Ilídio de Sousa é o rosto por detrás do Grupo Re/max Confiança que conta já com três lojas abertas ao público: Re/max Marquês, Re/max Confiança e Re/max Confiança II. Foi com ele que estivemos à conversa para melhor conhecer o ADN do grupo que há 14 anos vem conquistando o mercado imobiliário na região centro do país.

Ilídio de Sousa - Grupo Remax Confiança
Ilídio de Sousa, Diretor do Grupo Remax Confiança

Com uma vasta experiência profissional no ramo imobiliário, assume a função de diretor do Grupo Re/max Confiança, que há cerca de 14 anos se notabilizou no mercado da mediação imobiliária no centro do país. Comecemos a nossa conversa por conhecer um pouco melhor o universo do Grupo Re/max Confiança.

O Grupo Confiança conta já com 14 anos de existência. Iniciámos a nossa atividade em Pombal, com a abertura da nossa primeira loja, a Re/max Marquês. Depois de sete anos de experiência nesta região, abrimos uma segunda loja, a Re/max Confiança, na Figueira da Foz. Já em 2018, abrimos a terceira loja, a Re/max Confiança II, em Montemor-o-Velho. A partir daí, fomos desenvolvendo a nossa atividade, sempre baseados no profissionalismo, dedicação e, sobretudo, na confiança que transmitimos aos nossos clientes. Decorridos 14 anos o balanço não podia ser mais satisfatório. Confesso que, a minha entrada no mercado imobiliário aconteceu um pouco por acaso. Fui militar de carreira, onde cheguei a Oficial Superior da Força Aérea Portuguesa. Fui comandante e fundador da corporação de bombeiros da minha terra natal e passei mais de duas décadas na Autoridade de Proteção Civil. Só mais tarde, após me aposentar das minhas diversas funções, é que tive o primeiro contacto com a marca Re/max. Inicialmente não tinha nenhuma ideia sobre a empresa, mas em 2004 acabei por entrar no mundo Re/max, tomando nota dos métodos de trabalho. Decorrido todo este tempo, continuo ligado a esta atividade, que está fundamentalmente conectada às pessoas, e não tenho, para já, perspetivas de abandonar este negócio.

O êxito do projeto é evidente. Prova disso mesmo foi a abertura de uma nova agência, em junho deste ano. Fale-nos um pouco mais sobre esta novidade.

Este ano avançamos para a abertura de um novo espaço. As instalações onde nos encontrávamos, na Figueira da Foz, começaram a revelar-se de pequenas dimensões. As novas instalações, também elas localizadas na Avenida 25 de Abril, contam com cerca de 700m2, o que possibilita maiores e melhores condições para receber os nossos clientes. É a única loja que conta com dois painéis publicitários eletrónicos que, em permanência, dão a conhecer alguns dos imóveis que temos em carteira. Deixo desde já um convite para que visitem as nossas instalações e comprovem a qualidade do nosso serviço.

Um dos principais desígnios da Re/max é a contratação de grandes talentos. Com a Re/max Confiança a realidade não é diferente. Como caracteriza a equipa de profissionais deste grupo e o que a diferencia no mercado?

Das nossas equipas fazem parte alguns profissionais que estão connosco desde o primeiro dia. Profissionais com um percurso repleto de aprendizagens e que hoje prestam um excelente e exímio serviço aos seus clientes. Ao fim de todos estes anos, a vasta experiência que temos no ramo imobiliário é sem dúvida um dos nossos principais diferenciais. Contamos com profissionais com muita experiência e conhecimento no ramo imobiliário, capazes de prestar o melhor serviço a cada um dos nossos clientes. Para além disso, vale ressalvar que trabalhamos com a melhor marca de imobiliário a atuar em Portugal. A Re/max é reconhecida como a marca líder no mercado imobiliário a nível mundial. Fazemos parte de um grupo muito profissional, com muita experiência de mercado e que todos os dias luta para servir melhor os seus clientes. Esta experiência, este know-how e todo o background da marca Re/max  têm sido fundamentais para o sucesso do grupo. Obviamente que, o nosso nome tem também um significado muito especial. “Confiança” é, exatamente, o que pretendemos transmitir aos nossos clientes.

