HOMEOPATIA, segunda terapêutica mais utilizada no mundo

GRUPO FASTFARMA FARMÁCIA ALIANÇA PORTO

Desde o seu nascimento, há mais de 200 anos, a homeopatia tem tido momentos de maior ou menor popularidade. O seu ressurgimento, nos nossos dias, reavivou a discussão sobre se os preparados homeopáticos são realmente eficazes no tratamento de alguma doença ou se não passam de elaborados placebos. Esta discussão ocorre, não só no campo da medicina humana, mas também na veterinária e na agricultura, onde também são utilizados com sucesso.

Homeopatia é a segunda terapêutica mais utilizada no mundo: utilizada em 80 países por 300 milhões de pessoas. Em Portugal, a Homeopatia ganha força em 1984, aquando da criação da Associação Portuguesa de Homeopatia, estando atualmente com um crescimento anual de 30%. Em Espanha há mais de 6 mil médicos que prescrevem medicamentos homeopáticos, 15% da população espanhola já os utilizou e 25% está disposta a fazê-lo (IPSOS HEALTH,2003), constatando-se que cada vez mais médicos, por todo o mundo, se interessam por esta área.

A Homeopatia é uma terapêutica que utiliza doses extremamente pequenas e seguras de substâncias ativas de origem vegetal, animal, mineral e química. Os medicamentos Homeopáticos reforçam a capacidade do próprio corpo para combater a doença e restaurar o equilíbrio. Em homeopatia não há doenças, mas sim doentes, no sentido em que a terapêutica é individualizada. Na fase de diagnóstico e durante o tratamento são tidos em consideração não só os sintomas, mas também a reação de cada um à doença, considerando que os sintomas individuais diferem de pessoa para pessoa.

A Homeopatia (do grego homeo = semelhante, patia = doença) foi criada por Samuel Hahnemann, médico doutorado, em 1779, através da observação e constatação na sua prática clínica: “A casca de quinina utilizada como medicamento contra a febre intermitente é capaz de induzir sintomas semelhantes aos da febre intermitente num indivíduo saudável”. Hahnemann assenta a Homeopatia em dois grandes princípios, o da Similitude e o da Infinitesimalidade, sendo ainda hoje considerado a base da terapia homeopática. Semelhante cura o semelhante: ”Para curar deve usar-se um remédio que seja capaz de produzir a mesma doença que pretendemos curar”.

Todos os remédios homeopáticos têm uma diluição específica: as diluições sucessivas em determinadas condições, aumentam a potência energética, capaz de estimular a capacidade de cura no organismo. A prática da Homeopatia é uma prática terapêutica, que se apoia sobre uma observação clínica completa e rigorosa, que conduz à prescrição de medicamentos homeopáticos, cujas indicações provêm de uma farmacologia original, obtida através de uma constatação experimental. Os tratamentos homeopáticos consideram sempre a parte física e psíquica, sendo sempre tratadas de forma conjunta. É com base neste ponto de vista, que a homeopatia é uma forma terapêutica individualizada, tratando o doente como um todo.

GRUPO FASTFARMA FARMÁCIA ALIANÇA PORTO

VANTAGENS DA HOMEOPATIA

Devido às suas características muito próprias, a terapia homeopática apresenta grandes vantagens sobre outras formas de tratamento: visão global e integrada do paciente, utiliza medicamentos com poucos ou nenhuns efeitos secundários, abordando com maior eficácia os problemas funcionais, crónicos e recidivantes. Em muitos casos de situações agudas, pode-se esperar que o tratamento homeopático seja rápido e eficaz ao ponto de se conseguir melhorias logo após os primeiros sintomas. Um dos pontos fortes do uso da homeopatia é o seu baixo custo financeiro e a ausência de contraindicações. Considerando que praticamente não existem efeitos secundários, pode ser aconselhada com segurança a grupos e faixas etárias de doentes onde a medicação alopática (convencional) apresenta mais limitações, como crianças, grávidas e lactantes, idosos.

INDICAÇÃO E DISPENSA DE MEDICAMENTOS
HOMEOPÁTICOS

Os medicamentos homeopáticos são, neste momento, reconhecidos pelo Infarmed, e só podem ser dispensados em farmácias. As fórmulas complexas têm de ser obrigatoriamente prescritas por médicos homeopatas, enquanto as fórmulas unitárias podem também ser aconselhadas pelo farmacêutico credenciado na farmácia. Passando por uma avaliação feita por médicos ou terapeutas homeopatas devidamente qualificados, a homeopatia pode ser usada com segurança, a título preventivo, como única forma de tratamento ou coadjuvando outros tratamentos da medicina alopática.

Opinião da Dr.ª Susana Ferreira,
Especialista em farmácia comunitária,
Licenciada em Química.
Formação em homeopatia, fitoterapia e geriatria.

GRUPO FASTFARMA FARMÁCIA ALIANÇA PORTO
Farmácia Aliança (Porto)
Rua da Conceição, 2-18, 4050-213 Porto
Tlf: 222 073 500 · Fax: 222 073 501
aliancaporto@gmail.com
www.farmacia-alianca.com