A GBSO – Global Brands Solutions representa, atualmente, em Portugal mais de duas dezenas de marcas estrangeiras e gere mais de 500 referências, a grande maioria produtos de higiene e cosmética. Para esta edição estivemos à conversa com Rita Palma, Marketing Manager da GBSO, que nos deu a conhecer um pouco melhor a empresa e a sua marca própria de higiene corporal, a Sof & Co.

Rita Palma, Marketing Manager da GBSO
Rita Palma, Marketing Manager da GBSO

Quais as linhas que têm guiado a GBSO ao longo dos anos e de que forma vem cumprindo a missão de agregar valor às marcas parceiras?

A GBSO é constituída por uma equipa muito experiente nesta área, com grandes contactos em termos internacionais e cuja qualidade do trabalho tem sido reconhecido por todos os parceiros de negócio: donos das marcas, clientes, fornecedores e consumidores finais. A grande flexibilidade, capacidade de adaptação a novas situações, rapidez de atuação e a inovação têm sido os elementos-chave no sucesso da nossa empresa e das nossas marcas, sobretudo em tempos tão instáveis e dinâmicos como os de hoje.

O confinamento veio reforçar para empresas, marcas e organizações portuguesas a importância do desenvolvimento de uma estratégia de marketing e comercial, privilegiando a criação de conteúdos para o online e de campanhas digitais?

A empresa e as nossas marcas já privilegiavam esse meio de comunicação, mesmo antes da pandemia. Grande parte dos orçamentos de marketing já eram canalizados para campanhas digitais, criação de conteúdos e campanhas com influencers. Sempre com uma grande preocupação: informação, transparência e relevância. A pandemia veio acelerar ainda mais a nossa atividade nesta área passando de eventos offline para online e passando algum investimento que tínhamos em media tradicional para media digital.

A sustentabilidade está na ordem do dia e os produtos de higiene pessoal não fogem à regra. A pandemia veio acelerar esta e outras tendências?

A sustentabilidade é central na empresa tendo a GBSO no seu portefólio muitas marcas com posicionamento sustentável. Grande parte das nossas marcas são francesas e o mercado francês está muito evoluído nesta área, onde se encontram muitos produtos sustentáveis e orgânicos acessíveis tanto em termos de distribuição como de preço. Infelizmente, em Portugal só recentemente se começou a abrir o mercado para este tipo de produtos, nomeadamente a grande distribuição. Foi uma batalha dura até agora, mas finalmente, também como reflexo da aceleração vinda da pandemia, começam a abrir mais as portas.

Em 2017, a GBSO lançou a sua própria marca de higiene corporal, a Soft & Co, que disparou as vendas, em 2020, assumindo-se com uma verdadeira marca para o consumidor português O que esteve por detrás da elevada procura registada?

A Soft & Co é a única marca nossa, 100 por cento produzida em Portugal de cuidado de corpo vegan. O ano passado duplicou as vendas, não só fruto dos lançamentos que fizemos como também fruto da valorização dos produtos fabricados em Portugal pelo consumidor. Por outro lado, o reconhecimento por parte do consumidor da excelente relação qualidade/preço. A marca criou uma empatia com os consumidores espetacular. Este ano teremos muitas novidades e os nossos consumidores foram ouvidos nesse processo. Lançámos a loja online em novembro passado e tem sido um sucesso.

Numa edição em que assinalamos o Dia Internacional da Mulher, quais as mais recentes novidades dedicadas ao cuidado e bem-estar feminino, apresentadas ao mercado?

Mais de 90 por cento das nossas marcas são destinadas a higiene, bem-estar e beleza feminina. Novidades são muitas nos vários segmentos desde o cabelo, passando pelo corpo e pela higiene oral. Na Soft & Co vamos ter grandes novidades e estamos a preparar a loja online para que todas as marcas fiquem mais acessíveis.

GBSO – Global Brands Solutions
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