“A ClarkeModet é muito mais que uma consultora em Propriedade Intelectual”

Ana Morato - Diretora-Geral - GRUPO CLARKEMODET
Ana Morato, Diretora-Geral

Com mais de 140 anos de história, a ClarkeModet é líder nos serviços de Propriedade Industrial e Intelectual nos países de língua espanhola e portuguesa. No ano em que se assinala o 55.º aniversário da abertura da filial em Portugal, Ana Morato, Diretora-Geral, dá-nos a conhecer um pouco melhor este grupo espanhol.

Para melhor conhecermos o universo ClarkeModet, seria importante compreender um pouco mais o trabalho que desenvolve e de que forma se diferencia no mercado.

O segredo encontra-se no elevado grau de profissionalismo dos quase 500 funcionários que trabalham na ClarkeModet, na internacionalização da companhia com presença em 10 países, na incorporação de tecnologia com processos altamente automatizados e em permanente revisão, no empenho pela qualidade, sendo a única empresa de PI em Portugal a ser certificada pela NORMA ISO 9001:2015 e na inovação permanente na nossa oferta de valor. Atualmente, a ClarkeModet é muito mais que uma consultora em Propriedade Intelectual. Acompanhamos os nossos clientes ao longo de todo o ciclo de inovação e criatividade, orientando os seus esforços de I+D+i, organizando os seus processos para uma melhor gestão da inovação e da PI, aconselhando nas relações com parceiros, oferecendo a melhor estratégia, alinhada com os seus interesses empresariais, ajudando a conhecer o valor dos seus ativos intangíveis e acompanhando-os no processo de venda ou licenciamento dos seus desenvolvimentos.

Este ano assinala-se o 55.º aniversário da abertura da filial ClarkeModet em Portugal. Qual o segredo por detrás do sucesso alcançado ao longo destes anos?

O principal segredo em Portugal tem sido a proximidade ao mercado local. Sabemos quais são as necessidades dos clientes portugueses e tentamos sempre dar a resposta mais adequada. A personalização a nível local, mas a partir de uma abordagem global da empresa, é uma das chaves para o sucesso, para além do foco permanente na qualidade do serviço.

O sistema de Propriedade Industrial e Intelectual representa um fator competitivo e um contributo imprescindível para o desenvolvimento económico e social?

As economias mais capazes de suportar uma crise são aquelas que contam com empresas com elevado desenvolvimento tecnológico, com centros científicos e de tecnologia avançada, com indústria baseada em produtos competitivos nos mercados internacionais… E tudo isso significa: a proteção das suas criações através de patentes, desenhos ou modelos de utilidade, o registo das suas marcas, a proteção dos aspetos que constituem o know-how de uma empresa e a tornam competitiva através da figura do segredo comercial. As empresas que contribuem para o crescimento económico e social de um país são aquelas que sabem que o sucesso está no desenvolvimento e proteção permanentes do mesmo.

Por todo o país, milhares de empresas uniram-se no combate à atual pandemia. A ClarkeModet seguiu o mesmo caminho e apoiou a obtenção da Propriedade Industrial e Intelectual do ventilador português Atena…

Quando esta crise epidémica deflagrou, reunimo-nos para decidir como poderíamos ajudar e decidimos que seria a fazer o que sabemos – proteger a PI – no apoio às empresas que estavam a lutar para colocar os seus conhecimentos ao serviço daqueles que estavam a padecer dos efeitos desta pandemia. Assim, surgiu o apoio pro bono para a proteção do ventilador português Atena e outras iniciativas com o objetivo de ajudar as empresas nacionais a aplicar os seus conhecimentos para ultrapassar estes momentos tão críticos que estamos a viver.