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João Paulo Ferreira, Country Manager Grupo Haier Europe, Portugal
haier hoover candy
Entrevista, João Paulo Ferreira – Country Manager da Haier Europe, Portugal

“Continuaremos a trabalhar no sentido de manter esta posição que tanto nos orgulha”

Líder mundial, em eletrodomésticos, pelo 11.º ano consecutivo, o Grupo Haier celebra este ano mais uma vitória. O grupo que tem tido a capacidade de crescer, de forma sustentada, ano após ano, vem consolidando a sua posição dianteira na área IoT, aplicada ao setor Smart Home, através das suas três marcas de renome internacional: Haier, Candy e Hoover.

O Grupo Haier é o n.º1 mundial, em eletrodomésticos, pelo 11.º ano consecutivo. Já a Hoover, marca do Grupo Haier, foi, pela 5.ª vez consecutiva, reconhecida pelos consumidores portugueses como “Marca de Confiança”, na categoria de aspiradores. Qual o segredo por detrás do sucesso alcançado ao longo de todos estes anos?

A filosofia “Zero Distance”, que assenta numa estratégia de proximidade, é também um aliado que faz a diferença perante o consumidor?

“O segredo é a alma do negócio”, como é hábito ouvir-se dizer. Porém, acredito que não há grandes segredos para o sucesso e para o reconhecimento que temos conseguido alcançar ao longo de todos estes anos. A posição de liderança do grupo Haier, pelo 11.º ano consecutivo, espelha bem a eficácia da filosofia “Zero Distance”. A nossa estratégia de proximidade com os consumidores para melhor o conhecer e às suas necessidades, tem sido uma abordagem fulcral para alcançar excelentes resultados, como está comprovado pela nossa posição a nível mundial. Quanto ao prémio “Marca de Confiança” para a Hoover, é um reconhecimento do trabalho de uma marca centenária e pioneira neste setor. A Hoover é a inventora do aspirador e é uma marca que tem vindo a desenvolver produtos que vão de encontro às necessidades dos consumidores, concedendo-lhes produtos de qualidade, eficazes e fiáveis. Este trabalho e dedicação são reconhecidos pelos consumidores, que nos retribuem com a sua confiança, fazendo com que pelo 5.º ano consecutivo sejamos distinguidos, ou seja, desde a primeira edição da categoria, o que nos deixa muito orgulhosos.

A inovação aliada ao design e à qualidade são aspetos diferenciadores e indispensáveis para o Grupo Haier, mas a conectividade é, cada vez mais, uma das bandeiras do Grupo que está, há vários anos, na vanguarda na área da IoT, aplicada ao setor de Smart Home. Explane esta aposta e as mais recentes inovações apresentadas ao mercado.

A aposta numa maior conectividade dos nossos produtos, através da tecnologia Wireless, Bluetooth, e NFC para o setor Smart Home, é transversal a todas as marcas do grupo. Atualmente, é possível que diversos produtos, desde produtos de lavagem, frio, aspiradores, entre outros, se liguem em rede para comunicarem entre si.

Há cerca de dois meses foi apresentada, e já está em funcionamento, uma nova app. Transversal a todas as marcas do grupo e a todos os produtos, a hOn, permite que todos os eletrodomésticos interajam entre si e também com outras áreas. Esta app pode, por exemplo, ler etiquetas de roupas e, perante a informação recolhida, aconselhar os programas de lavagem mais adequados, fazer a busca de receitas e colocá-las diretamente no ecrã de alguns eletrodomésticos, como fornos, fazer a gestão de prazos de validade e da quantidade de alimentos nos frigoríficos, entre muitas outras possibilidades e funcionalidades que facilitam o dia a dia dos utilizadores. Podemos afirmar que a hOn não é apenas uma app, é uma forma inovadora de gerenciar facilmente todos os dispositivos online conectados (desde que sejam do grupo) num só lugar.

A hOn está atualmente disponível em todas as lojas de apps, quer para IOS, quer para Android, sendo também a primeira app do negócio a estar disponível na Huawei AppGallery. Acreditamos que ter uma cobertura completa em todas as Smart Stores, dos principais players, é imprescindível para manter a nossa filosofia de “distância zero”, em relação aos nossos consumidores.

O cenário pandémico mundial, devido à Covid-19, teve impacto em milhões de empresas de todo o mundo. O Grupo Haier, sendo um gigante chinês, sofreu também um impacto negativo provocado pelo forte abalo sentido no mercado asiático?