Grupo Remax Confiança
Grupo Remax Confiança

A Covid-19 trouxe consigo inúmeras mudanças e foram várias as áreas que sofreram o impacto provocado pela pandemia. Apesar disso, o setor imobiliário mantém as tendências de crescimento da procura registadas desde o final do ano passado. Atualmente, como avalia o mercado imobiliário na região?

Importa referir que, durante este período, procuramos desenvolver a nossa atividade tendo sempre por base a segurança. Procuramos sempre assegurar a segurança das nossas equipas, mas também dos nossos clientes. Assim, desde cedo, apostamos no desenvolvimento de novas soluções, como é exemplo a realização de visitas virtuais, que nos permitiram suprir a falta de visitas presenciais aos imóveis. Estas medidas, permitiram-nos, simultaneamente, continuar a desenvolver a nossa atividade sem grandes disrupções, o que se refletiu nos resultados alcançados. De facto, como é natural, registaram-se nos primeiros meses de pandemia algumas oscilações, mas que se vieram a verificar pouco significativas. Seria expectável que os preços dos imóveis caíssem, mas não foi isso que aconteceu. Fomos verificando que os preços se estavam a manter, sendo que de facto, em algumas situações, chegaram mesmo a subir. A procura continua a existir e a aumentar o que é, sem dúvida, um bom presságio para o mercado.

O percurso do Grupo Re/max Confiança espelha-se numa imagem de sobriedade e confiança, perante os clientes, mas também perante o mercado imobiliário. Como caracterizaria o ADN do Grupo Re/max Confiança e quais os valores que têm guiado o grupo rumo ao sucesso?

O grupo desenvolveu-se com base numa marca, a Re/max. Esta marca tem uma história de cerca de 50 anos e está já presente em mais de 110 países. Efetivamente, Portugal é um dos países da Europa em que a marca tem uma presença muito forte. Somos o país em que a marca mais confiança transmite aos seus clientes. As mais de 350 lojas Re/max espalhadas por todo o país, têm seguido um modelo de confiança que conseguiu, em 21 anos, conquistar, junto da população, uma aceitação que não conseguiu noutros países. Portugal é, sem dúvida, um caso de sucesso.

Também no nosso grupo damos muito valor à confiança que conseguimos transmitir aos nossos clientes. Chegamos a Pombal há 14 anos e atualmente somos líderes no mercado imobiliário de Pombal, mas também dos territórios limítrofes. Na Figueira da Foz, onde estamos presentes desde 2014, lideramos o mercado imobiliário, apesar de ser um território muito competitivo. Nesta fórmula de sucesso não podemos esquecer os nossos clientes. São eles que nos levam a dar sempre o nosso melhor. Atualmente, é com orgulho que afirmo que temos clientes que já recorreram diversas vezes aos nossos serviços. Não há melhor prova de que estamos no caminho certo.

Falar do Grupo Re/max Confiança é falar de profissionalismo, dedicação e empreendedorismo. Quais os projetos e objetivos de crescimento do grupo para o ano de 2021/2022?

Neste momento estamos a desenvolver um plano de expansão de serviços, acreditamos que há espaço no mercado para crescer e para servir mais clientes. As nossas equipas acreditam que este é o caminho a seguir: ter mais para oferecer e fazer mais pelos nossos clientes. Esta expansão de serviços, que representará uma duplicação da nossa capacidade geral, poderá também passar, no futuro, pela abertura de uma nova unidade, a norte do distrito de Leiria. Esta possível aposta pretende assim dar resposta à crescente procura por imóveis em zonas mais periféricas e de interior, muito potenciada pela pandemia, e contribuir, de uma forma sadia, para a recuperação de algumas das zonas mais despovoadas da região.

equipa Remax Confiança
Equipa Remax Confiança