
Freguesia de Góis