Esta situação apanhou-nos a todos desprevenidos e, praticamente, parou o mundo. A Haier foi afetada mundialmente. Contudo, algumas áreas de negócio foram mais prejudicadas e outras, pelo contrário, foram beneficiadas. Importa referir que o grupo já tinha uma panóplia de produtos que se adequava, na perfeição, a este cenário pandémico, como os robots de esterilização, túneis de desinfestação, entre outros produtos que, nesta altura, têm uma procura acrescida. Podemos afirmar que os meses de março e abril foram difíceis para o grupo, no entanto, conseguimos reorganizar-nos e, com toda a empresa em teletrabalho, definimos uma estratégia que está a surtir os efeitos pretendidos. É com enorme satisfação que podemos afirmar que os últimos cinco meses superaram todas as expectativas, o que permitiu ao grupo crescer a dois dígitos, face ao ano transato.

O ‘novo normal’ obrigou empresas e funcionários a adaptarem-se a uma nova realidade e os consumidores, por sua vez, a adotarem novos hábitos de consumo. Produtos como robots de esterilização e túneis de desinfestação registaram uma procura acrescida durante este período?

Sim. Esses produtos tiveram uma procura obviamente acima da média e em países onde nunca se imaginou comercializar, mas felizmente não foi só esta área. Em Portugal verificou-se também um aumento de procura por outros tipos de produtos durante o confinamento.

SERVIÇO PÓS-VENDA

Com vista a servir melhor todos os consumidoresConsidera que, atualmente, o consumidor está cada vez mais exigente e informado, sobretudo em relação aos produtos da gama Premium.

Sem dúvida. O consumidor está muito mais informado e é mais exigente. Nem sempre dotado da informação mais fidedigna, pois existe muita desinformação que as redes sociais acabam por alimentar. Contudo, o saldo é positivo, no que toca à exigência e nós queremos estar cada vez mais próximos deles, para que as informações cheguem claras e concisas.

Para além da aposta na produção de equipamentos capazes de dar resposta às necessidades e expetativas dos consumidores, a assistência técnica e o serviço pós-venda (SPV) são um diferencial para o Grupo Haier?

O serviço pós-venda, é um aspeto crucial de qualquer marca. O grupo está a fazer alguns investimentos e muitas alterações no SPV, para poder acompanhar as áreas industrial e comercial. É realmente um cuidado que as empresas têm de ter, prestar um serviço premium que seja abrangente a todas as marcas do grupo, com vista a servir melhor todos os consumidores.

Impacto

Pluralidade de Parcerias

Com o objetivo de colocar conteúdos adicionais e serviços para eletrodomésticos, como comércio eletrónico, receitas, reposição automática de consumíveis ou dispositivos domésticos.

Smart power

Sensores Inteligentes

Sensores integrados dentro do aparelho como habilitador de funções e controles automáticos, tais como purificadores de ar, câmaras, sensores, entre outros.

BIG DATA

Inteligência Artificial

Inteligência Artificial para reconhecimentos avançados e configuração automática.

Pode ser baseado em imagem, deteção e reconhecimento, com análise de Big Data.

MOBILE APP

Your smart life companion
Manutenção simplificada

Através da app hOn, pode monitorizar, constantemente, o seu frigorífico ou a sua máquina de lavar louça e receber notificações sobre o seu estado. Esta nova app, permiti-lhe verificar o desempenho dos seus aparelhos, em tempo real, a qualquer hora e em qualquer lugar, através de informações úteis e estatísticas claras.  Nunca mais se vai esquecer da roupa na máquina de lavar, novamente, e não terá que sair do sofá para verificar se o jantar já está pronto. A hOn permite que verifique toda essa informação, através do seu telemóvel, à distância de uma app e sem sair do lugar.

“O mercado nunca mais será o mesmo”

O amanhã será, certamente, de desafios. Podemos afirmar que a renovação do estatuto mundial como N.º1 é um dos principais objetivos do Grupo Haier para o futuro?

O futuro é sempre difícil de prever, contudo, podemos garantir que continuaremos a trabalhar no sentido de manter esta posição que tanto nos orgulha. A afirmação da marca Haier na Europa é um grande objetivo para os próximos anos.

O mercado nunca mais será o mesmo, depois desta pandemia, e deixará todos mais fortes e confiantes para o futuro. A Europa e o nosso país, passarão por dificuldades, que serão bastante nocivas, talvez até superiores às que encontrámos aquando da última crise. Com este cenário, o futuro próximo não será muito auspicioso, resta-me acreditar que o setor privado consiga transformar-se e, uma vez mais, transformar estas crises em oportunidades, tentando atenuar todos os prejuízos causados por esta fase menos positiva que estamos a atravessar.