A Ignes – Estudos e Projetos de Segurança Contra Incêndio em Edifícios é uma empresa recente, mas com vários anos de experiência, uma vez que nasceu através da divisão de serviços da Redifogo – Materiais de Proteção e Segurança. Capaz de prestar o melhor aconselhamento e solução de medidas a implementar, dentro dos parâmetros legais, a Ignes assume-se, cada vez mais, o parceiro ideal para a sua empresa ou negócio. Fique a conhece-la pela voz de Susana Bernardo, projetista de Segurança Contra Incêndio.

Ignes – Estudos e Projetos de Segurança Contra Incêndio em Edifícios
Ignes – Estudos e Projetos de Segurança Contra Incêndio em Edifícios

Fundada em 2018, a Ignes atua essencialmente na área de projetos de segurança contra incêndios e das medidas de autoproteção. Fale-nos um pouco mais sobre a Ignes, e de que forma vem traçando o seu percurso.

A Ignes é uma empresa do grupo Redifogo, uma referência no setor da comercialização, instalação e manutenção dos sistemas de segurança contra incêndio, e surgiu em 2018, quando se tornou essencial separar a parte de projeto da parte de execução. Apesar desta ‘separação’, trabalhamos todos os dias em equipa com a Redifogo, na busca pela melhor solução, e neste pressuposto continuamos a ser merecedores da confiança dos nossos clientes e parceiros mais antigos, que continuam a trabalhar diariamente connosco, bem como daqueles que nos últimos três anos fizeram parte da nossa equipa.

Embora recente no mercado, a empresa conta já com vários anos de experiência e um leque de serviços variado. Atualmente, quais os serviços e trabalhos desenvolvidos pela Ignes?

Embora estejamos há apenas tês anos no mercado, o nosso departamento de projeto conta com mais de 10 anos de experiência na elaboração dos projetos de segurança contra incêndio, para fase de licenciamento e de obra, na prestação de serviços de consultoria e aconselhamento técnico no âmbito da SCIE e de todo o acompanhamento técnico necessário em obra. Além disso, elaboramos as medidas de autoproteção e acompanhamos o cliente na fase de implementação das mesmas, através da formação e do acompanhamento no simulacro, e auxiliamos ainda o cliente nas inspeções regulares. Apesar da grande maioria dos nossos clientes serem do setor empresarial, os serviços prestados aplicam-se a praticamente a todos os sectores de atividade, incluindo a habitação.

Ao vasto conjunto de valências junta-se ainda a mais-valia de estar associada à Redifogo, que permite à empresa encontrar e apresentar soluções exequíveis e capazes de dar resposta a todos os requisitos legais…

Este trabalho de equipa com a Redifogo assume um papel fundamental na resolução das necessidades dos nossos clientes. E é aqui que tentamos fazer a diferença. Sejam edifícios novos, ou existentes existe sempre o desafio de encontrar a melhor solução que dê resposta aos requisitos legais, mas cuja execução seja viável. Por exemplo, se uma loja precisa de se licenciar, nós elaboramos o projeto de especialidade da segurança contra incêndio na fase de licenciamento, elaboramos o mapa de quantidades ou o projeto de execução e, através da Redifogo, apresentamos uma proposta com a melhor solução para sua execução. Cada cliente tem necessidades muito especificas, seja pela sua atividade, seja pela composição espacial do seu edifício e dessa forma fazemos sempre um ‘fato à medida’. Cada trabalho é um caso único, por isso, sempre que o cliente procura o serviço da Ignes a solução é desenvolvida mediante as suas necessidades reais.

Ignes – Estudos e Projetos de Segurança Contra Incêndio em Edifícios
Ignes – Estudos e Projetos de Segurança Contra Incêndio em Edifícios

Habilitada para prestar o melhor aconselhamento e solução de medidas a implementar, a Ignes é, cada vez mais, o parceiro ideal para manter a sua empresa dentro dos parâmetros legais. O que podemos esperar da empresa para o futuro e quais os objetivos que pretende alcançar a médio/longo prazo?

Existe ainda hoje muita falta de informação geral sobre a segurança contra incêndio, e esse tornou-se o nosso maior desafio, sensibilizar o cliente para a proteção dos seus funcionários/utentes/clientes e dos seus bens, dando cumprimento aos requisitos legais. Costumo referir que quando chegamos vamos “arrumar a casa” ao cliente, ou seja, efetuamos a análise da utilização-tipo e da categoria de risco do edifício para então informar o cliente quais os requisitos legais que deve cumprir, quais os que já cumpre e os que se encontra em incumprimento. Por isso, estamos satisfeitos com o nosso percurso e as nossas relações comerciais são reflexo disso mesmo. O nosso objetivo é continuar o trabalho que temos desenvolvido até agora, pautado pelo rigor e profissionalismo, reforçando os nossos conhecimentos e competências, investindo na formação dos nossos colaboradores, só assim conseguiremos continuar a fazer das nossas casas, das nossas escolas, das nossas empresas, locais mais seguros.